/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental
La etapa de lectoescritura y lectoescritura es sumamente importante para el estudiante, siendo un tema de estudio esencial para el docente, por ello, el presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presenta como tema los desafíos en la práctica de la lectoescritura y lectoescritura. Tuvo como ob...
Autor principal: | Santos, Vanessa PInto dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7298 |
id |
oai:localhost:prefix-7298 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-72982025-03-10T20:55:28Z A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental Santos, Vanessa PInto dos Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva http://lattes.cnpq.br/4592975066233768 Silva, Oderlene Braulio da Ferreira, Jarliane da Silva Alfabetização Ensino - aprendizagem CIENCIAS HUMANAS Educação infantil - Finalidades e objetivos Letramento La etapa de lectoescritura y lectoescritura es sumamente importante para el estudiante, siendo un tema de estudio esencial para el docente, por ello, el presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presenta como tema los desafíos en la práctica de la lectoescritura y lectoescritura. Tuvo como objetivo comprender el proceso de lectoescritura y lectoescritura de alumnos de la enseñanza básica, identificando los desafíos en las prácticas pedagógicas. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública que atiende a niños de educación infantil y los primeros años de la escuela primaria, ubicada en el municipio de Benjamín Constant, zona fronteriza, Alto Solimões, en el estado de Amazonas. El procedimiento metodológico siguió una investigación cualitativa bibliográfica y de campo. Como instrumento de recolección de datos se utilizó la observación participante. Como aporte teórico se utilizaron teóricos como Barbosa (2013), Araújo (1996), Ferreiro (1996), Teberosky (1985), Soares (1999), Kleimam (2007), Mortatti (2004). Como resultado de la investigación se concluyó que la lectoescritura y lectoescritura no es una tarea fácil, ya que requería mucho estudio por parte del docente y siempre era necesario evaluar y mejorar sus prácticas educativas. Se entendió que lectoescritura y lectoescritura son procesos diferentes, cada uno tiene sus especificidades, pero se vuelven complementarios e inseparables, ambos son esenciales para la adquisición de la lectura y la escritura, haciendo así efectivo el proceso de enseñanza-aprendizaje. A etapa da alfabetização e do letramento é de extrema importância para o educando, sendo uma temática de estudo essencial para o docente, portanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática os desafios na prática da alfabetização e letramento. Teve como objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento dos alunos do ensino fundamental, identificando os desafios nas práticas pedagógicas. A investigação foi realizada em uma escola publica que atende alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, situada no município de Benjamin Constant, zona de fronteira, alto Solimões, do estado do Amazonas. O procedimento metodológico seguiu a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação participante. Como aporte teórico se utilizou teóricos como Barbosa (2013), Araújo (1996), Ferreiro ( 1996), Teberosky (1985), Soares (1999), Kleimam (2007), Mortatti (2004). Como resultado de pesquisa, concluiu-se que alfabetizar e letrar não é tarefa fácil, pois exigi do docente muito estudo e sendo necessário sempre avaliar e aprimorar suas práticas educacionais. Compreendeu-se que alfabetização e letramento são processos distintos, cada um possui suas especificidades, mas tornam-se complementares e inseparáveis, ambos são indispensáveis para a aquisição da leitura e da escrita, tornando assim, o processo de ensino-aprendizagem eficaz. 1 Não 2024-01-18T18:11:33Z 2024-01-18T18:11:33Z 2022-10-05 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7298 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Alfabetização Ensino - aprendizagem CIENCIAS HUMANAS Educação infantil - Finalidades e objetivos Letramento |
spellingShingle |
Alfabetização Ensino - aprendizagem CIENCIAS HUMANAS Educação infantil - Finalidades e objetivos Letramento Santos, Vanessa PInto dos A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental |
topic_facet |
Alfabetização Ensino - aprendizagem CIENCIAS HUMANAS Educação infantil - Finalidades e objetivos Letramento |
description |
La etapa de lectoescritura y lectoescritura es sumamente importante para el estudiante,
siendo un tema de estudio esencial para el docente, por ello, el presente Trabajo de
Conclusión de Curso (TCC) presenta como tema los desafíos en la práctica de la
lectoescritura y lectoescritura. Tuvo como objetivo comprender el proceso de lectoescritura
y lectoescritura de alumnos de la enseñanza básica, identificando los desafíos en las
prácticas pedagógicas. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública que atiende
a niños de educación infantil y los primeros años de la escuela primaria, ubicada en el
municipio de Benjamín Constant, zona fronteriza, Alto Solimões, en el estado de
Amazonas. El procedimiento metodológico siguió una investigación cualitativa
bibliográfica y de campo. Como instrumento de recolección de datos se utilizó la
observación participante. Como aporte teórico se utilizaron teóricos como Barbosa (2013),
Araújo (1996), Ferreiro (1996), Teberosky (1985), Soares (1999), Kleimam (2007),
Mortatti (2004). Como resultado de la investigación se concluyó que la lectoescritura y
lectoescritura no es una tarea fácil, ya que requería mucho estudio por parte del docente y
siempre era necesario evaluar y mejorar sus prácticas educativas. Se entendió que
lectoescritura y lectoescritura son procesos diferentes, cada uno tiene sus especificidades,
pero se vuelven complementarios e inseparables, ambos son esenciales para la adquisición
de la lectura y la escritura, haciendo así efectivo el proceso de enseñanza-aprendizaje. |
author_additional |
Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva |
author_additionalStr |
Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Santos, Vanessa PInto dos |
title |
A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental |
title_short |
A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental |
title_full |
A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental |
title_fullStr |
A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental |
title_sort |
prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do ensino fundamental |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7298 |
_version_ |
1831970015443681280 |
score |
11.755432 |