Dados de pesquisa

Jogos lúdicos e tecnologias da informação e comunicação para o ensino de educação ambiental

Os debates acerca dos problemas ambientais vêm aumentando continuamente ao longo dos últimos anos, isso é um reflexo da sua importância e da preocupação crescente de órgãos institucionais sobre o tema. Em vista disso, o presente artigo teve como objetivo propor e analisar o uso das Tecnologias da In...

ver descrição completa

Autor principal: Vidal, Leandro Vieira
Grau: Dados de pesquisa
Idioma: por
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6870
Resumo:
Os debates acerca dos problemas ambientais vêm aumentando continuamente ao longo dos últimos anos, isso é um reflexo da sua importância e da preocupação crescente de órgãos institucionais sobre o tema. Em vista disso, o presente artigo teve como objetivo propor e analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) integradas aos jogos lúdicos para o ensino de educação ambiental. Para tal, foram utilizados questionários com questões relacionadas ao meio ambiente antes e após uma aula sobre conservação dos recursos naturais utilizando-se ferramentas das TICs e dos jogos lúdicos de maneira integrada. Nessa pesquisa participaram um total de 57 alunos das turmas de administração e agroecologia do 1o ano do ensino médio do Instituto Federal do Amazonas - IFAM campus zona leste. Os resultados demonstraram que a junção entre as TICs e os jogos lúdicos têm potencial para o ensino de educação ambiental, visto que as aulas com esses dois métodos integrados tiveram um efeito positivo nas respostas dos alunos contribuindo para o ensino-aprendizagem dos tópicos discutidos nas perguntas e durante a aula.