Trabalho de Conclusão de Curso

Gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant - AM

This course conclusion work has as its theme 'Participatory Management at School: an analysis of management work from the conception of managers of public schools in the urban area of the municipality of Benjamin Constant - AM." The study aimed to understand how school management in the participator...

ver descrição completa

Autor principal: Lorenço, Eluziane Ambrozio
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7077
id oai:localhost:prefix-7077
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-70772023-10-17T23:17:14Z Gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant - AM Lorenço, Eluziane Ambrozio Silva, Oderlene Bráulio da http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 Silva, Antonia Rodrigues da Campos, Sebastião Melo Gestão democrático participativa Gestão escolar CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Diretores escolares Administradores escolares Escolas - Organização e administração This course conclusion work has as its theme 'Participatory Management at School: an analysis of management work from the conception of managers of public schools in the urban area of the municipality of Benjamin Constant - AM." The study aimed to understand how school management in the participatory democratic perspective is being implemented in public schools in the municipality of Benjamin Constant and the challenges that still arise for its implementation. For this, it became necessary to know the management concept and the role of the school manager of the research subjects; to verify what has been done by managers to implement democratic-participatory management in schools and; reflect on the challenges that arise within the scope of school management and the possibilities of intervening in the problems presented. The study was carried out from texts by authors who discuss the issue of democratic management in schools such as Luck (2009), Fortunati (2007), Luce (2006), among others. The research was configured as a field research with a qualitative approach and phenomenological method. For data collection, open questionnaires were used, answered by the two managers of public schools. Finally, through this research we analyze the role of school management and its possible challenges faced in the current affairs of schools, taking into account, specifically, the case of the management of two public schools by Benjamin Constant. We verified that school management, from the democratic perspective of management, has been promoted in schools, but in a limited way, considering that there are still no elections for managers, school democratization mechanisms are not implemented and actively developed, reducing to the school council. and that there is still resistance to participation on the part of some school professionals and students' families O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como tema ‘Gestão Participativa na Escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant – AM.”O estudo teve como objetivo compreender como a gestão escolar na perspectiva democrático participativa está sendo implementada em escolas públicas do município de Benjamin Constant e os desafios que ainda se apresentam para sua implementação. Para isso tornou-se necessárioconhecer a concepção de gestão e o papel do gestor escolar dos sujeitos da pesquisa;verificar o que vem sendo realizado pelos gestores para efetivação da gestão democrático-participativa nas escolas e;refletir sobre os desafios que se apresentamno âmbito da gestão escolare as possibilidades de intervir nos problemas apresentados. O estudo foi realizado a partir de textos de autores que discutem a questão da gestão democrática na escola como Luck (2009), Fortunati (2007), Luce(2006),dentre outros. A pesquisa configurou-se como umapesquisa de campo de abordagem qualitativa e método fenomenológico.Para coleta de dados foram utilizados questionários abertos, respondidos pelas duas gestoras de escolas públicas. Por fim, através desta pesquisa analisamos o papel da gestão escolar e seus possíveis desafios enfrentadas nas atualidades das escolas, levando em conta, especificamente, o caso da gestão das duas escolas públicas de Benjamin Constant. Verificamos que a gestão escolar, a partir daperspectiva democrática de gestão vem sendo promovida nas escolas,porém de forma limitada, considerando que aindanãoháeleições paragestores, mecanismos de democratização daescola não são implementados e ativamente desenvolvidos reduzindo-se ao conselho escolar e que ainda há resistência à participação por parte de alguns profissionais da escola e por famílias dos alunos. 1 Não 2023-10-17T23:16:40Z 2023-10-17T23:16:40Z 2022-10-10 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7077 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Gestão democrático participativa
Gestão escolar
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Diretores escolares
Administradores escolares
Escolas - Organização e administração
spellingShingle Gestão democrático participativa
Gestão escolar
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Diretores escolares
Administradores escolares
Escolas - Organização e administração
Lorenço, Eluziane Ambrozio
Gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant - AM
topic_facet Gestão democrático participativa
Gestão escolar
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Diretores escolares
Administradores escolares
Escolas - Organização e administração
description This course conclusion work has as its theme 'Participatory Management at School: an analysis of management work from the conception of managers of public schools in the urban area of the municipality of Benjamin Constant - AM." The study aimed to understand how school management in the participatory democratic perspective is being implemented in public schools in the municipality of Benjamin Constant and the challenges that still arise for its implementation. For this, it became necessary to know the management concept and the role of the school manager of the research subjects; to verify what has been done by managers to implement democratic-participatory management in schools and; reflect on the challenges that arise within the scope of school management and the possibilities of intervening in the problems presented. The study was carried out from texts by authors who discuss the issue of democratic management in schools such as Luck (2009), Fortunati (2007), Luce (2006), among others. The research was configured as a field research with a qualitative approach and phenomenological method. For data collection, open questionnaires were used, answered by the two managers of public schools. Finally, through this research we analyze the role of school management and its possible challenges faced in the current affairs of schools, taking into account, specifically, the case of the management of two public schools by Benjamin Constant. We verified that school management, from the democratic perspective of management, has been promoted in schools, but in a limited way, considering that there are still no elections for managers, school democratization mechanisms are not implemented and actively developed, reducing to the school council. and that there is still resistance to participation on the part of some school professionals and students' families
author_additional Silva, Oderlene Bráulio da
author_additionalStr Silva, Oderlene Bráulio da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Lorenço, Eluziane Ambrozio
title Gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant - AM
title_short Gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant - AM
title_full Gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant - AM
title_fullStr Gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant - AM
title_full_unstemmed Gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de Benjamin Constant - AM
title_sort gestão participativa na escola: uma análise do trabalho gestionário a partir da concepção de gestores de escolas públicas da área urbana do município de benjamin constant - am
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7077
_version_ 1780245931977867264
score 11.675608