Artigo

Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola

The research is qualitative in nature and addresses the storytelling in the process of acquisition and development of the oral vocabulary of children with the objective of investigating how the teacher develops the act of storytelling, with the purpose of acquiring and expanding the vocabulary...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Luiza Costa de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6451
id oai:localhost:prefix-6451
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-64512025-03-10T20:54:44Z Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola Souza, Luiza Costa de Soares, Maria das Graças Pereira http://lattes.cnpq.br/2176422240033123 Pereira, Denilson Diniz Mota, Ana Cristina Educação Infantil Child Education Contação de histórias Storytelling Desenvolvimento linguístico Linguistic development Ampliação do vocabulário Vocabulary expansion CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Educação infantil Arte de contar histórias The research is qualitative in nature and addresses the storytelling in the process of acquisition and development of the oral vocabulary of children with the objective of investigating how the teacher develops the act of storytelling, with the purpose of acquiring and expanding the vocabulary of 5-year-old children from a public school in Parintins (AM). Therefore, we observe how the storytelling is developed for 5-year-old children, how the teacher performs storytelling to expand the child's vocabulary and finally identify whether the children's retelling of stories was expanded. To achieve the proposed objectives, we conducted a bibliographic study based on the theoretical assumptions to the studies of Nobrega (2017), Teberosky and Sepulvea (2016), Bussato (2012), Abramovich (1989), Dohme (2010), among others and in the documents: BNCC (2018), RCAEI AM (2019). In the construction of the data, participant observation and the realization of workshops for the Counting of Amazonian Legends were used. By analyzing the data obtained in the research we conclude that storytelling in the school environment is a magical, charming, and inspiring moment for children. Therefore, listening, interpreting, and retelling stories are important moments to contribute to the linguistic development of children, in addition to acquiring knowledge of new words. However, it is necessary to enhance this practice in early childhood education with the intention of stimulating linguistic development and expanding the vocabulary of children. A pesquisa é de cunho qualitativo e aborda sobre a contação de histórias no processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral das crianças com o objetivo de investigar de que forma o professor desenvolve o ato de contar histórias, com o propósito de aquisição e ampliação do vocabulário das crianças de 5 anos de uma escola pública de Parintins (AM). Para tanto, observamos como se desenvolve a contação de histórias para as crianças de 5 anos, como o professor realiza a contação de histórias visando a ampliação do vocabulário da criança e por fim identificar se no reconto de histórias pelas crianças se houve ampliação do vocabulário. Para alcançar os objetivos propostos realizamos um estudo bibliográfico com base nos pressupostos teóricos aos estudos de Nobrega (2017), Teberosky e Sepulvea (2016), Bussato (2012), Abramovich (1989), Dohme (2010), entre outros e nos documentos: BNCC (2018), RCAEI AM (2019). Na construção dos dados utilizou-se a observação participante e a realização de oficinas de Contação de Lendas Amazônicas. Ao analisarmos os dados obtidos na pesquisa concluímos que a contação de história no ambiente escolar é um momento mágico, encantador e inspirador para as crianças. Portanto, a escuta, a interpretação e o reconto de histórias são momentos importantes para contribuir no desenvolvimento linguístico das crianças, além de adquirir conhecimentos de novas palavras. Todavia, é necessário potencializar essa prática na educação infantil com a intencionalidade de estimular o desenvolvimento linguístico e ampliar o vocabulário das crianças. 1 Não 2022-10-06T15:26:37Z 2022-10-05 2022-10-06T15:26:37Z 2022-09-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6451 por Acesso Aberto Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins Pedagogia - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação Infantil
Child Education
Contação de histórias
Storytelling
Desenvolvimento linguístico
Linguistic development
Ampliação do vocabulário
Vocabulary expansion
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Educação infantil
Arte de contar histórias
spellingShingle Educação Infantil
Child Education
Contação de histórias
Storytelling
Desenvolvimento linguístico
Linguistic development
Ampliação do vocabulário
Vocabulary expansion
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Educação infantil
Arte de contar histórias
Souza, Luiza Costa de
Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola
topic_facet Educação Infantil
Child Education
Contação de histórias
Storytelling
Desenvolvimento linguístico
Linguistic development
Ampliação do vocabulário
Vocabulary expansion
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Educação infantil
Arte de contar histórias
description The research is qualitative in nature and addresses the storytelling in the process of acquisition and development of the oral vocabulary of children with the objective of investigating how the teacher develops the act of storytelling, with the purpose of acquiring and expanding the vocabulary of 5-year-old children from a public school in Parintins (AM). Therefore, we observe how the storytelling is developed for 5-year-old children, how the teacher performs storytelling to expand the child's vocabulary and finally identify whether the children's retelling of stories was expanded. To achieve the proposed objectives, we conducted a bibliographic study based on the theoretical assumptions to the studies of Nobrega (2017), Teberosky and Sepulvea (2016), Bussato (2012), Abramovich (1989), Dohme (2010), among others and in the documents: BNCC (2018), RCAEI AM (2019). In the construction of the data, participant observation and the realization of workshops for the Counting of Amazonian Legends were used. By analyzing the data obtained in the research we conclude that storytelling in the school environment is a magical, charming, and inspiring moment for children. Therefore, listening, interpreting, and retelling stories are important moments to contribute to the linguistic development of children, in addition to acquiring knowledge of new words. However, it is necessary to enhance this practice in early childhood education with the intention of stimulating linguistic development and expanding the vocabulary of children.
author_additional Soares, Maria das Graças Pereira
author_additionalStr Soares, Maria das Graças Pereira
format Artigo
author Souza, Luiza Costa de
title Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola
title_short Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola
title_full Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola
title_fullStr Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola
title_full_unstemmed Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola
title_sort contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6451
_version_ 1831969866335125504
score 11.755432