Trabalho de Conclusão de Curso

O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação

This research was conducted to contribute to the field of Science education by understanding how the teacher-self is constituted, understanding how we become Science teachers and what narratives teachers bring with them throunghout their art of experiencing the teaching practice in Science education...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Beatriz Almeida de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6229
id oai:localhost:prefix-6229
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-62292025-03-10T20:46:15Z O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação Souza, Beatriz Almeida de Lemos, Radamés Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/0558426291347709 Ferreira , Jarliane da Silva http://lattes.cnpq.br/8923905089631030 Monteiro, Ercila Pinto http://lattes.cnpq.br/4110920996449567 https://orcid.org/0000-0003-1180-789X https://orcid.org/0000-0003-1180-789X https://orcid.org/0000-0002-3234-1059 Eu-professor Ensino de ciências Narrativas docentes CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Professores de ciência Corpo docente Práticas pedagógicas Ensino e aprendizagem This research was conducted to contribute to the field of Science education by understanding how the teacher-self is constituted, understanding how we become Science teachers and what narratives teachers bring with them throunghout their art of experiencing the teaching practice in Science education in na Amazonian contexto. This research is justified as possibility to understand the constituion of the teacher-self, reflecting on the moment when the teacher actually experiences this art or craft, and how the Technologies of the self subjectivize the act of constituting. Due to the fact that I am a future teacher, I believer that this reflection will contribute with respect to situating myself in the field of teaching, of education. Using a post-critical research approach in education, we analyzed the narratives of subjects who work in Science teaching, by means of áudio-recorded and later transcribed interviews. We point out in the statements of the subjects that the formation occurs by other means, whether they are disciplinary, transdisciplinar or technologial of local knowledge, and in this sense we understand that the teacher should always have na eye for a re(trans) formation. Esta pesquisa foi realizada para contribuir no campo de ensino de ciências ao compreender como se constitui o eu-professor, entendendo como nos tornamos professores de ciências e quais as narrativas que os docentes trazem consigo no decorrer de toda a sua arte de experienciar a prática docente no ensino de ciências em um contexto amazônico. Justificou-se esta pesquisa como uma possibilidade em compreender a constituição do eu-professor, refletindo sobre o momento em que o professor passa a realmente experienciar está arte ou oficio, e como as tecnologias do eu subjetivam no ato de constituir-se. Devido ao fato de ser uma futura professora, estar cursando a licenciatura, acredito que esta reflexão irá contribuir no que diz respeito ao me situar no campo do ensino, da educação. Por uma abordagem de pesquisa pós-crítica em educação, analisamos as narrativas dos sujeitos que atuam no ensino de ciências, por meio de entrevistas gravadas e posteriormente transcritas. Apontamos nas falas dos sujeitos que a formação se dá por outros meios, sejam eles disciplinares, transdisciplinares ou tecnológicos dos saberes locais, e neste sentido entendemos que o(a) professor(a) deve sempre ter um olhar para uma re(trans)formação. 5 Mais facilidades no acesso e na forma de autodepósito do arquivo. Sim 2022-05-19T18:46:39Z 2022-05-19 2022-05-19T18:46:39Z 2022-04-25 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6229 por ANDRADE, S. S. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturais. In: Meyer, D. E; PARAÍSO. Metodologia de pesquisa pós-crítica em educação. (organizadoras). -2 ed. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. BARKER, G; GALASINSKI, D. Cultural studies and discurse analysis. London:Sage, 2001. BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense,1985. BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Tradução Zuleide Alvez Cardoso Cavalcante e Denise Maria Gurgel Lavalée. Natal: EDUFRN, São Paulo: Paulus,2010. p. 47. BIATO, E. C. L.; TESSMANN, L. ; GRIBOSKI, C. M. ; SILVA, D. L. MM. Do tornar-se professor à criação nos processos de formação em saúde: um estudo biografemático.2020. Disponível em:<https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/30958/27603/84422>.Acesso em: 02 abri. 2022. BURCHELL, G.; GORDON, C. ; MILLER, P.(Org.). The Foucault Effect: Studies in Goverbamentality. Chicago: University of Chicago Press, 1991. CAMPELO, M. H. R.; SANTIAGO, A. M. S. F; BORGES, K. M. F. Subjetividade, Educação e Tecnologias: Redes e Diálogos. Anais XVII Congresso de História da Educação do Ceará. V.1, 2018. Disponível em< https://repositório.ufc.br/bitstream/riug=fc/51862/1/2018_eve_mhrcampelo2.pdf>. Acesso em: 4 abri. 2022. CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Universidade de São Paulo.2003. