Trabalho de Conclusão de Curso

O processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de Benjamin Constant-AM

The present work presents the result of a research entitled "The teaching-learning process in the early years in a pandemic period: experience reports of the supervised internship in the early years in hybrid teaching in a school in the municipality of Benjamin Constant-AM". The interest in this...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Eugênia da Rocha
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6554
id oai:localhost:prefix-6554
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-65542025-03-10T20:51:57Z O processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de Benjamin Constant-AM Pereira, Eugênia da Rocha Silva, Oderlene Bráulio da http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 Ferreira, Jarliane da Silva Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva Estágio supervisionado Pandemia Processo ensino-aprendizagem Anos iniciais CIENCIAS HUMANAS Ensino auxiliado por computador Ensino híbrido Prática de ensino Educação - Estudo e ensino (Estágio) The present work presents the result of a research entitled "The teaching-learning process in the early years in a pandemic period: experience reports of the supervised internship in the early years in hybrid teaching in a school in the municipality of Benjamin Constant-AM". The interest in this theme arose from the internship in the early years of the Pedagogy course. The general objective of this study was to know how the teaching-learning process took place in the early years in hybrid education during the Covid pandemic period from a 2nd year class of a public school in the municipality of Benjamin Constant. For this, we sought to characterize the physical structure of the institution aimed at the development of educational activities in hybrid teaching, to meet the children and teachers of the 2nd year class of the initial years of the investigation field and their pedagogical practice, to present the actions developed in the class from the Rádio Escola Program and the challenges of hybrid teaching in the educational work of the investigated class and to describe a pedagogical practice carried out during the internship in the early years in the hybrid modality. For this, a field research was developed, with a phenomenological approach and a qualitative approach, as well as the participant observation, the questionnaire and the documentary survey were used as data collection procedures. Texts and works of theorists were studied that deal with the internship, the educational process in the early years and teaching during the pandemic, as well as the educational legislation that deals with the internship, the initial years of elementary school and remote and hybrid teaching. The study showed that the investigated field has an organized infrastructure and material resources that meet the security protocols and infrastructure parameters for educational institutions and that, during the pandemic, actions were taken to promote security, the right to health and the child's right to learn, striving for a creative, dynamic, contextualized, participatory and interactive pedagogical program with an educational program developed by a traditional and popular means of communication, the radio that followed the planning and activities described in the booklet of the Rádio Escola program that directed hybrid teaching in schools in the municipal education system of Benjamin Constant-AM. O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa intitulada “O processo ensinoaprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiência do estágio supervisionado nos anos iniciais no ensino híbrido em uma escola no município de Benjamin Constant-AM”. O interesse por essa temática surgiu a partir do estagio nos anos iniciais do curso de Pedagogia. O objetivo geral desde estudo foi conhecer como se deu o processo ensino -aprendizagem nos anos iniciais no ensino híbrido durante o período pandêmico da Covid a partir de uma turma do 2º ano de uma escola pública do município de Benjamin Constant. Para isso buscou-se caracterizar a estrutura física da instituição voltada para o desenvolvimento de atividades educativas no ensino híbrido, descrever as crianças e docentes da turma do 2º ano dos anos iniciais do campo de investigação e seu fazer pedagógico, bem como apresentar as ações desenvolvidas na turma a partir do Programa Rádio Escola e os desafios do ensino hibrido no trabalho educativo da turma investigada. Para isso se desenvolveu uma pesquisa de campo, de enfoque fenomenológico e abordagem qualitativa, bem como foram utilizados como procedimentos de coleta de dados a observação participante, o questionário e o levantamento documental. Foram estudados textos e obras de teóricos que tratam do estágio, do processo educativo nos anos iniciais e do ensino durante a pandemia, bem como as legislações educacionais que tratam do estágio, dos anos iniciais do ensino fundamental e do ensino na remoto e