/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs
An anthropological study of K-Pop fans in Manaus, who get together in public squares, food courts, events, to consume cultural products from their Korean idols and express their particularities and feelings of identity (Hall, 2003). Information was collected about the emergence of K-Pop in Sou...
Autor principal: | Oliveira, Tiago Silva de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6543 |
id |
oai:localhost:prefix-6543 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-65432025-03-10T20:35:38Z O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs Oliveira, Tiago Silva de Braga, Sérgio Ivan Gil http://lattes.cnpq.br/2146777152891330 Braga, Sérgio Ivan Gil Soares, Pedro Paulo de Miranda Araújo Carvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assis NAURBE - Cidades, Culturas populares e Patrimônios Consumos culturais K-Pop em Manaus Consumo de produções culturais Globalização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA K-pop Cultura An anthropological study of K-Pop fans in Manaus, who get together in public squares, food courts, events, to consume cultural products from their Korean idols and express their particularities and feelings of identity (Hall, 2003). Information was collected about the emergence of K-Pop in South Korea and its expansion in other countries, especially in Brazil and Manaus. This way analyzing the existing fan categories in the local scene. We used participant observation and ethnographic recording of different events (Cardoso de Oliveira, 2000; Geertz, 1989), as well as netnography on social networks in interactions established between fans (Kozinets, 2014). Based on Alfred Gell (2018), considering the meaning of “art” and “agency”, and Pierre Bourdieu (2006) on “cultural consumption”, we seek to interpret the meaning of K-Pop for groups of fans, an expression culture (Bhabha, 1998) of Korean popular music. Estudo antropológico sobre os fãs de K-Pop em Manaus, que se reúnem em praças públicas, praças de alimentação, eventos, para consumir produtos culturais de seus ídolos coreanos e manifestar suas particularidades e sentimentos de identidade (Hall, 2003). Foram coletadas informações sobre o surgimento do K-Pop na Coréia do Sul e expansão em outros países, sobretudo no Brasil e em Manaus. Assim, analisar as categorias de fãs existentes na cena local. Utilizamos observação participante e registro etnográfico de diferentes eventos (Cardoso de Oliveira, 2000; Geertz, 1989), bem como netnografia nas redes sociais em interações estabelecidas entre os fãs (Kozinets, 2014). Com base em Alfred Gell (2018), considerando o sentido de “arte” e “agência”, e de Pierre Bourdieu (2006) sobre “consumos culturais”, buscamos interpretar o significado do K-Pop para os grupos de fãs, uma expressão cultural local (Bhabha, 1998) da música popular coreana. 2 Não 2022-11-11T13:26:00Z 2022-11-10 2022-11-11T13:26:00Z 2022-09-29 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6543 por Acesso Aberto IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Sala de reuniões do Departamento de Antropologia - UFAM Ciências Sociais - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Consumos culturais K-Pop em Manaus Consumo de produções culturais Globalização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA K-pop Cultura |
spellingShingle |
Consumos culturais K-Pop em Manaus Consumo de produções culturais Globalização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA K-pop Cultura Oliveira, Tiago Silva de O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs |
topic_facet |
Consumos culturais K-Pop em Manaus Consumo de produções culturais Globalização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA K-pop Cultura |
description |
An anthropological study of K-Pop fans in Manaus, who get together in public
squares, food courts, events, to consume cultural products from their Korean
idols and express their particularities and feelings of identity (Hall, 2003).
Information was collected about the emergence of K-Pop in South Korea and its
expansion in other countries, especially in Brazil and Manaus. This way analyzing
the existing fan categories in the local scene. We used participant observation
and ethnographic recording of different events (Cardoso de Oliveira, 2000;
Geertz, 1989), as well as netnography on social networks in interactions
established between fans (Kozinets, 2014). Based on Alfred Gell (2018),
considering the meaning of “art” and “agency”, and Pierre Bourdieu (2006) on
“cultural consumption”, we seek to interpret the meaning of K-Pop for groups of
fans, an expression culture (Bhabha, 1998) of Korean popular music. |
author_additional |
Braga, Sérgio Ivan Gil |
author_additionalStr |
Braga, Sérgio Ivan Gil |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Oliveira, Tiago Silva de |
title |
O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs |
title_short |
O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs |
title_full |
O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs |
title_fullStr |
O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs |
title_full_unstemmed |
O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs |
title_sort |
o k-pop em manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs |
publisher |
IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
publishDate |
2022 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6543 |
_version_ |
1831969883412234240 |
score |
11.753896 |