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj>. Acesso em: 4 abri.2022. CORAZZA, S. O que quer um currículo? Pesquisa pós-critica em educação. Petópolis: Vozes, 2001. COSTA, C. L. R. A. Contribuições da formação continuada realizada no espaço/ tempo da coordenação pedagógica. Brasília(DF) 2013. Disponível em: https://bdm.unb/bitstream/10483/8857/1/2013_Carme-LuciaRodriguesdeAraujoCosta.pdf>. Acesso em: 4 abri.2022. DIAS, C. M. S. “Foi nos bailes da vida... que muita gente boa pôs o pé na profissão”: foi assim que iniciei o magistério. In: OLIVEIRA, V. F. Narrativas e saberes docentes. (org.). Ijuí: Ed. Unijuí, 2006, p. 93. DUBAR, C. La socialisation. Construction des identités sociales et professionnelles. Paris: A. Colin. In: GARCIA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. 2010. Disponível em:https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/download/17/15/>. Acesso em:22 de out.2021. FISCHER, R. M.B. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. - Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2012. Coleção Estudos Foucaultianos. FOUCAULT, M. tecnologias del yo- Y otros textos afines. Tradução de Mercedes Allendesalazar. 1ª. Ed. Barcelona: Paidós Ibérica. p.150. (coleção Pensamiento Contemporáneo, 7). In: KOVALESKI, D. F; OLIVEIRA, W. F. “Tecnologias do Eu” e cuidado de si: embates e perspectivas no contexto do capitalismo global. 1990.p.48. __________. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da Educação.: Estudos Foucaultianos.(org.). 8. Ed..- Petropolis, RJ: Vozes, 2011. __________. The Ethic of Care for the Self as Practice of Freedom. Philosophy and Social Cristicism, 1987. __________. Vigiar e punir. O nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2000. GONÇALVES, R. M.; CARVALHO, M. C. A. Desafios da educação na/da/para a Amazônia. Revista Teias v.21. n.61 .2020. GORE, J. M. Foucault e educação: Fascinantes desafios. In: SILVA, T. T. da. O sujeito da Educação: Estudos foucaultianos. (organizador). –8 ed.- Petrópolis, RJ: Vozes. 2011. IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Liber Livro Editora, 2008. KLEINE, M. R. E. E agora José? De estudante a docente de matemática: a difícil transição. In: NACARATO, A. M. Pesquisas (com) narrativas: Aprodução de sentidos para experiências discentes e docentes. São Pauo: Editora Livraria da Física, 2018, p. 265. LARA, R. S; CONTRERAS, J. Dos começos e das disposições. A experiência, o mundo e o ofício. In: LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê.: sobre o ofício de professor; tradução Cristina Antunes- 1 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. LARROSA, J. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da Educação.: Estudos Foucaultianos.(org.). 8. Ed..- Petropolis, RJ: Vozes, 2011. __________. Esperando não se sabe o quê.: sobre o ofício de professor; tradução Cristina Antunes- 1 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. __________. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20, jan./ abr.2002. LEMOS, R. G. Práticas de ensino de química: narrativas dos professores(as) e alunos(as) ribeirinhos do alto solimões – am. Porto Alegre- RS. 2018. LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestao escolar Teoria e Prática.5. ed. Goiânia: Alternativa. 2004. LOPES, E. B; GHEDIN, E; MASCARENHAS, S. N. Desafios na formação de professores na Amazônia Brasileira na perspectiva da etnomatemática. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades. 2019. Disponível em:https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/article/download/6813/4803/>. Acesso em: 4 abri.2022. MAKNAMARA, M.; PARAÍSO, M. A. Pesquisa pós-críticas em educação: Notas metodológicas de gosto duvidoso. Revista da FAEEBA-Educação e contemporaneidade, Salvador, v.22, n.20. 2013. MARSHALL, J. Governamentalidade e educação liberal. In: SILVA, T. T. da. O sujeito da educação: estudos Folcautianos.(organizador). –8 ed.- Petrópolis, RJ: Vozes. 2011. MASSCHELEIN, J. AZÚA, F. As mãos escolares. In: LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê- sobre o oficio de professor. –1. ed.- Belo Horizonte: Autêntica Editora,2018. MEYER, D. E; PARAISO, M. A. Metodologia de pesquisa pós-crítica em educação. (organizadoras). -2 ed. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 19. MOREY, M. et al; HANDKE, P. Começar/ repetir um curso. In: LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê- sobre o oficio de professor. –1. ed.- Belo Horizonte: Autêntica Editora,2018. p. 35. NACARATO, A. M. Pesquisas(com) narrativas: A produção de sentidos para experiências discentes e docentes. São Paulo: Editora Livraria Física. 2018. p.23. NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. In: SERRA, M. H. M. D; SALLES, L. M. F. Formação, saberes e (Des)valorização do professor. 1997. Disponível em:<200.145.6.217/proceedings_arquivos/ArtigosCongressoEducadores/5769.pdf>. OLIVEIRA, R. M. M. A. