Trabalho de Conclusão de Curso

Mulher e patriarcado na mídia: O jogo discursivo das revistas VEJA e IstoÉ.

The present study aims to bring a discussion about journalistic practice from the discourse found in journalistic content of VEJA and IstoÉ magazines and, thus, understand the functionality of the journalistic system, as an ideological device, reinforcing stereotypes in particular, about the image o...

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Autor principal: Reis, Hevelin Bentes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6479
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spelling oai:localhost:prefix-64792025-03-10T20:52:25Z Mulher e patriarcado na mídia: O jogo discursivo das revistas VEJA e IstoÉ. Reis, Hevelin Bentes Simas, Hellen Cristina Picanço javascript:abreDetalhe('K4756584Y8','Hellen_Cristina_Pican%C3%A7o_Simas',633339,) Silva, Marcelo Rodrigo da Siqueira, Graciene Silva de Pantoja, Kamily Glória Representation of Women Credibility crisis Journalism IstoÉ CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Mulheres na imprensa - Brasil The present study aims to bring a discussion about journalistic practice from the discourse found in journalistic content of VEJA and IstoÉ magazines and, thus, understand the functionality of the journalistic system, as an ideological device, reinforcing stereotypes in particular, about the image of women. For this reflection, we worked with the theory of Discourse Analysis (AD) of French line in the perspective of Souza (2014) and Orlandi (2002), as a theoretical-methodological framework, which uses a qualitative approach in the analyses. Through it and the premises that outline journalism, according to Ramonet (2013), Lage (2001), Traquina (2005) and Silva (2013), in addition to the theoretical framework on the representation of women in the media, it was possible to perceive, in both reports used as corpus of study “Marcela Temer: beautiful, demure and homely” and “A president outside of herself”, as the media manages to discursively construct, the maintenance of female beauty standards. Thus, there was a journalistic tendency to maintain, in the discourse, ideological formations that delay the overcoming of machismo in Brazilian society. Such conduct of the journalist subject contradicts the essence of journalism, established in the Code of Ethics of Brazilian Journalists, creating a crisis of credibility in journalism before the public. O presente estudo objetiva trazer uma discussão acerca da prática jornalística a partir do discurso encontrado em conteúdos jornalísticos das revistas VEJA e IstoÉ e, assim, compreender a funcionalidade do sistema jornalístico, enquanto aparelho ideológico, reforçando estereótipos em especial, sobre a imagem da mulher. Para tal reflexão, trabalhou-se com a teoria da Análise de Discurso (AD) de linha Francesa na perspectiva de Souza (2014) e Orlandi (2002), como referencial teórico-metodológico, a qual se utiliza de uma abordagem qualitativa nas análises. Por meio dela e das premissas que delineiam o jornalismo, segundo Ramonet (2013), Lage (2001), Traquina (2005) e Silva (2013), além do referencial teórico sobre a representatividade da mulher na mídia, foi possível perceber, nas duas reportagens utilizadas como corpus de estudo “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” e “Uma presidente fora de si”, como a mídia consegue construir discursivamente, a manutenção de padrões de beleza feminina. Desse modo, observou-se uma tendência jornalística em manter, no discurso, formações ideológicas que atrasam a superação do machismo na sociedade brasileira. Tal conduta do sujeito jornalista contraria a essência do jornalismo, estabelecida no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, instalando no jornalismo a crise de credibilidade perante o público. 1 Não 2022-10-11T18:28:55Z 2022-10-12 2022-10-11T18:28:55Z 2022-05-28 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6479 por Acesso Aberto Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins Comunicação Social - Jornalismo - Bacharelado - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
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