Artigo

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores

Attention Deficit Hyperactivity Disorder-ADHD is a disorder that appears in the first years of life, affecting 5% in this phase and 2.5% of adults. Statistician of Mental Disorders 5th edition) its main characteristic is the distraction because the individual finds it very difficult to stay focused...

ver descrição completa

Autor principal: Rolim, Rebeca Coelho
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7015
id oai:localhost:prefix-7015
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-70152025-03-10T21:10:15Z Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores Attention Deficit Hyperactivity Disorder and teacher training Rolim, Rebeca Coelho Cavalcanti, Francisca Maria Coelho http://lattes.cnpq.br/5069100557464879 Oliveira, Felipe Gomes de Souza, Adriano Honorato de Cursos de Pedagogia Pedagogy Courses Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Formação de professores Inclusão Attention Deficit Hyperactivity Disorder Teacher training Inclusion CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Distúrbios do comportamento em crianças Professores - Formação Inclusão escolar Attention Deficit Hyperactivity Disorder-ADHD is a disorder that appears in the first years of life, affecting 5% in this phase and 2.5% of adults. Statistician of Mental Disorders 5th edition) its main characteristic is the distraction because the individual finds it very difficult to stay focused and perform his activities; from the age of three, its characteristics become much more noticeable. As the school is characterized not only to receive them from a very early age, but also to welcome them with all their diversities, it is therefore essential that this environment is qualified, with teachers trained to develop work that recognize these singularities and ensure their rights, essentially the right to school education. So, given these considerations, this research aimed to investigate how the initial training of teachers is taking place to work with children who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Methodologically, he opted for the bibliographic and documental path, based on laws, decrees, acts that defend the right to education and, fundamentally, quality education, as well as and in particular, he focused on a preliminary analysis of seven Curricula of the Pedagogy courses of Federal Universities located in northern Brazil. As a result, curricula were obtained that open space for dialogue on the theme presented and others that are not flexible to recent disorders. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH é um transtorno que surge nos primeiros anos de vida, afetando 5% nessa fase e 2,5% de pessoas adultas.De acordo com o DSM-5(2014) (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição) sua principal característica é a distração pois o indivíduo sente muita dificuldade em manter foco e executar suas atividades; a partir dos três anos de idade suas características se tornam bem mais perceptíveis. Sendo a escola caracterizada não só para recebê-las desde muito cedo, como também de acolhê-la com todas suas diversidades, faz-se, portanto, indispensável que este ambiente esteja qualificado, com professores/as formados/as para desenvolver um trabalho que reconheça essas singularidades e assegure seus direitos, essencialmente o direito à educação escolar. Assim que diante dessas considerações, esta pesquisa objetivou investigar como está se dando a formação inicial dos professores para trabalharem com crianças que possuem Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Metodologicamente optou pelo caminho bibliográfico e documental, amparou-se em leis, decretos, atos que defendem o direito à educação e fundamentalmente a educação de qualidade, bem como e em especial, debruçou-se em analisar preliminarmente sete Currículos dos cursos Pedagogia de Universidades Federais situadas no norte do Brasil. Como resultado obteve-se currículos que abrem espaço para dialogar sobre a temática apresentada e outras não flexíveis aos transtornos recentes. 3 Não 2023-10-06T13:42:49Z 2023-10-06T13:42:49Z 2023-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo ROLIM, Rebeca Coelho. Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade e a formação de professores: uma pesquisa em currículos de pedagogia. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7015 por Acesso Aberto Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Cursos de Pedagogia
Pedagogy Courses
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Formação de professores
Inclusão
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Teacher training
Inclusion
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Distúrbios do comportamento em crianças
Professores - Formação
Inclusão escolar
spellingShingle Cursos de Pedagogia
Pedagogy Courses
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Formação de professores
Inclusão
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Teacher training
Inclusion
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Distúrbios do comportamento em crianças
Professores - Formação
Inclusão escolar
Rolim, Rebeca Coelho
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores
topic_facet Cursos de Pedagogia
Pedagogy Courses
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Formação de professores
Inclusão
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Teacher training
Inclusion
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Distúrbios do comportamento em crianças
Professores - Formação
Inclusão escolar
description Attention Deficit Hyperactivity Disorder-ADHD is a disorder that appears in the first years of life, affecting 5% in this phase and 2.5% of adults. Statistician of Mental Disorders 5th edition) its main characteristic is the distraction because the individual finds it very difficult to stay focused and perform his activities; from the age of three, its characteristics become much more noticeable. As the school is characterized not only to receive them from a very early age, but also to welcome them with all their diversities, it is therefore essential that this environment is qualified, with teachers trained to develop work that recognize these singularities and ensure their rights, essentially the right to school education. So, given these considerations, this research aimed to investigate how the initial training of teachers is taking place to work with children who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Methodologically, he opted for the bibliographic and documental path, based on laws, decrees, acts that defend the right to education and, fundamentally, quality education, as well as and in particular, he focused on a preliminary analysis of seven Curricula of the Pedagogy courses of Federal Universities located in northern Brazil. As a result, curricula were obtained that open space for dialogue on the theme presented and others that are not flexible to recent disorders.
author_additional Cavalcanti, Francisca Maria Coelho
author_additionalStr Cavalcanti, Francisca Maria Coelho
format Artigo
author Rolim, Rebeca Coelho
title Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores
title_short Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores
title_full Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores
title_fullStr Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores
title_full_unstemmed Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores
title_sort transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a formação de professores
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7015
_version_ 1831969962886955008
score 11.755432