/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello
The present research aimed to develop and analyze a support material that could be used as a playful tool to improve the learning of students at Escola Professora Josephina de Mello and help them to achieve a significant learning of Japanese language content. As a theoretical foundation, the theory...
Autor principal: | Miura, Ellen Yurika |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495 |
id |
oai:localhost:prefix-6495 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-64952025-03-10T20:45:38Z Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello Miura, Ellen Yurika Nishikido, Linda Midori http://lattes.cnpq.br/7327098668589879 Sambuichi, Ernesto Atsushi Pimentel, Camila Regina Ferracioli Atividade lúdica Sugoroku Ensino de língua japonesa Escola Professora Josephina de Mello LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Sugoroku Jogos de tabuleiro The present research aimed to develop and analyze a support material that could be used as a playful tool to improve the learning of students at Escola Professora Josephina de Mello and help them to achieve a significant learning of Japanese language content. As a theoretical foundation, the theory of meaningful learning by David Ausubel (MOREIRA, 1999) was used and research was carried out on the use of games and recreational activities in the teaching of foreign languages. The sugoroku board game was applied in class 3A of the 8th and 9th grade during the year 2020, as a form of review for the written tests carried out at the school and the grades obtained by the students were analyzed qualitatively and quantitatively, obtaining a result satisfactory in terms of learning the Japanese language. A presente pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um material de apoio que pudesse ser utilizado como ferramenta lúdica para melhorar o aprendizado dos alunos da Escola Professora Josephina de Mello e ajudá-los a alcançar um aprendizado significativo dos conteúdos de língua japonesa. Como fundamentação teórica, utilizou-se a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel (MOREIRA, 1999) e realizou-se pesquisas sobre uso de jogos e atividades lúdicas no ensino de línguas estrangeiras. Aplicou-se o jogo de tabuleiro sugoroku na turma 3A do 8° e 9° ano durante o ano de 2020, como forma de revisão para as avaliações escritas realizadas na escola e as notas obtidas pelos alunos foram analisadas qualitativa e quantitativamente, obtendo um resultado satisfatório em termos de aprendizagem da língua japonesa. 3 Não 2022-10-17T20:00:53Z 2022-10-13 2022-10-17T20:00:53Z 2022-09-14 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495 por Acesso Aberto Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Atividade lúdica Sugoroku Ensino de língua japonesa Escola Professora Josephina de Mello LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Sugoroku Jogos de tabuleiro |
spellingShingle |
Atividade lúdica Sugoroku Ensino de língua japonesa Escola Professora Josephina de Mello LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Sugoroku Jogos de tabuleiro Miura, Ellen Yurika Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello |
topic_facet |
Atividade lúdica Sugoroku Ensino de língua japonesa Escola Professora Josephina de Mello LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Sugoroku Jogos de tabuleiro |
description |
The present research aimed to develop and analyze a support material that could be used as a playful tool to improve the learning of students at Escola Professora Josephina de Mello and help them to achieve a significant learning of Japanese language content. As a theoretical foundation, the theory of meaningful learning by David Ausubel (MOREIRA, 1999) was used and research was carried out on the use of games and recreational activities in the teaching of foreign languages. The sugoroku board game was applied in class 3A of the 8th and 9th grade during the year 2020, as a form of review for the written tests carried out at the school and the grades obtained by the students were analyzed qualitatively and quantitatively, obtaining a result satisfactory in terms of learning the Japanese language. |
author_additional |
Nishikido, Linda Midori |
author_additionalStr |
Nishikido, Linda Midori |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Miura, Ellen Yurika |
title |
Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello |
title_short |
Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello |
title_full |
Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello |
title_fullStr |
Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello |
title_full_unstemmed |
Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello |
title_sort |
criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da escola professora josephina de mello |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495 |
_version_ |
1831969874816008192 |
score |
11.753735 |