Trabalho de Conclusão de Curso

Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue

This research presents the playfulness in the methodology of Libras as L1, which promotes interactivity, independence, cognitive, motor and linguistic development in deaf students. Playfulness as a method adopted by teachers of Libras can stimulate in their students the acquisition of visual perspec...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Ana Lídia Rhodis
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: FLET - Faculdade de Letras 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6364
id oai:localhost:prefix-6364
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-63642025-03-10T20:54:30Z Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue Ludicity in teaching deaf students: teachers' practice in a bilingual school Soares, Ana Lídia Rhodis Bastos, Elizandra de Lima Silva http://lattes.cnpq.br/4575976099767056 Ludicidade Professores de Libras Libras como L1 Metodologia LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Jogos educativos Aquisição de linguagem Lingua brasileira de sinais This research presents the playfulness in the methodology of Libras as L1, which promotes interactivity, independence, cognitive, motor and linguistic development in deaf students. Playfulness as a method adopted by teachers of Libras can stimulate in their students the acquisition of visual perspective, interest in the classroom and quick thinking. The theoretical contribution pertaining to the concepts of playfulness in teaching practice was based on Barcelar (2015) and Luckesi (2014). As for ludicity as a strategy for Libras as L1, it was supported by Modesto and Rubio (2014) and Lohn (2015). In regards to playfulness as a promoter for meaningful learning, the research was supported in Mineiro and D'Ávila (2019), Lohn (2015), Luckesi (2002;2014) and Basso, Strobel and Masuti (2009). The methodology chosen for this Para assistir ao vídeo “Resumo do TCC“ em Libras, acesse esse QR CODE ou clique AQUI study was that of qualitative approach, having as method the bibliographic and field research, in the context of a school, with a total of four participants, two deaf teachers and two deaf students, with the use of questionnaires, and content analysis of Bardin (2016) who defines a set of methodological tools in constant improvement and applied to " speeches ". The results found were that the ludicity is an effective promoter for the teaching of Libras as L1, in elementary education and promotes the full performance of teachers, which imposes the finding that ludicity is a methodology which stimulates students in efficient learning, respecting the use of visual resources, promoting the space-visual perspective and greater participation of the students. Esta pesquisa apresenta a ludicidade na metodologia de Libras como L1, na qual promove no aluno surdo a interatividade, independência, o desenvolvimento cognitivo, motor e linguístico, o lúdico como um método adotado pelos professores de Libras pode estimular em seus alunos a aquisição da perspectiva visual, o interesse nas aulas e o raciocínio rápido. O aporte teórico pertencente aos conceitos sobre a ludicidade na prática docente foi embasado em Barcelar (2015) e Luckesi (2014). Quanto à ludicidade como estratégia de Libras como L1, foi sustentado em Modesto e Rubio (2014) e Lohn (2015). E sobre a ludicidade como promotora de aprendizagem significativa, a pesquisa foi apoiada em Mineiro e D’Ávila (2019), Lohn (2015), Luckesi (2002;2014) e Basso, Strobel e Masuti (2009). Utilizou a metodologia de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica e de campo, no contexto de uma escola, contou com quatro participantes, sendo dois professores surdos e dois alunos surdos, com o uso de questionários, e análise de conteúdo de Bardin (2016) que define como um conjunto de ferramentas metodológicas em constante aperfeiçoamento e aplicadas a "discursos". Os resultados encontrados foram que a ludicidade é promotora eficaz no ensino de Libras como L1, na educação fundamental e promove a atuação plena dos professores, o que impõe a constatação de que a ludicidade é uma metodologia na qual estimula os alunos para uma aprendizagem eficiente, respeitando o uso de recursos visuais, promovendo a perspectiva espaço-visual e maior participação dos alunos. 2 Não 2022-09-29T20:42:07Z 2022-09-29 2022-09-29T20:42:07Z 2022-09-16 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6364 por Acesso Aberto FLET - Faculdade de Letras MANAUS Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Ludicidade
Professores de Libras
Libras como L1
Metodologia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Jogos educativos
Aquisição de linguagem
Lingua brasileira de sinais
spellingShingle Ludicidade
Professores de Libras
Libras como L1
Metodologia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Jogos educativos
Aquisição de linguagem
Lingua brasileira de sinais
Soares, Ana Lídia Rhodis
Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue
topic_facet Ludicidade
Professores de Libras
Libras como L1
Metodologia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Jogos educativos
Aquisição de linguagem
Lingua brasileira de sinais
description This research presents the playfulness in the methodology of Libras as L1, which promotes interactivity, independence, cognitive, motor and linguistic development in deaf students. Playfulness as a method adopted by teachers of Libras can stimulate in their students the acquisition of visual perspective, interest in the classroom and quick thinking. The theoretical contribution pertaining to the concepts of playfulness in teaching practice was based on Barcelar (2015) and Luckesi (2014). As for ludicity as a strategy for Libras as L1, it was supported by Modesto and Rubio (2014) and Lohn (2015). In regards to playfulness as a promoter for meaningful learning, the research was supported in Mineiro and D'Ávila (2019), Lohn (2015), Luckesi (2002;2014) and Basso, Strobel and Masuti (2009). The methodology chosen for this Para assistir ao vídeo “Resumo do TCC“ em Libras, acesse esse QR CODE ou clique AQUI study was that of qualitative approach, having as method the bibliographic and field research, in the context of a school, with a total of four participants, two deaf teachers and two deaf students, with the use of questionnaires, and content analysis of Bardin (2016) who defines a set of methodological tools in constant improvement and applied to " speeches ". The results found were that the ludicity is an effective promoter for the teaching of Libras as L1, in elementary education and promotes the full performance of teachers, which imposes the finding that ludicity is a methodology which stimulates students in efficient learning, respecting the use of visual resources, promoting the space-visual perspective and greater participation of the students.
author_additional Bastos, Elizandra de Lima Silva
author_additionalStr Bastos, Elizandra de Lima Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Soares, Ana Lídia Rhodis
title Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue
title_short Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue
title_full Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue
title_fullStr Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue
title_full_unstemmed Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue
title_sort ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue
publisher FLET - Faculdade de Letras
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6364
_version_ 1831969851427520512
score 11.755432