Trabalho de Conclusão de Curso

Jogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexia

The present project proposes the creation of a board game that helps in the literacy of children with dyslexia. The work was carried out based on bibliographic research that focused on searching for methodologies that are used to help dyslexic children during this period. Research was carried out on...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Danna Thayne Gomes da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6521
id oai:localhost:prefix-6521
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-65212025-03-10T20:51:47Z Jogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexia Silva, Danna Thayne Gomes da Mota, Sheila Cordeiro http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751501D2&tokenCaptchar=03AIIukzgXR5LaBfhUIZ2OyvpCvihIdRZVs4_sVCXvUkVCqMSeFfEdmwiDIVhTQ7_-gEmvxKAuKfPvxoCjHtqg6EJT1_gyLnLsCbgIzemwM34PtzhyRkH8R9fSJS1psKoX1ChdVFiEa5iwEBSqYqSjCcqqpf7xQuvH3LyJoaRYMRMbSLodw7YfS-2if7-6qfdoJTE6RXP7UOtXBJYOG-1LXLk8n9fjFTO2lVe1MzuVB95sTuiO_f4GydRw78_sn3Hf3b-e9GZh0H0Kce31aJB5gUKLji09d1eBIx_RdStq_RknNoI8HEIG4DbCUfkavuDKJHPxFFMykcoYzLKJ_WRLYGFSS47EN38H85nz2NadIsp4XvgIe1gHn4sHtXeAnXjqvTf1c4kRHIe7UxvZDpdA7NLeygFgbTjz6MOMYapPMtsJJkIxEwhTSPxQ8pq3Ad_UPHfzjf4UhDImeZ0YEz3HUDk9dOhnrj5ohNzQsDEJxrkBACPITj7y-QuVBTTz5JltsR8SkTYfhqOVJBe407Ye2zwpyD2zKc43mJkFmXNl6RgQJ4MPkdNOAZ1ATOkOX7jOEJ97W2Z1FupxRQSoiqmCFMamwC4P_xJpbA Alencar, Larissa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293378P5&tokenCaptchar=03AIIukzhtkICHNVGntPQcRC_KemaK1tUYPflm-QiImCgYmOoNhrd0fQHX4Cx5VGzFHbF_JaiTyDnMzWDFJoEY5-J1z4AHc4JjVGcAf2FT7eCRT3DxRcWAUjAvB2eUpDY_WFINfSyyA3ykw4lflj06yaVZAQtyZDqDvjI2U4Vi4UkYlzgzSSH4mZnKkGhJxtJzyQ5PCxvJkBEXwipPiNh6e1Dcz_MuwiUAuP3BKgle03dWs3SxNhPXTSfGopQnpoNDGGMR3vQJ1--Q8zpoWy7u9DMgz-I5vgtjwVdGrRjwwwS1k4uVaSbfcOU794dXR-UwHCnyWISNMAaSVJw1_uYgTqT-UCmx0jp3Kh3EqvHVB7Wa43pRup0GHePBk3Gai2s9iQpPgvLLBuWzx0XKr-X3t_4bpaa6sOUQFeji170FYzoFOoDD86dv4CaSfQomg5Y7HViBVsiZa11NABKt1vdDvTTLb2-igfKJLvNZfVH_Gm0msnM_1skGYVOK36l-LFzLTxb3h_5V3j6kU_keCOQywjOYZefHIr2g48bFewHa3AR2FY64E6Sp7RFt5RE7LC8AGh0FME_eXgSO89CUG8Ohu_tgtkAE987_sA Andrade, Allisson J. Fernandes de Jogos educativos Educational games Dislexia Dyslexia Alfabetização Literacy Inclusão Social Pedagógica Pedagogical Social Inclusion CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Dislexia Jogos educativos The present project proposes the creation of a board game that helps in the literacy of children with dyslexia. The work was carried out based on bibliographic research that focused on searching for methodologies that are used to help dyslexic children during this period. Research was carried out on the influence of game design, on the experiences of teachers in the public school system and their understanding of dyslexia. And also about how dyslexic children feel when they are not optimally included in schools. Game design has contributed to several areas of education, especially the branch of children's literature that helps children's cognitive development. It was observed that the parents' lack of knowledge and experience of some teachers in the primary education network generates frustration in children who suffer from some learning disorder. To improve their experience in schools, several games are created to meet this need during the literacy phase, making education more inclusive, since they are classified as didactic tools. In conclusion, the project met the previously imposed needs, but to achieve better results, there is a recommendation to carry out tests to have a better application. O presente projeto tem como proposta a criação de um board game que ajude na alfabetização de crianças com dislexia. O trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliográficas que tinha como foco buscar por metodologias que são usadas para ajudar crianças disléxicas durante esse período. Foi feito pesquisas sobre a influência