Artigo

Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM

In the context of the COVID-19 pandemic, some challenges emerged that reflected on the pedagogical activity in emergency remote teaching. Thus, the aim of this study was to analyze the impacts of educational practices adopted in the remote period by Chemistry and Biology teachers from public scho...

ver descrição completa

Autor principal: Reis, Rafael Sandro Lima
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6781
id oai:localhost:prefix-6781
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-67812025-03-10T20:47:17Z Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM Educational practices adopted during the remote period: impacts on the classes of chemistry and biology teachers of public schools in Itacoatiara/AM Reis, Rafael Sandro Lima Menezes, Jean Michel dos Santos http://lattes.cnpq.br/8814043936631116 Carneiro, Welma Sousa Silva http://lattes.cnpq.br/9356313441181696 Guesdon, Isabela Reis http://lattes.cnpq.br/9038266108694107 https://orcid.org/0000-0003-2769-1887 https://orcid.org/0000-0002-1372-250X Pandemia Educação Tecnologias educacionais Prática docente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA Ensino Remoto Emergencial Química - Estudo e ensino Aprendizagem Prática pedagógica In the context of the COVID-19 pandemic, some challenges emerged that reflected on the pedagogical activity in emergency remote teaching. Thus, the aim of this study was to analyze the impacts of educational practices adopted in the remote period by Chemistry and Biology teachers from public schools in Itacoatiara, Amazonas. In this study, qualitative-descriptive research was carried out, with 10 teachers from public schools in Itacoatiara/AM, with data collected through a questionnaire and a semi-structured interview. As a result, 70% of the professors commented that their initial training contributed to the preparation of classes, especially because they had the opportunity to work with educational technologies during graduation. In addition, with the use of these technologies, classes became more interesting, and this practice was maintained after the end of pandemic restrictions. However, the greatest difficulties encountered were the way to assess students and access to the internet. The pandemic brought new teaching logistics, intensified the use of playful activities, made it possible to send teaching materials, and teachers turned difficulties into possibilities. It was observed that the moment of emergency remote teaching had an impact on the way teachers teach their classes when they return to face-to-face activities, in which many began to include educational technologies in their school routine. No contexto da pandemia de COVID-19 surgiram alguns desafios que refletiam na atividade pedagógica no ensino remoto emergencial. Assim, o objetivo desse estudo foi de analisar os impactos das práticas educativas adotadas no período remoto por professores de Química e Biologia de escolas públicas de Itacoatiara, Amazonas. Neste estudo, foi realizado uma pesquisa qualitativa-descritiva, com 10 professores da rede pública de ensino de Itacoatiara/AM, sendo os dados coletados por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado, as maiores dificuldades citadas pelos professores foram a forma de avaliar os alunos e o acesso à internet. Apesar disso, 70% dos professores comentaram que a sua formação inicial colaborou para a elaboração das aulas, em especial por ter tido a oportunidade de trabalhar com as tecnologias educacionais durante a graduação. Mesmo com o grave cenário da pandemia, o maior impacto observado pelos professores foi de que com a utilização das tecnologias, as aulas se tornaram mais interessantes e essa prática foi mantida após o fim das restrições da pandemia. A pandemia trouxe uma nova logística de ensino, intensificou o uso do lúdico, viabilizou o envio de materiais didáticos, e os professores transformaram as dificuldades em possibilidades. Foi observado que o momento do ensino remoto emergencial impactou na forma que os professores ministram suas aulas no retorno as atividades presenciais, em que muitos passaram a incluir as tecnologias educacionais no cotidiano escolar. 3 Não 2023-07-05T19:23:58Z 2023-07-05T19:23:58Z 2023-02-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo REIS, Rafael Sandro Lima Reis. Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências - Química e Biologia) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara - AM, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6781 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Pandemia
Educação
Tecnologias educacionais
Prática docente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Ensino Remoto Emergencial
Química - Estudo e ensino
Aprendizagem
Prática pedagógica
spellingShingle Pandemia
Educação
Tecnologias educacionais
Prática docente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Ensino Remoto Emergencial
Química - Estudo e ensino
Aprendizagem
Prática pedagógica
Reis, Rafael Sandro Lima
Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM
topic_facet Pandemia
Educação
Tecnologias educacionais
Prática docente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Ensino Remoto Emergencial
Química - Estudo e ensino
Aprendizagem
Prática pedagógica
description In the context of the COVID-19 pandemic, some challenges emerged that reflected on the pedagogical activity in emergency remote teaching. Thus, the aim of this study was to analyze the impacts of educational practices adopted in the remote period by Chemistry and Biology teachers from public schools in Itacoatiara, Amazonas. In this study, qualitative-descriptive research was carried out, with 10 teachers from public schools in Itacoatiara/AM, with data collected through a questionnaire and a semi-structured interview. As a result, 70% of the professors commented that their initial training contributed to the preparation of classes, especially because they had the opportunity to work with educational technologies during graduation. In addition, with the use of these technologies, classes became more interesting, and this practice was maintained after the end of pandemic restrictions. However, the greatest difficulties encountered were the way to assess students and access to the internet. The pandemic brought new teaching logistics, intensified the use of playful activities, made it possible to send teaching materials, and teachers turned difficulties into possibilities. It was observed that the moment of emergency remote teaching had an impact on the way teachers teach their classes when they return to face-to-face activities, in which many began to include educational technologies in their school routine.
author_additional Menezes, Jean Michel dos Santos
author_additionalStr Menezes, Jean Michel dos Santos
format Artigo
author Reis, Rafael Sandro Lima
title Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM
title_short Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM
title_full Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM
title_fullStr Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM
title_full_unstemmed Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM
title_sort práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de química e biologia das escolas públicas de itacoatiara/am
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6781
_version_ 1831969922515730432
score 11.755432