híbrido. O estudo mostrou que o campo investigado possui uma infraestrutura organizada e recursos materiais que atendiam os protocolos de segurança e os parâmetros de infraestrutura para as instituições educacionais e que nela buscou-se realizar ações, durante a pandemia, que favoreçam à segurança, o direito à saúde e o direito de aprendizagem da criança, primando por um fazer pedagógico criativo, dinâmico, contextualizado, participativo e interativo com um programa educacional desenvolvido por um meio de comunicação tradicional e popular, a rádio que seguia o planejamento e as atividades descritas na apostila do programa Rádio Escola que direcionou o ensino híbrido nas escolas do sistema municipal de educação de Benjamin Constant-AM. 3 Não 2022-11-30T20:40:46Z 2022-11-22 2022-11-30T20:40:46Z 2022-09-30 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6554 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Estágio supervisionado
Pandemia
Processo ensino-aprendizagem
Anos iniciais
CIENCIAS HUMANAS
Ensino auxiliado por computador
Ensino híbrido
Prática de ensino
Educação - Estudo e ensino (Estágio)
spellingShingle Estágio supervisionado
Pandemia
Processo ensino-aprendizagem
Anos iniciais
CIENCIAS HUMANAS
Ensino auxiliado por computador
Ensino híbrido
Prática de ensino
Educação - Estudo e ensino (Estágio)
Pereira, Eugênia da Rocha
O processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de Benjamin Constant-AM
topic_facet Estágio supervisionado
Pandemia
Processo ensino-aprendizagem
Anos iniciais
CIENCIAS HUMANAS
Ensino auxiliado por computador
Ensino híbrido
Prática de ensino
Educação - Estudo e ensino (Estágio)
description The present work presents the result of a research entitled "The teaching-learning process in the early years in a pandemic period: experience reports of the supervised internship in the early years in hybrid teaching in a school in the municipality of Benjamin Constant-AM". The interest in this theme arose from the internship in the early years of the Pedagogy course. The general objective of this study was to know how the teaching-learning process took place in the early years in hybrid education during the Covid pandemic period from a 2nd year class of a public school in the municipality of Benjamin Constant. For this, we sought to characterize the physical structure of the institution aimed at the development of educational activities in hybrid teaching, to meet the children and teachers of the 2nd year class of the initial years of the investigation field and their pedagogical practice, to present the actions developed in the class from the Rádio Escola Program and the challenges of hybrid teaching in the educational work of the investigated class and to describe a pedagogical practice carried out during the internship in the early years in the hybrid modality. For this, a field research was developed, with a phenomenological approach and a qualitative approach, as well as the participant observation, the questionnaire and the documentary survey were used as data collection procedures. Texts and works of theorists were studied that deal with the internship, the educational process in the early years and teaching during the pandemic, as well as the educational legislation that deals with the internship, the initial years of elementary school and remote and hybrid teaching. The study showed that the investigated field has an organized infrastructure and material resources that meet the security protocols and infrastructure parameters for educational institutions and that, during the pandemic, actions were taken to promote security, the right to health and the child's right to learn, striving for a creative, dynamic, contextualized, participatory and interactive pedagogical program with an educational program developed by a traditional and popular means of communication, the radio that followed the planning and activities described in the booklet of the Rádio Escola program that directed hybrid teaching in schools in the municipal education system of Benjamin Constant-AM.
author_additional Silva, Oderlene Bráulio da
author_additionalStr Silva, Oderlene Bráulio da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Pereira, Eugênia da Rocha
title O processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de Benjamin Constant-AM
title_short O processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de Benjamin Constant-AM
title_full O processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de Benjamin Constant-AM
title_fullStr O processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de Benjamin Constant-AM
title_full_unstemmed O processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de Benjamin Constant-AM
title_sort o processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais em período de pandemia: relatos de experiencia a partir do estágio supervisionado nos anos iniciais em uma escola no município de benjamin constant-am
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6554
_version_ 1831969885665624064
score 11.753896