/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educ...
Autor principal: | Ferreira, Alex dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1245323116100654 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785 |
Resumo: |
---|
Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili-
tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada
dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe-
cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância
e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no
segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e
aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os
conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação
dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para
uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse
sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti-
lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para
o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com
a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos
matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela-
gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância
no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade
por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula. |