/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM
The teaching-learning process in rural schools brings with it inseparable characteristics, since education generally presents its methods, studies and practices that are different from schools in urban areas. For a quality education in the countryside, it is necessary to face and overcome many...
Autor principal: | Ferreira, Maicon Marinho |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6805 |
id |
oai:localhost:prefix-6805 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-68052025-03-10T20:27:50Z Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM Ferreira, Maicon Marinho Souza, Marinez França de http://lattes.cnpq.br/5663388126461829 Oliveira, Maria Eliane de Martins, Kézia Siméia Barbosa Educação do Campo Rural Education Ensino-aprendizagem Freguesia do Andirá Desafios Teaching-Learning Parish of Andirá Challenges CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação rural - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Escolas rurais - Estudo e ensino (Ensino fundamental) The teaching-learning process in rural schools brings with it inseparable characteristics, since education generally presents its methods, studies and practices that are different from schools in urban areas. For a quality education in the countryside, it is necessary to face and overcome many challenges, especially when it comes to riverside communities. It is important to consider its sociocultural peculiarities, which must be respected, highlighting popular practices and knowledge in the process under discussion. This research has the general objective: to analyze which are the challenges in the school routine that contribute to the difficulties in the teaching-learning process of students from classes of the 2nd and 3rd year of Elementary School in a municipal school in the District of Freguesia do Andirá, municipality of Barreirinha -AM. This is a qualitative study based on the dialectical approach that seeks to understand the research subjects and the constant movement of changes in the construction of possible debates. It is based on the assumptions of the following authors: Arroyo (1982), Borges; Oliveira (2020), Caldart (2007), Haje (2006), Lopes (2015), Martins (2020), as well as documents from Brazil (1996, 2002 and 2012). It was possible to conclude with this study that the challenges exist and that the teaching-learning process takes place in the midst of local daily life factors and that there are also structural and family situations that entail or rather negatively interfere with a more productive performance successful for our teachers and students. O processo ensino-aprendizagem nas escolas do campo traz consigo características indissociáveis, uma vez que, a educação geralmente apresenta seus métodos, estudos e práticas diferenciadas das escolas das áreas urbanas. Para uma educação de qualidade no campo é preciso enfrentar e superar muitos desafios, principalmente quando se trata das comunidades ribeirinhas. É importante considerar suas peculiaridades socioculturais, que devem ser respeitadas, evidenciando as práticas e saberes populares no processo em discussão. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar quais os desafios no cotidiano escolar que contribuem para as dificuldades no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Distrito da Freguesia do Andirá, município de Barreirinha-AM. Este é um estudo de natureza qualitativa fundamentado no enfoque dialético que busca entender os sujeitos da pesquisa e o movimento constante de mudanças na construção de possíveis debates. Tem-se como base os pressupostos dos seguintes autores: Arroyo (1982), Borges; Oliveira (2020), Caldart (2007), Haje (2006), Lopes (2015), Martins (2020), assim como documentos de Brasil (1996, 2002 e 2012). Foi possível concluir com este estudo que os desafios existem e que o processo ensino-aprendizagem se dá em meio aos fatores do cotidiano local e que também existem situações de ordem estrutural e familiar que acarretam ou melhor, interferem de forma negativa para um desempenho mais produtivo, exitoso de nossos docentes e discentes. 3 Sim 2023-07-17T14:30:33Z 2023-07-17T14:30:33Z 2023-02-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo Ferreira, Maicon Marinho. Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6805 por Acesso Aberto Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação do Campo Rural Education Ensino-aprendizagem Freguesia do Andirá Desafios Teaching-Learning Parish of Andirá Challenges CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação rural - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Escolas rurais - Estudo e ensino (Ensino fundamental) |
spellingShingle |
Educação do Campo Rural Education Ensino-aprendizagem Freguesia do Andirá Desafios Teaching-Learning Parish of Andirá Challenges CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação rural - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Escolas rurais - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Ferreira, Maicon Marinho Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM |
topic_facet |
Educação do Campo Rural Education Ensino-aprendizagem Freguesia do Andirá Desafios Teaching-Learning Parish of Andirá Challenges CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação rural - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Escolas rurais - Estudo e ensino (Ensino fundamental) |
description |
The teaching-learning process in rural schools brings with it inseparable
characteristics, since education generally presents its methods, studies and practices that are
different from schools in urban areas. For a quality education in the countryside, it is necessary
to face and overcome many challenges, especially when it comes to riverside communities. It
is important to consider its sociocultural peculiarities, which must be respected, highlighting
popular practices and knowledge in the process under discussion. This research has the general
objective: to analyze which are the challenges in the school routine that contribute to the
difficulties in the teaching-learning process of students from classes of the 2nd and 3rd year of
Elementary School in a municipal school in the District of Freguesia do Andirá, municipality
of Barreirinha -AM. This is a qualitative study based on the dialectical approach that seeks to
understand the research subjects and the constant movement of changes in the construction of
possible debates. It is based on the assumptions of the following authors: Arroyo (1982),
Borges; Oliveira (2020), Caldart (2007), Haje (2006), Lopes (2015), Martins (2020), as well as
documents from Brazil (1996, 2002 and 2012). It was possible to conclude with this study that
the challenges exist and that the teaching-learning process takes place in the midst of local daily life factors and that there are also structural and family situations that entail or rather negatively
interfere with a more productive performance successful for our teachers and students. |
author_additional |
Souza, Marinez França de |
author_additionalStr |
Souza, Marinez França de |
format |
Artigo |
author |
Ferreira, Maicon Marinho |
title |
Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM |
title_short |
Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM |
title_full |
Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM |
title_fullStr |
Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM |
title_full_unstemmed |
Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM |
title_sort |
os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do andirá no município de barreirinha – am |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6805 |
_version_ |
1831969926440550400 |
score |
11.755432 |