Artigo

Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docente

COVID-19 has changed everyday life around the world, in this context, there were many concerns in the educational scenario at universities, especially in teacher training due to the transition from face-to-face teaching to remote teaching. The implementation of emergency remote teaching was an alter...

ver descrição completa

Autor principal: Carneiro, Valéria Nunes
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6782
id oai:localhost:prefix-6782
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-67822025-03-10T20:49:32Z Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docente Carneiro, Valéria Nunes Menezes, Jean Michel dos Santos http://lattes.cnpq.br/8814043936631116 Teles, Nayana Cristina Gomes http://lattes.cnpq.br/8376255767367217 Silva, Fabrício Valentim da http://lattes.cnpq.br/7907037135314095 https://orcid.org/0000-0003-2769-1887 https://orcid.org/0000-0003-2769-1887 https://orcid.org/0000-0001-8721-7103 Ensino remoto Ensino de ciências Formação docente CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL Ensino à distância Ciência - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino Remoto Emergencial COVID-19 has changed everyday life around the world, in this context, there were many concerns in the educational scenario at universities, especially in teacher training due to the transition from face-to-face teaching to remote teaching. The implementation of emergency remote teaching was an alternative for the continuation of classes during the pandemic, causing impacts on teaching and learning. In view of this, the objective of this work was to investigate the perceptions of undergraduate students of the Degree in Sciences: Chemistry and Biology at ICET/UFAM about the impacts of remote teaching adopted during the pandemic on their teacher training process. Data collection took place using two instruments: a questionnaire and an interview script. 43 students participated in the survey and 10 were interviewed. Participants highlighted some difficulties during remote teaching, such as lack of organization in the study routine, lack of concentration in classes, lack of internet and financial resources. With regard to the learning acquired, the results are focused on the use of applications and new teaching methodologies for the elaboration of more interactive classes through Digital Information and Communication Technologies. In this sense, the data showed negative and positive impacts on undergraduate students during the remote period, such negative impacts are related to the Chemistry disciplines, due to the lack of contact with the professor, and the positive impacts to learning innovative methods for future teaching practice. Keywords: remote teaching; science teaching; teacher training. A COVID-19 modificou a vida cotidiana no mundo inteiro, diante desse contexto, houve muitas preocupações no cenário educacional nas universidades, principalmente na formação de professores devido a transição do ensino presencial para o ensino remoto. A implantação do ensino remoto emergencial foi uma alternativa para a continuação das aulas mediante a pandemia, provocando impactos no ensino e aprendizagem. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi investigar as percepções dos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia da ICET/UFAM acerca dos impactos do ensino remoto adotado durante a pandemia no seu processo de formação docente. A coleta de dados ocorreu por meio de dois instrumentos: um questionário e um roteiro de entrevista. 43 estudantes participaram da pesquisa e 10 foram entrevistados. Os participantes destacaram algumas dificuldades durante o ensino remoto, como a falta de organização na rotina de estudos, falta de concentração nas aulas, falta de internet e recursos financeiros. Com relação às aprendizagens adquiridas, os resultados estão voltados para o uso de aplicativos e novas metodologias de ensino para elaboração de aulas mais interativas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Nesse sentido, os dados apresentaram impactos negativos e positivos aos discentes na graduação durante o período remoto, tais impactos negativos estão relacionados às disciplinas de Química, pela ausência do contato com o professor, e os impactos positivos a aprendizagem de métodos inovadores para futura prática docente. Palavras-chave: ensino remoto; ensino de ciências; formação docente 1 Não 2023-07-07T16:58:39Z 2023-07-07T16:58:39Z 2023-02-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo CARNEIRO, Valéria Nunes. Impacto do Ensino Remoto Emergencial: percepções de licenciandos do ICET/UFAM sobre a sua formação docente. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Química e Biologia) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara-AM, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6782 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Ensino remoto
Ensino de ciências
Formação docente
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Ensino à distância
Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino Remoto Emergencial
spellingShingle Ensino remoto
Ensino de ciências
Formação docente
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Ensino à distância
Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino Remoto Emergencial
Carneiro, Valéria Nunes
Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docente
topic_facet Ensino remoto
Ensino de ciências
Formação docente
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Ensino à distância
Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino Remoto Emergencial
description COVID-19 has changed everyday life around the world, in this context, there were many concerns in the educational scenario at universities, especially in teacher training due to the transition from face-to-face teaching to remote teaching. The implementation of emergency remote teaching was an alternative for the continuation of classes during the pandemic, causing impacts on teaching and learning. In view of this, the objective of this work was to investigate the perceptions of undergraduate students of the Degree in Sciences: Chemistry and Biology at ICET/UFAM about the impacts of remote teaching adopted during the pandemic on their teacher training process. Data collection took place using two instruments: a questionnaire and an interview script. 43 students participated in the survey and 10 were interviewed. Participants highlighted some difficulties during remote teaching, such as lack of organization in the study routine, lack of concentration in classes, lack of internet and financial resources. With regard to the learning acquired, the results are focused on the use of applications and new teaching methodologies for the elaboration of more interactive classes through Digital Information and Communication Technologies. In this sense, the data showed negative and positive impacts on undergraduate students during the remote period, such negative impacts are related to the Chemistry disciplines, due to the lack of contact with the professor, and the positive impacts to learning innovative methods for future teaching practice. Keywords: remote teaching; science teaching; teacher training.
author_additional Menezes, Jean Michel dos Santos
author_additionalStr Menezes, Jean Michel dos Santos
format Artigo
author Carneiro, Valéria Nunes
title Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docente
title_short Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docente
title_full Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docente
title_fullStr Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docente
title_full_unstemmed Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docente
title_sort impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do icet/ufam sobre a sua formação docente
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6782
_version_ 1831969922669871104
score 11.755432