/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dados de pesquisa
Jogos lúdicos e tecnologias da informação e comunicação para o ensino de educação ambiental
Os debates acerca dos problemas ambientais vêm aumentando continuamente ao longo dos últimos anos, isso é um reflexo da sua importância e da preocupação crescente de órgãos institucionais sobre o tema. Em vista disso, o presente artigo teve como objetivo propor e analisar o uso das Tecnologias da In...
Autor principal: | Vidal, Leandro Vieira |
---|---|
Grau: | Dados de pesquisa |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6870 |
Resumo: |
---|
Os debates acerca dos problemas ambientais vêm aumentando continuamente ao longo dos últimos anos, isso é um reflexo da sua importância e da preocupação crescente de órgãos institucionais sobre o tema. Em vista disso, o presente artigo teve como objetivo propor e analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) integradas aos jogos lúdicos para o ensino de educação ambiental. Para tal, foram utilizados questionários com questões relacionadas ao meio ambiente antes e após uma aula sobre conservação dos recursos naturais utilizando-se ferramentas das TICs e dos jogos lúdicos de maneira integrada. Nessa pesquisa participaram um total de 57 alunos das turmas de administração e agroecologia do 1o ano do ensino médio do Instituto Federal do Amazonas - IFAM campus zona leste. Os resultados demonstraram que a junção entre as TICs e os jogos lúdicos têm potencial para o ensino de educação ambiental, visto que as aulas com esses dois métodos integrados tiveram um efeito positivo nas respostas dos alunos contribuindo para o ensino-aprendizagem dos tópicos discutidos nas perguntas e durante a aula. |