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. R. Educ. Públ. Cuiabá. V,20.2011. PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortes, 1999. PINEAU, G. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP,1988. PINEAU, G. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP,1988. RAMÍREZ, C. E. N. Pedagogia e Governamentalidade ou da modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2011. RODRIGUES, D. A importância da capacitação de professores de maneira continuada.2021. Disponível em:<https://www.proesc.com/blog/capacitacao-de-professores-continuada/>. Acesso em:2 abri.2022. ROSE, N. Como se deve fazer a história do eu? Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 26, n.01. 2001. ROSE. N. Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, T. T.(org.)Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis. RJ: Vozes, 1998, p. 43. SANTOS, C. A. As festividades do final de ano: a cultura escolar na educação infantil fotonarrada pelas professoras da primeira infância. In: NACARATO, A. M. Pesquisas (com) Narrativas. A produção de sentidos para experiências discentes e docentes.(org.). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. SCOZ, B. Identidade e subjetividade dos professores: sentidos do aprender e do ensinar. Petrópolis: Vozes, 2011. SIBILIA, P. O show do eu. 2 ed., rev.- Rio de Janeiro: Contraponto, 2016, p. 25. SILVA, T. T. Manifesto por um pensamento da diferença em educação. In: CORAZZA, S.; SILVA, T. T. Composições Belo Horizonte: Autêntica, 2003. SILVA, T.T. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, T.T.(Org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Autêntica , 1999. TARDIF,M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. VELOSO, C.; SOBRINHO, J. A. C. M. Contribuições da formação continuada. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.11. Disponível em:<https//www.esforce.org.br>. Acesso em: 4 abri. 2022. VENTURA, F. C; CAVALCANTE, I. F. Formando o professor pesquisador: o estágio supervisionado como etapa desse processo. In: FERREIRA, I. C; HENRIQUE, A. L. S. Eu, professor: ensaios sobre formação. 2015. Disponível em:<https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/893/Ebook%20-%20EU%20professor%20inae%20-%2017%2006%202016.pdf?sequence=1isAllowed=y>. acesso em: 26 de out. 2021. ZAMBRANO, M. Uma palavra em desuso. In: LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor; tradução Cristina Antunes- 1 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant-AM Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Eu-professor
Ensino de ciências
Narrativas docentes
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Professores de ciência
Corpo docente
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
spellingShingle Eu-professor
Ensino de ciências
Narrativas docentes
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Professores de ciência
Corpo docente
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
Souza, Beatriz Almeida de
O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação
topic_facet Eu-professor
Ensino de ciências
Narrativas docentes
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Professores de ciência
Corpo docente
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
description This research was conducted to contribute to the field of Science education by understanding how the teacher-self is constituted, understanding how we become Science teachers and what narratives teachers bring with them throunghout their art of experiencing the teaching practice in Science education in na Amazonian contexto. This research is justified as possibility to understand the constituion of the teacher-self, reflecting on the moment when the teacher actually experiences this art or craft, and how the Technologies of the self subjectivize the act of constituting. Due to the fact that I am a future teacher, I believer that this reflection will contribute with respect to situating myself in the field of teaching, of education. Using a post-critical research approach in education, we analyzed the narratives of subjects who work in Science teaching, by means of áudio-recorded and later transcribed interviews. We point out in the statements of the subjects that the formation occurs by other means, whether they are disciplinary, transdisciplinar or technologial of local knowledge, and in this sense we understand that the teacher should always have na eye for a re(trans) formation.
author_additional Lemos, Radamés Gonçalves de
author_additionalStr Lemos, Radamés Gonçalves de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Souza, Beatriz Almeida de
title O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação
title_short O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação
title_full O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação
title_fullStr O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação
title_full_unstemmed O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação
title_sort o eu-professor(a) no ensino de ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6229
_version_ 1831969827827220480
score 11.755432