/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem
Learning can be lighter and more interesting when you have the help of didactic resources that provide this, such as the playful game. The ludic can be much more than just a game, but a method of supporting the disciplinary content. By inserting alternative methodologies for teaching, the results go...
Autor principal: | Sena, Ingrid Beatriz Farias Cruz |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181 |
id |
oai:localhost:prefix-6181 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-61812025-03-10T20:40:22Z Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem Unveiling the organic functions: the ludic as a facilitator of learning Sena, Ingrid Beatriz Farias Cruz Carmo, Dominique Fernandes de Moura do http://lattes.cnpq.br/5335872795706515 Menezes, Jean Michel dos Santos http://lattes.cnpq.br/8814043936631116 Corrêa, Geone Maia http://lattes.cnpq.br/7274488066461409 Maia, Paulo José de Sousa http://lattes.cnpq.br/7563056909720108 Lúdico Playful Recursos didáticos Aprendizagem Ensino Jogos de química Didactic resources Learning Chemistry games Teaching CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Jogos no ensino de química Learning can be lighter and more interesting when you have the help of didactic resources that provide this, such as the playful game. The ludic can be much more than just a game, but a method of supporting the disciplinary content. By inserting alternative methodologies for teaching, the results go far beyond "learning", also serving as motivation for students and placing them as part of the learning process. In this context, the game “Unraveling the organic functions” was created with the aim of facilitating the understanding of organic functions and the nomenclature of organic compounds, through the use of playful methodologies. This game was based on a traditional board game and developed in a public school in the city of Itacoatiara, through a qualitative-quantitative research with the application of an open interview with students and teacher of the discipline and a pre- and post-game questionnaire. The results obtained in this research indicated a great acceptance of the interviewees, in addition to showing that the students learned better the content worked, facilitating teaching and learning. In view of this, it was observed how important is the inclusion of other teaching resources in the teaching-learning of students. O aprendizado pode ser mais leve e interessante quando se tem o auxílio de recursos didáticos que proporcionem isso, como por exemplo, o jogo lúdico. O lúdico pode ser muito mais do que apenas uma brincadeira, mas um método de apoio ao conteúdo disciplinar. Ao inserir metodologias alternativas para o ensino, os resultados vão muito além do “aprender”, servindo também de motivação aos alunos e colocando-os como parte do processo de aprendizagem. Neste contexto, o jogo “Desvendando as funções orgânicas” foi elaborado com o objetivo de facilitar a compreensão sobre funções orgânicas e nomenclatura dos compostos orgânicos, através do uso de metodologias lúdicas. Este jogo foi baseado em um jogo de tabuleiro tradicional e desenvolvido numa escola pública do município de Itacoatiara, através de uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de uma entrevista aberta com alunos e professora da disciplina e um questionário pré e pós-jogo. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicaram uma ótima aceitação dos entrevistados, além de mostrar que os alunos aprenderam melhor o conteúdo trabalhado, facilitando o ensino e a aprendizagem. Diante disso, observou-se o quão importante é a inclusão de outros recursos didáticos no ensino-aprendizagem dos alunos. 2 Não 2022-05-06T02:32:58Z 2022-05-04 2022-05-06T02:32:58Z 2022-05-03 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Lúdico Playful Recursos didáticos Aprendizagem Ensino Jogos de química Didactic resources Learning Chemistry games Teaching CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Jogos no ensino de química |
spellingShingle |
Lúdico Playful Recursos didáticos Aprendizagem Ensino Jogos de química Didactic resources Learning Chemistry games Teaching CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Jogos no ensino de química Sena, Ingrid Beatriz Farias Cruz Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem |
topic_facet |
Lúdico Playful Recursos didáticos Aprendizagem Ensino Jogos de química Didactic resources Learning Chemistry games Teaching CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Jogos no ensino de química |
description |
Learning can be lighter and more interesting when you have the help of didactic resources that provide this, such as the playful game. The ludic can be much more than just a game, but a method of supporting the disciplinary content. By inserting alternative methodologies for teaching, the results go far beyond "learning", also serving as motivation for students and placing them as part of the learning process. In this context, the game “Unraveling the organic functions” was created with the aim of facilitating the understanding of organic functions and the nomenclature of organic compounds, through the use of playful methodologies. This game was based on a traditional board game and developed in a public school in the city of Itacoatiara, through a qualitative-quantitative research with the application of an open interview with students and teacher of the discipline and a pre- and post-game questionnaire. The results obtained in this research indicated a great acceptance of the interviewees, in addition to showing that the students learned better the content worked, facilitating teaching and learning. In view of this, it was observed how important is the inclusion of other teaching resources in the teaching-learning of students. |
author_additional |
Carmo, Dominique Fernandes de Moura do |
author_additionalStr |
Carmo, Dominique Fernandes de Moura do |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Sena, Ingrid Beatriz Farias Cruz |
title |
Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem |
title_short |
Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem |
title_full |
Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem |
title_fullStr |
Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem |
title_sort |
desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181 |
_version_ |
1831969819717533696 |
score |
11.755432 |