Trabalho de Conclusão de Curso

Povo Kokama: formação dos professores indígenas Kokama no processo ensino-aprendizagem e vitalização da língua materna

Ajanka kamatawara uchika Kurtso kumitsa uwakapu Prowetsurunu tapɨy+anu Kukamɨe y+anukata ikun yumita ikuachiru tapɨy+a riai ikuachiru ikun, tsani yumita- tseta ikuakuara Ikuachiru Ritamapura Tapɨy+a Kukamɨe ANTIRI AWANARI TSAMIA ritamakuara Penjamin Kuntstanika-AM. Ikun ɨmɨntsarapu tapɨy+a Kukamɨe...

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Autor principal: Mapiama, Tatiana Samias
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6130
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spelling oai:localhost:prefix-61302025-03-10T20:35:28Z Povo Kokama: formação dos professores indígenas Kokama no processo ensino-aprendizagem e vitalização da língua materna Mapiama, Tatiana Samias Silva, Maria Angelita da http://lattes.cnpq.br/1751557799078177 Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos Vieira, José Maria Trajano Formação de professores indigena Vitalização Cultural Língua Kokama CIENCIAS HUMANAS Linguas indigenas Indígenas - Educação Professores indígenas - Formação Ajanka kamatawara uchika Kurtso kumitsa uwakapu Prowetsurunu tapɨy+anu Kukamɨe y+anukata ikun yumita ikuachiru tapɨy+a riai ikuachiru ikun, tsani yumita- tseta ikuakuara Ikuachiru Ritamapura Tapɨy+a Kukamɨe ANTIRI AWANARI TSAMIA ritamakuara Penjamin Kuntstanika-AM. Ikun ɨmɨntsarapu tapɨy+a Kukamɨe ɨwata tsurimue mutsapuruka-wrunteira riai ka ikuachiru territuriu ritamaka, kumitsa ikuachiru rukutshka ikun puraraka ikuachiru tapɨy+a, tuata ukuarinkuara interkuturaritati riai ikuatupa iruataka. Ini tsanata ikuachirutsui yaukitsen puritika ikuachirunu tapɨy+a, itika kurikuru Kukamɨe, kuntratar Prowetsurunu mukuika-kumitsa riai kakɨrɨ kuturapu riai kumitsa kukamɨe na ikuachirupan ikuachiru tapɨy+a umi rekra. Kamatatara ikuanrinpu wenumenurukiku, eran iluachirua umipa ikuachiru kuatiaran. Nurma aipukatun putuka ɨpɨtsatsu pekuara ikuachiru y+umita mukuika-kumitsa riai kutura yanukata tapɨy+a kukamɨe. kauki ikun, umi y+umita-tseta ikuakuara ikuachiru, tɨma y+umɨratsupe ikuachurubu.. amatska riai pruyetu petakukiku ikua ritamakuara kukamɨe. Ikuachiru pupe, tsuwa eran ikuachiru tseta ini, aipa wepe Petakukia Kukamɨe. Este trabalho de Conclusão de Curso aborda sobre a formação dos professores indígenas Kokama no contexto da educação escolar indígena e seus pressupostos legais vigentes, elucidando como ocorre o processo de ensino-aprendizagem na Escola Municipal Indígena ANTIRI AWANARI TSAMIA em Benjamin Constant-AM. Contextualiza a história do povo Kokama do Alto Solimões Tríplice-Fronteira e a implantação da escola em seus territórios, vale destacar que na escola a lócus hoje encontra-se reconhecida legalmente na modalidade indígena, objetivando a construção de processos educativos baseados na interculturalidade e educação diferenciada. Nossa hipótese de investigação aponta para as possíveis razões de dificuldades de implementação de políticas educacionais indígenas, de inclusão de componentes curriculares Kokama, de contratação de professores professoras bilíngue Kokama e a vitalização da cultura e língua Kokama na educação escolar indígena, como prevê a legislação. A metodologia da pesquisa baseia-se a linha da pesquisa fenomenológica, com abordagem qualitativa estruturados em estudo de caso da escola, foram coletados os dados através de pesquisas documental. As legislações vigentes agregam novos rumos para a educação escolar indígena, objetivando a construção de conhecimentos baseados nas especificidades e ensino bilíngue e da cultura do próprio povo Kokama. Os resultados percebidos até o momento, demostram que o processo de ensino-aprendizagem da referida escola, não difere de outras escolas em suas realidades, suas necessidades e dificuldades. Os desafios centram-se na construção e efetivação de um projeto pedagógico diferenciado que articule os saberes da comunidade Kokama, embora existam muitos desafios a serem concretizados. A escola está em processo de construção, buscando assim a efetivação da escola que queremos, aquela que se desenvolva a partir de uma Pedagogia Kokama. 2 Não 2022-03-21T18:45:41Z 2022-02-23 2022-03-21T18:45:41Z 2021-06-21 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6130 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
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