Trabalho de Conclusão de Curso

Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016

Student retention in higher education refers to the prolonged stay of the student who needs more time than expected in the curriculum to complete the course. This problem affects both private and public higher education institutions. For public institutions, retention results in additional expenses,...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Edilson Coutinho de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7166
id oai:localhost:prefix-7166
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-71662025-03-10T20:52:53Z Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016 Almeida, Edilson Coutinho de Fernandes, Tatiana Brandão http://lattes.cnpq.br/5907956771458160 Bessa, Amanda de Queiroz Trindade, Thaís Lima Retenção discente Graduação Biblioteconomia UFAM Student retention Graduation Library Science UFAM CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA Ensino superior - Avaliação Estudantes universitários Evasão universitária Student retention in higher education refers to the prolonged stay of the student who needs more time than expected in the curriculum to complete the course. This problem affects both private and public higher education institutions. For public institutions, retention results in additional expenses, delay in the entry of new professionals in the training area and, for the student, delay in training and entry into the job market, in addition to demotivation that can lead to evasion or abandonment of the course. In this context, this work has as its general objective to analyze the possible causes of student retention in the face-to-face undergraduate course in Library Science at the Federal University of Amazonas (UFAM), with specific objectives: to raise results of studies already carried out on the subject in other higher education institutions, especially in face-to-face undergraduate courses in Library Science in Brazil; to collect statistical data from UFAM and the Library Science course on retention in the databases of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), linked to the Ministry of Education (MEC) and from other sources, and finally to identify with the coordination of the Library Science course at UFAM the retained students who entered in 2016 and apply a questionnaire as a collection instrument. The research is descriptive and exploratory with a quantitative approach. From the academic data of these students and from the application of a questionnaire with closed and structured questions in the sections: student profile, information about the library science course and causes of retention, possible factors that contributed to the retention of this group were identified. As for the results obtained, at the end of the research, a retention rate of 66.1% of those who entered in 2016 was found, and among the causes that contributed to this result are: difficulty in reconciling study and work, with 83.3%; abandonment of discipline and demotivation, both with 50%. The result indicates that socioeconomic problems are the main factors that contribute to student retention. A retenção de discente no ensino superior refere-se à permanência prolongada do estudante, que precisa de mais tempo do que o previsto na matriz curricular, para concluir o curso. Esse problema afeta tanto as instituições particulares quanto as públicas de ensino superior. Para as instituições públicas, a retenção resulta em gastos adicionais, atraso na entrada de novos profissionais na área de formação e, para o aluno, atraso na formação e entrada no mercado de trabalho, além da desmotivação que pode levar à evasão ou ao abandono do curso. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo geral analisar as possíveis causas da retenção de discente no curso de graduação presencial de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo como objetivos específicos: levantar resultados de estudos já realizados sobre a temática em outras instituições de ensino superior, sobretudo, em cursos de graduação presencial de Biblioteconomia no Brasil; levantar dados estatísticos da UFAM e do curso de Biblioteconomia sobre retenção nas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC) e de outras fontes e, por último, identificar junto à coordenação do curso de Biblioteconomia da UFAM os alunos retidos que ingressaram no ano de 2016 e aplicar um questionário como instrumento de coleta. A pesquisa é descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. A partir dos dados acadêmicos desses alunos e da aplicação de um questionário com questões fechadas e estruturadas nas seções: perfil do aluno, informações sobre o curso de Biblioteconomia e causas da retenção, foram identificados possíveis fatores que contribuíram para a retenção desse grupo. Quanto aos resultados obtidos, ao final da pesquisa, constatou-se um índice de retenção de 66,1% dos ingressantes de 2016. Entre as causas que contribuíram para esse resultado, estão: dificuldade em conciliar estudo e trabalho, com 83,3%; abandono de disciplina e desmotivação, ambos com 50%. O resultado indica que os problemas socioeconômicos são os principais fatores que contribuem para a retenção dos alunos. 2 Colocar tutoriais de exemplo ajuda bastante. Sim As dificuldades estão relacionadas com alguns campos apenas, como por exemplo, a área do conhecimento, na hora da conceder a licença para fins comerciais. 2023-11-06T19:01:36Z 2023-11-06T19:01:36Z 2023-07-14 Trabalho de Conclusão de Curso ALMEIDA, Edilson Coutinho de. Retenção de discentes no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7166 por Acesso Aberto Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Retenção discente
Graduação
Biblioteconomia
UFAM
Student retention
Graduation
Library Science
UFAM
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
Ensino superior - Avaliação
Estudantes universitários
Evasão universitária
spellingShingle Retenção discente
Graduação
Biblioteconomia
UFAM
Student retention
Graduation
Library Science
UFAM
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
Ensino superior - Avaliação
Estudantes universitários
Evasão universitária
Almeida, Edilson Coutinho de
Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016
topic_facet Retenção discente
Graduação
Biblioteconomia
UFAM
Student retention
Graduation
Library Science
UFAM
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
Ensino superior - Avaliação
Estudantes universitários
Evasão universitária
description Student retention in higher education refers to the prolonged stay of the student who needs more time than expected in the curriculum to complete the course. This problem affects both private and public higher education institutions. For public institutions, retention results in additional expenses, delay in the entry of new professionals in the training area and, for the student, delay in training and entry into the job market, in addition to demotivation that can lead to evasion or abandonment of the course. In this context, this work has as its general objective to analyze the possible causes of student retention in the face-to-face undergraduate course in Library Science at the Federal University of Amazonas (UFAM), with specific objectives: to raise results of studies already carried out on the subject in other higher education institutions, especially in face-to-face undergraduate courses in Library Science in Brazil; to collect statistical data from UFAM and the Library Science course on retention in the databases of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), linked to the Ministry of Education (MEC) and from other sources, and finally to identify with the coordination of the Library Science course at UFAM the retained students who entered in 2016 and apply a questionnaire as a collection instrument. The research is descriptive and exploratory with a quantitative approach. From the academic data of these students and from the application of a questionnaire with closed and structured questions in the sections: student profile, information about the library science course and causes of retention, possible factors that contributed to the retention of this group were identified. As for the results obtained, at the end of the research, a retention rate of 66.1% of those who entered in 2016 was found, and among the causes that contributed to this result are: difficulty in reconciling study and work, with 83.3%; abandonment of discipline and demotivation, both with 50%. The result indicates that socioeconomic problems are the main factors that contribute to student retention.
author_additional Fernandes, Tatiana Brandão
author_additionalStr Fernandes, Tatiana Brandão
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Almeida, Edilson Coutinho de
title Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016
title_short Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016
title_full Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016
title_fullStr Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016
title_full_unstemmed Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016
title_sort retenção de discentes no curso de graduação de biblioteconomia da universidade federal do amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7166
_version_ 1831969984432046080
score 11.753735