do design de jogos, sobre experiências de professores da rede pública de ensino e seus entendimentos sobre dislexia. E também sobre como as crianças disléxicas se sentem quando não são incluídas da melhor forma nas escolas. O design de jogos tem contribuído com disversas áreas da educação, principalmente o ramo da literatura infantil que auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças. Observou-se que a falta de conhecimento dos pais e experiência de alguns professores da rede de ensino primário gera frustração nas crianças que sofrem de algum distúrbio de aprendizado. Para melhorar a experiência das mesmas nas escolas, diversos jogos são criados para atender essa necessidade durante a fase de alfabetização, deixando a educação mais inclusiva, visto que, se classificam como ferramentas didáticas. Como conclusão, o projeto atendeu as necessidades impostas previamente, mas que para alcançar resultados melhores, há a recomendação de fazer testes para ter uma melhor aplicação. 3 Sim 2022-10-26T18:49:03Z 2022-10-26 2022-10-26T18:49:03Z 2022-09-21 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6521 por Acesso Aberto Brasil FT - Faculdade de Tecnologia Manaus - AM Design - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Jogos educativos
Educational games
Dislexia
Dyslexia
Alfabetização
Literacy
Inclusão Social Pedagógica
Pedagogical Social Inclusion
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Dislexia
Jogos educativos
spellingShingle Jogos educativos
Educational games
Dislexia
Dyslexia
Alfabetização
Literacy
Inclusão Social Pedagógica
Pedagogical Social Inclusion
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Dislexia
Jogos educativos
Silva, Danna Thayne Gomes da
Jogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexia
topic_facet Jogos educativos
Educational games
Dislexia
Dyslexia
Alfabetização
Literacy
Inclusão Social Pedagógica
Pedagogical Social Inclusion
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Dislexia
Jogos educativos
description The present project proposes the creation of a board game that helps in the literacy of children with dyslexia. The work was carried out based on bibliographic research that focused on searching for methodologies that are used to help dyslexic children during this period. Research was carried out on the influence of game design, on the experiences of teachers in the public school system and their understanding of dyslexia. And also about how dyslexic children feel when they are not optimally included in schools. Game design has contributed to several areas of education, especially the branch of children's literature that helps children's cognitive development. It was observed that the parents' lack of knowledge and experience of some teachers in the primary education network generates frustration in children who suffer from some learning disorder. To improve their experience in schools, several games are created to meet this need during the literacy phase, making education more inclusive, since they are classified as didactic tools. In conclusion, the project met the previously imposed needs, but to achieve better results, there is a recommendation to carry out tests to have a better application.
author_additional Mota, Sheila Cordeiro
author_additionalStr Mota, Sheila Cordeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Danna Thayne Gomes da
title Jogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexia
title_short Jogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexia
title_full Jogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexia
title_fullStr Jogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexia
title_full_unstemmed Jogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexia
title_sort jogo didático com intuito de ajudar na alfabetização de crianças com dislexia
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6521
_version_ 1831969879968710656
score 11.755432