/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM
This Course Completion work was developed within the scope of the UFAM/IEAA Pedagogy Course, whose objective is to show formative and practical experiences of teachers, beginners or not, in Early Childhood Education about their teaching approach in early childhood education. The methodology used cor...
Autor principal: | Martins, Sebastiana da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6795 |
id |
oai:localhost:prefix-6795 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-67952023-07-14T13:49:26Z Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM Martins, Sebastiana da Silva Alves, Maria Isabel Alonso http://lates.cnpq.br/1157608326062043 Batista, Eliane Regina Martins Alencar , Simone de Oliveira Experiências formativas Experiências práticas Formação docente Educação infantil CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Professores de educação infantil Educação infantil - Professores Professores - Formação This Course Completion work was developed within the scope of the UFAM/IEAA Pedagogy Course, whose objective is to show formative and practical experiences of teachers, beginners or not, in Early Childhood Education about their teaching approach in early childhood education. The methodology used corresponds to qualitative methods, whose data production instrument was the questionnaire. Thus, the participants chosen to take part in this research were teachers who have been working for at least three years in early childhood education in the municipal public network of Humaitá/AM. The authors used were Gatti, Barreto (2009), Diniz-Pereira (2008 ), Guaiano and Araújo (2017), Huberman (1995), Severino (2007), Hofmann (2001), Moro (2007), Kuenzer (2003), Brandão (1995), Gil (2008), Marques (2013), Libâneo (1994) and others who discuss and articulate this researched theme, whose approach specifically discusses the concepts of early childhood education, teacher training and pedagogical practices. The results point out that initial undergraduate training is important for the development of good pedagogical practices in early childhood education, as well as understanding how UFAM's institutional programs aimed at academic training provide opportunities for the production of the teaching identities of its students. The research also shows that experiencing the practice in initial training is very important for undergraduate students to experience the reality of schools up close. O presente trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pedagogia da UFAM/IEAA, cujo objetivo é mostrar experiências formativas e práticas de professoras, iniciantes ou não, na Educação Infantil acerca de sua aproximação docente na educação infantil. A metodologia utilizada corresponde aos métodos qualitativos, cujo instrumento de produção dos dados foi o questionário. Sendo assim os participantes escolhidos para fazerem parte desta pesquisa foram professoras que atuam, pelo menos, a três anos na educação infantil da rede pública municipal de Humaitá/AM. Os autores utilizados foram Gatti, Barreto (2009), Diniz Pereira (2008), Guaiano e Araújo (2017), Huberman (1995), Severino (2007), Hofmann (2001), Moro (2007), Kuenzer (2003), Brandão (1995), Gil (2008), Marques (2013), Libâneo (1994) e outros que discutem e se articulam a esta temática pesquisada, cuja abordagem discorre especificamente sobre o conceitos de Educação Infantil, formação docente e práticas pedagógicas. Os resultados apontam que, a formação inicial na graduação é importante para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas na educação infantil, bem como, entender o quanto os programas institucionais da UFAM voltados para a formação acadêmica oportuniza a produção das identidades docentes de seus estudantes. A pesquisa também mostra que vivenciar a prática na formação inicial é muito importante para que o estudante de graduação vivencie de perto a realidade das escolas. 5 Sim 2023-07-14T13:48:46Z 2023-07-14T13:48:46Z 2023-02-17 Trabalho de Conclusão de Curso MARTINS, Sebastiana da Silva. Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6795 por Acesso Aberto Brasil IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) Humaitá (AM) Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Experiências formativas Experiências práticas Formação docente Educação infantil CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Professores de educação infantil Educação infantil - Professores Professores - Formação |
spellingShingle |
Experiências formativas Experiências práticas Formação docente Educação infantil CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Professores de educação infantil Educação infantil - Professores Professores - Formação Martins, Sebastiana da Silva Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM |
topic_facet |
Experiências formativas Experiências práticas Formação docente Educação infantil CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Professores de educação infantil Educação infantil - Professores Professores - Formação |
description |
This Course Completion work was developed within the scope of the UFAM/IEAA Pedagogy Course, whose objective is to show formative and practical experiences of teachers, beginners or not, in Early Childhood Education about their teaching approach in early childhood education. The methodology used corresponds to qualitative methods, whose data production instrument was the questionnaire. Thus, the participants chosen to take part in this research were teachers who have been working for at least three years in early childhood education in the municipal public network of Humaitá/AM. The authors used were Gatti, Barreto (2009), Diniz-Pereira (2008 ), Guaiano and Araújo (2017), Huberman (1995), Severino (2007), Hofmann (2001), Moro (2007), Kuenzer (2003), Brandão (1995), Gil (2008), Marques (2013), Libâneo (1994) and others who discuss and articulate this researched theme, whose approach specifically discusses the concepts of early childhood education, teacher training and pedagogical practices. The results point out that initial undergraduate training is important for the development of good pedagogical practices in early childhood education, as well as understanding how UFAM's institutional programs aimed at academic training provide opportunities for the production of the teaching identities of its students. The research also shows that experiencing the practice in initial training is very important for undergraduate students to experience the reality of schools up close. |
author_additional |
Alves, Maria Isabel Alonso |
author_additionalStr |
Alves, Maria Isabel Alonso |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Martins, Sebastiana da Silva |
title |
Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM |
title_short |
Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM |
title_full |
Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM |
title_fullStr |
Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM |
title_full_unstemmed |
Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM |
title_sort |
entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em humaitá/am |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6795 |
_version_ |
1774266761090170880 |
score |
11.653393 |