Trabalho de Conclusão de Curso

Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio

The purpose of this project was to apply the acquired knowledge and skills of the student in the methodological practice of mathematics in learning macramé, using contextualization in order to awaken them to the world of work with a vision of personal and/or collective entrepreneurship, in addition...

ver descrição completa

Autor principal: Araújo, Nilcimar Carvalho de
Outros Autores: Neves, Sabrina Soares das
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6895
id oai:localhost:prefix-6895
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-68952025-03-10T20:38:31Z Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio Araújo, Nilcimar Carvalho de Neves, Sabrina Soares das Salvatierra Junior, Mário http://lattes.cnpq.br/7254679644374259 Gonçalves, Celiomar Machado Silva, Roberto Cristóvão Mesquita Alunos Geometria plana Geometria espacial Regra de três simples Macramé CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Geometria - Problemas, questões, exercícios Matemática - Estudo e ensino The purpose of this project was to apply the acquired knowledge and skills of the student in the methodological practice of mathematics in learning macramé, using contextualization in order to awaken them to the world of work with a vision of personal and/or collective entrepreneurship, in addition to analyze the need to improve Mathematics concepts, procedures and languages ​​based on the rules of the National Common Curricular Base, involving the themes units of measures, area and volume, rule of three applied to macramé, regarding the methodology, field research was used descriptive subsidized the quali-quanti approach. Considering the relevance of the subject for the development of high school students, the activities were divided into five moments, namely: application of a semi-structured test, discussion of the aforementioned concepts, teacher guidance on mathematical formulas for calculating the aforementioned contents, presentation From measuring instruments, such as a ruler, measuring tape, measuring tape, to making macramé pieces using the main geometric figures, as well as mathematical calculations as a reference, these activities were designed for students in the 1st year of high school. Finally, during the practical activity, students were able to realize the importance of mathematical knowledge in contemporary life. A proposta deste projeto consistiu em aplicar os conhecimentos adquiridos e as habilidades do aluno na prática metodológica de matemática na aprendizagem do macramé usando a contextualização para assim despertá-los para o mundo do trabalho com uma visão de empreendedorismo pessoal e/ou coletivo, além de analisar a necessidades de aprimorar conceitos, procedimentos e linguagens próprias da Matemática fundamentada nas normas da Base Nacional Comum Curricular, envolvendo os temas unidades de medidas, área e volume, regra de três aplicadas ao macramé, acerca da metodologia utilizou-se a pesquisa de campo descritiva subsidiada a abordagem quali-quanti. Considerando a relevância do assunto para o desenvolvimento do aluno do ensino médio, as atividades foram divididas em cinco momentos, sendo eles: aplicação de um teste semiestruturado, discussão dos conceitos de supracitados, orientação do professor sobre as fórmulas matemáticas para cálculo dos conteúdos supracitados, apresentação de instrumentos de medição, como régua, fita métrica, trena, para a confecção das peças de macramé usando as principais figuras geométricas, bem como os cálculos matemáticos como referência, essas atividades foram designadas para alunos do 1º ano do ensino médio. Por fim, durante a atividade prática, os estudantes puderam perceber a importância do conhecimento matemático na vida contemporânea. 5 Sim Preencher formulário 2023-08-28T14:09:21Z 2023-08-28T14:09:21Z 2023-05-26 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6895 por Acesso Aberto Brasil ICE - Instituto de Ciências Exatas Tefé (AM) Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Alunos
Geometria plana
Geometria espacial
Regra de três simples
Macramé
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Geometria - Problemas, questões, exercícios
Matemática - Estudo e ensino
spellingShingle Alunos
Geometria plana
Geometria espacial
Regra de três simples
Macramé
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Geometria - Problemas, questões, exercícios
Matemática - Estudo e ensino
Araújo, Nilcimar Carvalho de
Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
topic_facet Alunos
Geometria plana
Geometria espacial
Regra de três simples
Macramé
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Geometria - Problemas, questões, exercícios
Matemática - Estudo e ensino
description The purpose of this project was to apply the acquired knowledge and skills of the student in the methodological practice of mathematics in learning macramé, using contextualization in order to awaken them to the world of work with a vision of personal and/or collective entrepreneurship, in addition to analyze the need to improve Mathematics concepts, procedures and languages ​​based on the rules of the National Common Curricular Base, involving the themes units of measures, area and volume, rule of three applied to macramé, regarding the methodology, field research was used descriptive subsidized the quali-quanti approach. Considering the relevance of the subject for the development of high school students, the activities were divided into five moments, namely: application of a semi-structured test, discussion of the aforementioned concepts, teacher guidance on mathematical formulas for calculating the aforementioned contents, presentation From measuring instruments, such as a ruler, measuring tape, measuring tape, to making macramé pieces using the main geometric figures, as well as mathematical calculations as a reference, these activities were designed for students in the 1st year of high school. Finally, during the practical activity, students were able to realize the importance of mathematical knowledge in contemporary life.
author_additional Salvatierra Junior, Mário
author_additionalStr Salvatierra Junior, Mário
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Araújo, Nilcimar Carvalho de
author2 Neves, Sabrina Soares das
author2Str Neves, Sabrina Soares das
title Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
title_short Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
title_full Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
title_fullStr Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
title_full_unstemmed Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
title_sort aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6895
_version_ 1831969940435894272
score 11.755432