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Trabalho de Conclusão de Curso
Análise reflexiva do ensino de Libras como primeira e segunda língua
Does this Course Completion Work (TCC) present in a succinct way the clinical and socioanthropological aspects of the understanding of deafness, as a disease or an integral subject of the minority society? Belonging to its own culture that determines the deaf identity, the factors that identify who...
Autor principal: | Anjos, Orilande Nogueira dos |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:prefix-65262025-03-10T20:52:27Z Análise reflexiva do ensino de Libras como primeira e segunda língua Anjos, Orilande Nogueira dos Fernandes, Gustavo Luna Maia Correia http://lattes.cnpq.br/9773605782110521 Vale, Janderclei http://lattes.cnpq.br/7512940297856012 Pimentel, Joabe Barbosa http://lattes.cnpq.br/5366253763088046 Segunda Língua Libras Ensino Ensino de Libras LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA: LINGUISTICA APLICADA Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino Does this Course Completion Work (TCC) present in a succinct way the clinical and socioanthropological aspects of the understanding of deafness, as a disease or an integral subject of the minority society? Belonging to its own culture that determines the deaf identity, the factors that identify who are the members linked to the deaf community. Just like Gesser (2010, 2012), Quadros(1997), Wilcox(1997), Leite(2004), Felipe(2007), Cláudio (2017), Brown (1994), Lizzio(2011) are acquisition/teaching researchers of language, regardless of the oral or visual modality, they all have facts in common in their process. A bibliographic study was developed and compared with the empirical experiences of this author in the Libras course, the comparative basis and the communicative methodology to carry out an analysis with the following questions: Does the hearing subject have the same proficiency in Libras as L2 in the acquisition process/ learning? Do hearing learners with mastery in L1 (Portuguese), do they have the same L2 learning difficulties as the deaf subject? How long can the adult subject be able to have fluency in Libras as L2? Having as objectives to present the communicative teaching method of the adult hearing subject in the teaching and learning process of Libras as L2; mention the process of language acquisition of Libras as L2, of the hearing student in Manaus and report empirical experiences in the process of acquisition of the language of the hearing student. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta de forma sucinta os aspectos clínicos e sócio antropológico da concepção da surdez, como doença ou sujeito integrante da sociedade de minoria? Pertencente a uma cultura própria que determina a identidade surda, os fatores que identificam quem são os membros atrelados a comunidade surda. Assim como Gesser (2010, 2012), Quadros(1997), Wilcox(1997), Strobell(2008),Leite(2004), Felipe(2007), Cláudio (2017), Brown (1994), Lizzio(2011) são pesquisadores da aquisição/ensino de língua, independente de qual a modalidade oral ou visual, todas possuem fatos em comum no seu processo. Foi desenvolvido um estudo bibliográfico e comparado com as experiências empíricas deste autor no curso de Libras, a base comparativa e a metodologia comunicativa para realizar uma análise com as seguintes indagações: O sujeito ouvinte ter a mesma proficiência em Libras como L2 no processo de aquisição/aprendizagem? Aprendiz ouvinte com domínio na L1(português), possuem a mesma dificuldades de aprendizagem de L2 que o sujeito surdo? Quanto tempo o sujeito adulto consegue ter fluência em Libras como L2? Tendo como objetivos apresentar o método de ensino comunicativo do sujeito ouvinte adulto no processo de ensino e aprendizagem da Libras como L2; citar o processo de aquisição de linguagem de Libras como L2, do aluno ouvinte em Manaus e relatar experiências empíricas no processo de aquisição da língua do aluno ouvinte. 3 Não 2022-10-31T18:24:43Z 2022-10-01 2022-10-31T18:24:43Z 2022-09-13 Trabalho de Conclusão de Curso GESSER, A. Um olho no professor surdo e outro na caneta: ouvintes aprendendo a língua brasileira de sinais. 2006. 200f. Tese - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. GESSER, Audrei. O Ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. 1ª ed.: Parábola Editorial, 2012. 192. HALL, S. Pensamento a disporá: reflexões sobre a terra no exterior, in Sovik, L.. (org.). Da dispora : identidade e mediações culturais. Belo Horizonte Editora da UFMG. 2003. LEITE, T. de A. O ensino de segunda língua com o foco no professor: história oral de professores surdos de língua de sinais brasileira. 2004. 250f. Dissertação - 31 Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22082006-102110/publico/ dissertacao_de_mestrado_tarcisio_leite-usp.pdf>. Acesso em: 10.ago. 2022. SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas - São Paulo: Plexus, 2007. SILVA, L. da. Aquisição da segunda língua: O estado da arte da Libras. ALFA: Revista de Linguística - UNESP, v. 64, p. 1-29. Disponível em <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/11861/9890>. Acesso em: 10.ago. 2022 STROBEL, Karin Lilian. Surdos: Vestígios Culturais não Registrados na História. Florianópolis, 2008. Tese de Doutorado em Educação – UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. XAVIER, A. N.; BARBOSA, P. A. Diferentes pronúncias em uma língua não sonora? Um estudo da variação na produção de sinais da libras. