/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Comércio Eletrônico no Brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021
E-commerce is increasingly becoming a successful sales model. In 2020, companies in the retail sector had their economies impacted by the COVID-19 pandemic, needing to find a way to stay active and make sales, seeking strategies to survive such a market abnormality. The objective of this work is to...
Autor principal: | Melo, Thiago de Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6710 |
id |
oai:localhost:prefix-6710 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-67102025-03-10T21:03:30Z Comércio Eletrônico no Brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021 Electronic Commerce in Brazil: proof for three companies in the retail sector in the period 2020 and 2021 Melo, Thiago de Souza Garcia, Alexandre Schwinden http://lattes.cnpq.br/7228074151199169 Santos, Andreia Brasil http://lattes.cnpq.br/3369570368434904 Neves, Salomão Franco http://lattes.cnpq.br/4794599939768087 Comércio Eletrônico Estratégias de Mercado Varejo CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA Comércio virtual E-commerce Comércio varejista E-commerce is increasingly becoming a successful sales model. In 2020, companies in the retail sector had their economies impacted by the COVID-19 pandemic, needing to find a way to stay active and make sales, seeking strategies to survive such a market abnormality. The objective of this work is to study the effects generated by the pandemic on publicly traded companies in the retail sector, namely: Magazine Luiza, Via Varejo and Americanas. In addition, to evaluate the impact of the 2020 and 2021 periods on e-commerce, trying to understand which strategies these companies used to leverage their sales. Primary data from the management reports and financial reports of each of the mentioned companies were used. Evidence was found that proves that the use of multichannel, social networks and marketplace contributed to the success of e-commerce for the three companies in the sample. O comércio eletrônico torna-se cada vez mais um modelo de sucesso de vendas. Em 2020, empresas do setor de varejo tiveram suas economias impactadas pela pandemia de COVID-19, precisando encontrar uma maneira de se manterem ativas e realizando suas vendas, buscando estratégias para sobreviver a tal anormalidade do mercado. O objetivo do presente trabalho é o estudo dos efeitos gerados pela pandemia nas empresas de capital aberto do setor de varejo, sendo elas: Magazine Luiza, Via Varejo e Americanas. Além disso, avaliar o impacto dos períodos de 2020 e 2021 sobre o comércio eletrônico, procurando entender quais estratégias estas empresas utilizaram para alavancar suas vendas. Foram utilizados dados primários dos relatórios de administração e relatórios financeiros de cada uma das empresas citadas. Foram encontradas evidências que comprovam que o uso da multicanalidade, redes sociais e marketplace contribuíram para o sucesso do comércio eletrônico das três empresas da amostra. 1 Não 2023-06-20T15:02:34Z 2023-06-20T15:02:34Z 2023-02-10 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6710 por Acesso Aberto An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Comércio Eletrônico Estratégias de Mercado Varejo CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA Comércio virtual E-commerce Comércio varejista |
spellingShingle |
Comércio Eletrônico Estratégias de Mercado Varejo CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA Comércio virtual E-commerce Comércio varejista Melo, Thiago de Souza Comércio Eletrônico no Brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021 |
topic_facet |
Comércio Eletrônico Estratégias de Mercado Varejo CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA Comércio virtual E-commerce Comércio varejista |
description |
E-commerce is increasingly becoming a successful sales model. In 2020, companies in the retail sector had their economies impacted by the COVID-19 pandemic, needing to find a way to stay active and make sales, seeking strategies to survive such a market abnormality. The objective of this work is to study the effects generated by the pandemic on publicly traded companies in the retail sector, namely: Magazine Luiza, Via Varejo and Americanas. In addition, to evaluate the impact of the 2020 and 2021 periods on e-commerce, trying to understand which strategies these companies used to leverage their sales. Primary data from the management reports and financial reports of each of the mentioned companies were used. Evidence was found that proves that the use of multichannel, social networks and marketplace contributed to the success of e-commerce for the three companies in the sample. |
author_additional |
Garcia, Alexandre Schwinden |
author_additionalStr |
Garcia, Alexandre Schwinden |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Melo, Thiago de Souza |
title |
Comércio Eletrônico no Brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021 |
title_short |
Comércio Eletrônico no Brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021 |
title_full |
Comércio Eletrônico no Brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021 |
title_fullStr |
Comércio Eletrônico no Brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021 |
title_full_unstemmed |
Comércio Eletrônico no Brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021 |
title_sort |
comércio eletrônico no brasil: evidências para três empresas do setor de varejo no período de 2020 e 2021 |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6710 |
_version_ |
1831969911916724224 |
score |
11.755432 |