Trabalho de Conclusão de Curso

Conhecimentos de medidas de área mobilizados por meio de sequências didáticas na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Humaitá-AM

The objective of this research is to understand how knowledge of area measurements can be mobilized by students through didactic sequences. For this, we used the Theory of Didactic Situations, proposed by Guy Brousseau, as a theoretical reference for this research; on which we base ourselves for the...

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Autor principal: Costa, Débora Pereira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6762
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spelling oai:localhost:prefix-67622023-07-03T13:01:57Z Conhecimentos de medidas de área mobilizados por meio de sequências didáticas na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Humaitá-AM Costa, Débora Pereira da Araújo, Valdenildo Alves de http://lattes.cnpq.br/7591848066808514 Azevedo Neto, Leonardo Dourado de http://lattes.cnpq.br/9906916609806753 Santos, Jonatha Daniel dos http://lattes.cnpq.br/8023984475581127 https://orcid.org/0009-0005-2901-3731 https://orcid.org/0000-0003-3568-8901 https://orcid.org/0000-0002-6277-8382 Educação Matemática Área de retângulos Teoria das Situações Didáticas Engenharia Didática Jogos didáticos CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Matemática - Estudo e ensino Jogos educativos Sequência didática Geometria The objective of this research is to understand how knowledge of area measurements can be mobilized by students through didactic sequences. For this, we used the Theory of Didactic Situations, proposed by Guy Brousseau, as a theoretical reference for this research; on which we base ourselves for the construction of the proposed didactic sequences. We also used Didactic Engineering, proposed by Michèle Artigue, as a methodological reference, basing our result analysis techniques. In the elaborated didactic sequences, we used a didactic game and manipulative materials. The application took place in three sessions, with four students from the 6th year of elementary school in a public school in Humaitá-AM. During this process, audio recordings and recordings, photographs and written records of the students were collected. The students mobilized knowledge of measuring the area of rectangles, being able, without intentional indication from the researchers, to deduce the equation for calculating the area of rectangles in a totally intuitive and non-formalized way. They also elaborated conjectures that mobilized not only geometric knowledge, but also arithmetic. The use of the didactic game was a positive factor, because, although victory is something to be conquered individually, there was a healthy competition with an emphasis on companionship and mutual collaboration between the students. Finally, we conclude that the Theory of Didactic Situations associated with Didactic Engineering are good alternatives for the development of classes that aim to place the student as a builder of his own knowledge. O objetivo dessa pesquisa é compreender como os conhecimentos de medidas de área podem ser mobilizados pelos alunos por meio de sequências didáticas. Para isso, utilizamos a Teoria das Situações Didáticas, proposta por Guy Brousseau, como referencial teórico desta pesquisa; na qual nos baseamos para a construção das sequências didáticas propostas. Utilizamos também a Engenharia Didática, proposta por Michèle Artigue, como referencial metodológico, fundamentando nossas técnicas de análise de resultados. Nas sequências didáticas elaboradas, utilizamos um jogo didático e materiais manipuláveis. A aplicação ocorreu em 3 sessões, com 4 alunas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Humaitá-AM. Durante esse processo foram coletados registros de áudio e gravações, fotografias e registros escritos das alunas. As alunas mobilizaram conhecimentos de medidas de área de retângulos sendo capazes de, sem indicação intencional dos pesquisadores, deduzir a equação para o cálculo de área de retângulos de forma totalmente intuitiva e não formalizada. Elas também elaboraram conjecturas que mobilizaram não apenas conhecimentos geométricos, como também aritméticos. O uso do jogo didático foi um fator positivo, pois, apesar da vitória ser algo a ser conquistado individualmente, notou-se uma competição saudável com destaque para o companheirismo e colaboração mútua entre as alunas. Por fim, concluímos que a Teoria das Situações Didáticas associada à Engenharia Didática são boas alternativas para o desenvolvimento de aulas que visem colocar o aluno como construtor de seu próprio conhecimento. 1 Não 2023-07-03T13:00:36Z 2023-07-03T13:00:36Z 2023-01-24 Trabalho de Conclusão de Curso COSTA, Débora Pereira da. Bibliotecas universitárias: estudo de caso. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências - Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6762 por Acesso Aberto An error occurred getting the license - uri. Brasil IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) Humaitá (AM) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá
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