Artigo

A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum

This work aims to report, from the perspective of common classroom teachers, the inclusion of children with physical disabilities in the school environment, in a municipal school in the municipality of Parintins/Amazonas, also presenting if there are difficulties of teachers in the inclusion of chil...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Ruth Mariza Santos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7021
id oai:localhost:prefix-7021
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-70212023-10-06T15:24:35Z A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum Silva, Ruth Mariza Santos Pereira, Denilson Diniz http://lattes.cnpq.br/3069772994964210 Pinto, Mariê Augusta de Souza Duarte, Mateus de Souza https://orcid.org/0000-0003-3807-8885 Inclusão Deficiência física Sala de aula comum Professores Inclusion Physical disability Common classroom Teachers CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Inclusão escolar Educação inclusiva Crianças com deficiência - Educação This work aims to report, from the perspective of common classroom teachers, the inclusion of children with physical disabilities in the school environment, in a municipal school in the municipality of Parintins/Amazonas, also presenting if there are difficulties of teachers in the inclusion of children. with physical disabilities and what practices were used to monitor children in the classroom, the research subjects were enrolled students and teachers who work and deal directly with children with physical disabilities in the municipal school in the 1st to 5th year of elementary school , data were collected during observation at school and semi-structured interviews with teachers and was theoretically based on authors Gartner and Lipsky (1987), Pacheco (2007), Brazil (2015), Diniz (2022), among others who address the theme of the work. With regard to the results, when we analyze the teachers' understanding, it is clear that there are still difficulties that influence the view that the problem is centered on the person with a disability and not on the school context, however, adaptations are needed at school for inclusion. actually these students. However, this study aims to give the teacher a relevant role in the process of inclusion of students with physical disabilities, given all the difficulties faced. Este trabalho tem como objetivo relatar a partir da ótica de professores de sala de aula comum a inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar, em uma escola municipal do município de Parintins/Amazonas, apresentando também se há dificuldades dos professores na inclusão das crianças com deficiência física e quais as práticas usadas para o acompanhamento das crianças em sala de aula, os sujeitos da pesquisa foram alunos matriculados e professores que atuam e lidam diretamente com crianças com deficiência física na escola municipal nas séries de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os dados foram coletados durante a observação na escola e entrevista semiestruturada com os professores e teve como base teórica os autores Gartner e Lipsky (1987), Pacheco (2007), Brasil (2015), Diniz (2022), entre outros que abordam sobre a temática do trabalho. No tocante aos resultados, ao analisarmos o entendimento dos professores percebe-se que ainda há dificuldades que influenciam para uma visão que o problema está centrado na pessoa com deficiência e não no contexto escolar, porém, é necessário adaptações na escola para que haja uma inclusão de fato desses alunos. Contudo, esse estudo é para darmos ao professor um papel de relevância para o processo de inclusão dos alunos com deficiência física, dada todas as dificuldades enfrentadas. 5 Sim 2023-10-06T15:23:08Z 2023-10-06T15:23:08Z 2023-02-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7021 por Acesso Aberto Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Inclusão
Deficiência física
Sala de aula comum
Professores
Inclusion
Physical disability
Common classroom
Teachers
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Crianças com deficiência - Educação
spellingShingle Inclusão
Deficiência física
Sala de aula comum
Professores
Inclusion
Physical disability
Common classroom
Teachers
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Crianças com deficiência - Educação
Silva, Ruth Mariza Santos
A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum
topic_facet Inclusão
Deficiência física
Sala de aula comum
Professores
Inclusion
Physical disability
Common classroom
Teachers
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Crianças com deficiência - Educação
description This work aims to report, from the perspective of common classroom teachers, the inclusion of children with physical disabilities in the school environment, in a municipal school in the municipality of Parintins/Amazonas, also presenting if there are difficulties of teachers in the inclusion of children. with physical disabilities and what practices were used to monitor children in the classroom, the research subjects were enrolled students and teachers who work and deal directly with children with physical disabilities in the municipal school in the 1st to 5th year of elementary school , data were collected during observation at school and semi-structured interviews with teachers and was theoretically based on authors Gartner and Lipsky (1987), Pacheco (2007), Brazil (2015), Diniz (2022), among others who address the theme of the work. With regard to the results, when we analyze the teachers' understanding, it is clear that there are still difficulties that influence the view that the problem is centered on the person with a disability and not on the school context, however, adaptations are needed at school for inclusion. actually these students. However, this study aims to give the teacher a relevant role in the process of inclusion of students with physical disabilities, given all the difficulties faced.
author_additional Pereira, Denilson Diniz
author_additionalStr Pereira, Denilson Diniz
format Artigo
author Silva, Ruth Mariza Santos
title A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum
title_short A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum
title_full A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum
title_fullStr A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum
title_full_unstemmed A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum
title_sort inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7021
_version_ 1779430617542295552
score 11.653393