/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Fotomontagem digital entre o real e o fictício
This research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature review was conducted on the development of photography, from analog to digital photomontage, and the deconstruction of the...
Autor principal: | Brasil, Samia Natividade |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
BRASIL
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472 |
id |
oai:localhost:prefix-6472 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-64722025-03-10T20:38:17Z Fotomontagem digital entre o real e o fictício Brasil, Samia Natividade Souza, Idevan Almeida http://lattes.cnpq.br/9416244848697521 Wielewicki, Fabiana Feronha http://lattes.cnpq.br/8251777650815237 Silva, Marcelo Rodrigo da http://lattes.cnpq.br/0668594333072493 Photomontage Digital Surrealism Poetics water reflection LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotomontagens This research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature review was conducted on the development of photography, from analog to digital photomontage, and the deconstruction of the photographic image as a referent to the real. I also studied surrealist productions in photomontages and their creations of oneiric worlds projected through image editing. Parallel to the theory, I developed a practical research with a series of photographic experimentations, searching on fragmentation and collage, oneiric narratives, which resulted in a poetics of confrontation of the subject's reality with his subliminal desires, projected in water reflection, which reflect and expose oppositions. As theoretical support for the study, I used Sandra Rey's methodology for research in artistic processes. Esta pesquisa em artes visuais explora os aspectos criativos e poéticos da fotomontagem digital enquanto possibilitadora de criação de novos mundos entre o real e o fictício. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento da fotografia, da fotomontagem analógica à digital e da desconstrução da imagem fotográfica como referente do real. Foi feito um estudo das produções surrealistas em fotomontagens e de suas criações de mundos oníricos projetados por meio de edição de imagens. Paralelo à teoria, desenvolvi uma pesquisa prática com uma série de experimentações fotográficas, buscando na fragmentação e colagem, narrativas oníricas, que resultou em uma poética de confronto da realidade do sujeito com seus desejos subliminares projetados em espelho d’água, que refletem e o expõe oposição. Como apoio teórico para o estudo foi utilizada a metodologia de Sandra Rey para a pesquisa em processos artísticos. 1 Não 2022-10-10T17:44:24Z 2022-10-15 2022-10-10T17:44:24Z 2022-09-23 Trabalho de Conclusão de Curso BRASIL, Samia Natividade. Fotomontagem digital entre o real e o fictício. Monografia. 68 f. Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Parintins: 2022. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472 por ABRAMOVIC; Mariana. A artista está presente. Museum of Modern Art, New York, 2010. AREAL, Leonor - O que é uma imagem? Cadernos PAR. N.º 5, p. 59-80. LEIRIA – PT: 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.8/566. Acessado em: 04 de abril de 2022. AUMOUNT, Jacques. A imagem. 16ª ed. Papirus Editora. Campinas - SP, 2012. BERNARDINO, Paulo. Arte e tecnologia: Intersecções. ARS, v.8, n 16, São Paulo: 2012. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/s1678-53202010000200004/ BERNARDO; Juliana Ferreira. Colagem nos meios imagéticos contemporâneos. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. São Paulo, 2010. BOITO, Sofia. O ato fotográfico como ação performática. Dissertação. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo: 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002454434/. Acessado em: 21 de março de 2022. CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. CARVALHO, Mariana Tiso; CALEIRO, Maurício de Medeiros. Uma análise de aspectos dadá-surrealistas presentes no trabalho fotográfico de Man Ray. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo: 2011. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0273-1.pdf/. Acessado em: 30 de março de 2022. CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como “introdução à arte moderna”: visões moernistas sobre a fotografia e o surrealismo. Revista ARS São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.doi.org/10.1590/S1678-53202003000100007/ . FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. FABRIS; Annateresa. O artista como produtor: John Heartfild e a fotomontagem. XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, CBHA – 2002. GIANSANTE; Cristiano, CASTRAL; Paulo Cesar. Fotomontagem, política e surrealismo: relações perceptivas em uma arte de transformação. Geometrias & Graphica, Florianópolis – SC, 2015. KOSSOY, Boris. Fotografia & Historia. 2 ed. São Paulo – SP: Ateliê editorial, 2001. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Editora Zahar. Rio de Janeiro, 2008. MACHADO, Arlindo. Waldemar Cordeiro: o brasileiro precursor da arte mediada por computadores. Revista EcoPós, v. 18, n. 1, p. 27-35. São Paulo – SP: 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/2392 . MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Companhia das Letras. São Paulo: 2001. NOVIKOFF, Cristina; VITORIO, Alvaro (org). Fotografia: diálogos interdisciplinares. Editora Pontocom. São Paulo: 2016. REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.) O meio como ponto zero : metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre : E. Universidade/UFRGS, 2002. p.123-140. SILVA, Rogério de Souza. Fotomontagem digital: a fotografia como resultado do processo metodológico do design gráfico. Belo Horizonte, 2016. 68 SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho de. A manipulação fotográfica como processo de representação do real: a reconstrução da realidade. Passages de Paris Édition Spéciale. p.193-203. Paris: 2009. Disponível em: https://www.sopcom.pt/publicacoes/201101191214- artigo_passages_de_paris__2009.pdf/. SOUZA, Idevan Almeida de. A presença das tecnologias digitais nos processos artísticos e um olhar aproximado sobre a produção do artista Josinaldo Matos. Universidade Federal do Amazonas, Parintins - AM, 2019. Acesso Aberto BRASIL ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins - AM Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Photomontage Digital Surrealism Poetics water reflection LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotomontagens |
spellingShingle |
Photomontage Digital Surrealism Poetics water reflection LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotomontagens Brasil, Samia Natividade Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
topic_facet |
Photomontage Digital Surrealism Poetics water reflection LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotomontagens |
description |
This research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage
as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature
review was conducted on the development of photography, from analog to digital
photomontage, and the deconstruction of the photographic image as a referent to the
real. I also studied surrealist productions in photomontages and their creations of
oneiric worlds projected through image editing. Parallel to the theory, I developed a
practical research with a series of photographic experimentations, searching on
fragmentation and collage, oneiric narratives, which resulted in a poetics of
confrontation of the subject's reality with his subliminal desires, projected in water
reflection, which reflect and expose oppositions. As theoretical support for the study, I
used Sandra Rey's methodology for research in artistic processes. |
author_additional |
Souza, Idevan Almeida |
author_additionalStr |
Souza, Idevan Almeida |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Brasil, Samia Natividade |
title |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_short |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_full |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_fullStr |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_full_unstemmed |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_sort |
fotomontagem digital entre o real e o fictício |
publisher |
BRASIL |
publishDate |
2022 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472 |
_version_ |
1831969870312374272 |
score |
11.755432 |