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Trabalho de Conclusão de Curso
Efeitos da realidade virtual no tempo de reação motora de crianças com Sindrome de Down: ensaio clínico controlado randomizado
The present study aims to evaluate the effect of motor reaction using virtual reality (VR) in children with Down Syndrome (DS). The study is a randomized controlled clinical trial, carried out at Associação Pestalozzi de Coari, located at Rua Padre Rafael, 1138 – Bairro Duque de Caxias. Zip code: 69...
Autor principal: | Araújo, Gleicyara Ramã Almeida |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:prefix-62972025-03-10T20:42:24Z Efeitos da realidade virtual no tempo de reação motora de crianças com Sindrome de Down: ensaio clínico controlado randomizado Effects of virtual reality on motor reaction time in children with Down syndrome: Controlled and randomized clinical trial. Araújo, Gleicyara Ramã Almeida Leite, William Bezerra http://lattes.cnpq.br/0885454760577051 Xbox Realidade Virtual Fisioterapia Reação motora CIENCIAS DA SAUDE Jogos eletrônicos Down, Síndrome de - Pacientes - Cuidados de saúde The present study aims to evaluate the effect of motor reaction using virtual reality (VR) in children with Down Syndrome (DS). The study is a randomized controlled clinical trial, carried out at Associação Pestalozzi de Coari, located at Rua Padre Rafael, 1138 – Bairro Duque de Caxias. Zip code: 69460-000, Coari-AM. Six DS children aged 8 to 17 years were included, divided into two groups: control group (CG) and experimental group (EG), which were randomly divided by the online platform www.randomizer.org.br. In both groups, the evaluation was performed using a Treaction application. The experimental group was submitted to a virtual reality training protocol through the Xbox 360º video game. Each session lasted 30 minutes, twice a week, in a total of 10 sessions, the training took place over a period of 2 months (July and August) in the year 2022. The control group received no intervention. Data were analyzed using the Jamovi Training Software for Windows, version 2.2. Through the obtained data, it was verified that there were no significant gains in the motor reaction time when comparing the experimental and control groups. Conclusion: The results in the evaluation with the Treaction application, in children with DS, were not relevant, this fact may have occurred due to the small sample size and/or a good initial motor reaction time of the study participants. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da reação motora utilizando realidade virtual (RV) em crianças com Síndrome de Down (SD). O estudo trata-se de um ensaio clinico controlado randomizado, realizado na Associação Pestalozzi de Coari, situada na Rua Padre Rafael, 1138 – Bairro Duque de Caxias. Cep: 69460-000, Coari-AM. Foram inclusas 6 crianças com SD de 8 a 17 anos, divididas em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental(GE), sendo estes divididos randomicamente pela plataforma online www.randomizer.org.br. Em ambos os grupos foi realizada a avaliação por meio de um aplicativo TREACTION. O grupo experimental foi submetido a um protocolo de treinamento de realidade virtual através do videogame Xbox 360º. Cada sessão teve duração de 30 minutos, duas vezes por semana, em um total de 10 sessões, o treinamento ocorreu em um período de 2 meses (julho e agosto) no ano de 2022. O grupo controle não recebeu nenhuma intervenção. Os dados foram analisados pelo Software Jamovi Training para Windows, versão 2.2. Através dos dados obtidos verificou-se que não houve ganhos significantes no tempo de reação motora ao se comparar os grupos experimental e controle. Conclusão: Os resultados na avalição com o aplicativo TREACTION, em crianças com SD, não apresentou relevância, esse fato pode ter ocorrido devido pequeno tamanho da amostra e/ou um bom tempo de reação motora inicial dos participantes do estudo. 3 Sim 2022-09-26T18:46:07Z 2022-09-17 2022-09-26T18:46:07Z 2022-08-30 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6297 por 1. Bragança, a. P. F. (2010). Síndrome de down e a importância da hidroterapia: caminhos para um melhor equilíbrio. 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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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