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Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação da qualidade do serviço de referência e informação sob a ótica dos usuários: estudo em uma biblioteca especializada em saúde
This study aimed to verify the quality of the services provided by the Reference Service of a Specialized Library, based on the evaluation of users, aiming at its continuous improvement. The study focused on analyzing the quality of services at the Escola Profissionalizante Enfermeira Sanitarista Fr...
Autor principal: | Rabelo, Levi Antonio Faneco |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7260 |
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oai:localhost:prefix-72602025-03-10T21:19:49Z Avaliação da qualidade do serviço de referência e informação sob a ótica dos usuários: estudo em uma biblioteca especializada em saúde Rabelo, Levi Antonio Faneco Inomata, Danielly Oliveira http://lattes.cnpq.br/6976397161261491 Bessa, Amanda de Queiroz http://lattes.cnpq.br/5877639279256994 Almeida, Luiz Fernando Corrêa de http://lattes.cnpq.br/7375347450143773 Serviço de referência e informação Reference and information service Qualidade em serviço Determinantes de qualidade em bibliotecas Modelos de avaliação Quality in service Determinants of quality in libraries Assessment models CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA Serviços de informação - Estudo de usuários Serviços de informação - Avaliação This study aimed to verify the quality of the services provided by the Reference Service of a Specialized Library, based on the evaluation of users, aiming at its continuous improvement. The study focused on analyzing the quality of services at the Escola Profissionalizante Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra through a model of determinants that allows evaluating the quality of services in libraries. To achieve the purpose of the research, the specific steps taken were to characterize the specialized library and the reference service. After that, the determinants of service quality in Specialized Libraries were identified in order to carry out a diagnosis of user satisfaction with regard to the quality of reference services. This is an exploratory and descriptive research, of a qualitative and quantitative nature, having as a universe the 1186 students linked to technical courses, specializations and professional qualifications, through questionnaires applied to 25 users, the perception of users and their experience were evaluated and their experience in the reference services provided by the library. In this evaluation, the LibQUAL+® scale was used as a tool. After diagnosing the degree of user satisfaction, it was found that the library, despite having a good degree of satisfaction in its services, needs to develop a scenario of improvements in the faults accused in the elements Affective Value of the Service, Information Control and Library as a Place. Este estudo teve como objetivo verificar a qualidade dos serviços prestados pelo Setor de Referência de uma Biblioteca Especializada, a partir da avaliação dos usuários visando a sua melhoria contínua. O estudo focou em analisar a qualidade dos serviços da Biblioteca da Escola Profissionalizante Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra através de um modelo de determinantes que permite avaliar a qualidade dos serviços em bibliotecas. Para alcançar a finalidade da pesquisa, os passos específicos realizados foram caracterizar a biblioteca especializada e o serviço de referência. Após isto foi identificado os determinantes de qualidade em serviços nas Bibliotecas Especializadas a fim de realizar um diagnóstico de satisfação dos usuários com relação à qualidade nos serviços de referência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo, tendo como universo os 1186 discentes vinculados aos cursos técnicos, especializações e qualificações profissionais, por meio de 25 questionários aplicados aos usuários avaliou-se a percepção dos usuários e sua experiência nos serviços de referência prestados pela biblioteca. Utilizou-se nesta avaliação a escala LibQUAL+® como ferramenta. Após o diagnóstico do grau de satisfação dos usuários foi constatado que a biblioteca apesar de apresentar um bom grau de satisfação em seus serviços, precisa desenvolver um cenário de melhorias nas falhas acusadas nos elementos Valor Afetivo do Serviço, Controle de Informação e Biblioteca como Lugar. 3 Acredito que uma capacitação com os alunos que vão defender o TCC ou até mesmo com outros trabalhos sobre como realizar o autodepósito Sim No campo das palavras-chave do resumo, fica muito abstrato o que tem que ser feito 2024-01-08T00:20:24Z 2024-01-08T00:20:24Z 2023-06-23 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7260 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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This study aimed to verify the quality of the services provided by the Reference Service of a Specialized Library, based on the evaluation of users, aiming at its continuous improvement. The study focused on analyzing the quality of services at the Escola Profissionalizante Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra through a model of determinants that allows evaluating the quality of services in libraries. To achieve the purpose of the research, the specific steps taken were to characterize the specialized library and the reference service. After that, the determinants of service quality in Specialized Libraries were identified in order to carry out a diagnosis of user satisfaction with regard to the quality of reference services. This is an exploratory and descriptive research, of a qualitative and quantitative nature, having as a universe the 1186 students linked to technical courses, specializations and professional qualifications, through questionnaires applied to 25 users, the perception of users and their experience were evaluated and their experience in the reference services provided by the library. In this evaluation, the LibQUAL+® scale was used as a tool. After diagnosing the degree of user satisfaction, it was found that the library, despite having a good degree of satisfaction in its services, needs to develop a scenario of improvements in the faults accused in the elements Affective Value of the Service, Information Control and Library as a Place. |
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