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 30, n. 2, 2014. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/17784>. Acesso em: 12.ago. 2022. WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005. (Coleção Cultura e diversidade). http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6526 por ARTIGO - Processos Tradutórios, Línguas de Sinais e Educação. Grupo de Estudos e Subjetividade - ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.136- 147, jun. 2006 – A CULTURA SURDA E OS INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS (ILS) - Gladis Perlin BRASIL. Constituição (1988).Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm”.Ace sso em: 10 ago. 2022. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>.Acesso em: 10 ago. 2022. ______. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 10.ago. 2022. ______. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001, Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_l ei10172.pdf>. Acesso em: 10.ago. 2022. _____. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2005/Decreto/D5626.htm>. Acesso em: 10.ago. 2022. BROWN, H. Douglas. Teaching by Principales: An Interactive Approach to language Pedagogy. Englewood Ciffs: Pertice Hall Regents. Segunda edição – 1994. CLÁUDIO, Débora Pereira; GUARINELLO, Ana Cristina; SHELP, Patricia P. Tamas dialógicas nos discursos sobre os surdos e a surdez. In: ROCHA, Renato Martins da et al.(org.) Surdez, Educação Bilíngue e Libras: perspectivas atuais. Curitiba: CRV, 2016. CRE – Mario Covas. Centro de Referência em Educação. Educação especial: Libras – Língua Brasileira de Sinais. Disponível em <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees_a.php?t=001>. Acesso em: 11.ago. 2022. GESSER, A. Um olho no professor surdo e outro na caneta: ouvintes aprendendo a língua brasileira de sinais. 2006. 200f. Tese - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. GESSER, Audrei. O Ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. 1ª ed.: Parábola Editorial, 2012. 192. HALL, S. Pensamento a disporá: reflexões sobre a terra no exterior, in Sovik, L.. (org.). Da dispora : identidade e mediações culturais. Belo Horizonte Editora da UFMG. 2003. LEITE, T. de A. O ensino de segunda língua com o foco no professor: história oral de professores surdos de língua de sinais brasileira. 2004. 250f. Dissertação - 31 Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22082006-102110/publico/ dissertacao_de_mestrado_tarcisio_leite-usp.pdf>. Acesso em: 10.ago. 2022. SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas - São Paulo: Plexus, 2007. SILVA, L. da. Aquisição da segunda língua: O estado da arte da Libras. ALFA: Revista de Linguística - UNESP, v. 64, p. 1-29. Disponível em <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/11861/9890>. Acesso em: 10.ago. 2022 STROBEL, Karin Lilian. Surdos: Vestígios Culturais não Registrados na História. Florianópolis, 2008. Tese de Doutorado em Educação – UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. XAVIER, A. N.; BARBOSA, P. A. Diferentes pronúncias em uma língua não sonora? Um estudo da variação na produção de sinais da libras. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 30, n. 2, 2014. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/17784>. Acesso em: 12.ago. 2022. WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005. (Coleção Cultura e diversidade). Acesso Aberto Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
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Does this Course Completion Work (TCC) present in a succinct way the clinical and socioanthropological aspects of the understanding of deafness, as a disease or an integral subject of the minority society? Belonging to its own culture that determines the deaf identity, the factors that identify who are the members linked to the deaf community. Just like Gesser (2010, 2012), Quadros(1997), Wilcox(1997), Leite(2004), Felipe(2007), Cláudio (2017), Brown (1994), Lizzio(2011) are acquisition/teaching researchers of language, regardless of the oral or visual modality, they all have facts in common in their process. A bibliographic study was developed and compared with the empirical experiences of this author in the Libras course, the comparative basis and the communicative methodology to carry out an analysis with the following questions: Does the hearing subject have the same proficiency in Libras as L2 in the acquisition process/ learning? Do hearing learners with mastery in L1 (Portuguese), do they have the same L2 learning difficulties as the deaf subject? How long can the adult subject be able to have fluency in Libras as L2? Having as objectives to present the communicative teaching method of the adult hearing subject in the teaching and learning process of Libras as L2; mention the process of language acquisition of Libras as L2, of the hearing student in Manaus and report empirical experiences in the process of acquisition of the language of the hearing student. |
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