Trabalho de Conclusão de Curso

Empreendedorismo feminino: uma análise socioeconômica das mulheres empreendedoras do Mercado Municipal de Tabatinga-Amazonas

Many women see in entrepreneurship the opportunity of financial independence, so it is notorious the female presence in all branches of the labor market, including fairs and markets. The general objective of the present study was to investigate the reasons that influence women entrepreneurs to sell...

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Autor principal: Silva, Deiviane Maricaua da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6913
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spelling oai:localhost:prefix-69132025-03-10T20:59:56Z Empreendedorismo feminino: uma análise socioeconômica das mulheres empreendedoras do Mercado Municipal de Tabatinga-Amazonas Silva, Deiviane Maricaua da Abreu, Leonor Farias http://lattes.cnpq.br/1466713720470341 Silva, Antonia Ivanilce Castro da Souza, Francisco Olimpio de Empreendedorismo feminino Mercado Municipal Feirantes Tabatinga- Amazonas Female entrepreneurship Municipal Market Market vendors Tabatinga- Amazonas CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Mulheres de negócios - Tabatinga (AM) Empreendedorismo Trabalhadoras autônomas Feirantes - Tabatinga (AM) Many women see in entrepreneurship the opportunity of financial independence, so it is notorious the female presence in all branches of the labor market, including fairs and markets. The general objective of the present study was to investigate the reasons that influence women entrepreneurs to sell their products in the Municipal Market of Tabatinga-Amazonas. The technical procedures of the research involved bibliographic and documental survey, in addition to field research, conducted through interviews with thirty-five market women who were willing to spontaneously participate in the research. The results of the research show that the participants are women aged between 21 and 70 years, most are single, have high school as the highest level of education, work in the market for over 5 years and obtain a maximum monthly income of up to R$ 1,500.00. Among the main reasons that influence them to work as market vendors, the necessity was the most prominent reason, as well as the lack of experience to work in another segment. As challenges to perform their daily activities, issues related to infrastructure and logistics stood out as the main challenges. In this sense, it is concluded that entrepreneurship provides diverse opportunities for the financial achievement of women, and fairs and markets are environments of great commercial potential and social inclusion, allowing market women to be economically active and be able to realize themselves and provide for their families. Muitas mulheres enxergam no empreendedorismo a oportunidade da independência financeira, desta maneira é notória a presença feminina em todos os ramos do mercado de trabalho, inclusive nas feiras e mercados. O presente estudo teve por objetivo geral, investigar os motivos que influenciam as mulheres empreendedoras a comercializarem seus produtos no Mercado Municipal de Tabatinga-Amazonas. Os procedimentos técnicos da pesquisa envolveram levantamento bibliográfico e documental, além de pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com trinta e cinco mulheres feirantes que se se dispuseram a participar espontaneamente da pesquisa. Os resultados da pesquisa mostram que as participantes, são mulheres com idade entre 21 a 70 anos, a maioria é solteira, possui o ensino médio como grau máximo de escolaridade, atuam no mercado há mais de 5 anos e obtém renda mensal máxima de até R$ 1.500,00. Dentre os principais motivos que as influenciam a atuarem como feirantes, a necessidade foi o motivo em destaque, bem como a falta de experiência para atuar em outro segmento. Como desafios para a realização de suas atividades do dia a dia, questões relacionadas à infraestrutura e logística, se destacaram como os principais desafios. Neste sentido, conclui-se que o empreendedorismo proporciona diversificadas oportunidades para o alcance financeiro de mulheres, sendo as feiras e mercados ambientes de grande potencialidade comercial e de inclusão social, permitindo às feirantes estarem economicamente ativas e poderem se realizar e prover a família. 1 Não 2023-09-19T19:08:28Z 2023-09-19T19:08:28Z 2023-06-16 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6913 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
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