Trabalho de Conclusão de Curso

A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental

La etapa de lectoescritura y lectoescritura es sumamente importante para el estudiante, siendo un tema de estudio esencial para el docente, por ello, el presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presenta como tema los desafíos en la práctica de la lectoescritura y lectoescritura. Tuvo como ob...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Vanessa PInto dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7298
id oai:localhost:prefix-7298
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-72982025-03-10T20:55:28Z A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental Santos, Vanessa PInto dos Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva http://lattes.cnpq.br/4592975066233768 Silva, Oderlene Braulio da Ferreira, Jarliane da Silva Alfabetização Ensino - aprendizagem CIENCIAS HUMANAS Educação infantil - Finalidades e objetivos Letramento La etapa de lectoescritura y lectoescritura es sumamente importante para el estudiante, siendo un tema de estudio esencial para el docente, por ello, el presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presenta como tema los desafíos en la práctica de la lectoescritura y lectoescritura. Tuvo como objetivo comprender el proceso de lectoescritura y lectoescritura de alumnos de la enseñanza básica, identificando los desafíos en las prácticas pedagógicas. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública que atiende a niños de educación infantil y los primeros años de la escuela primaria, ubicada en el municipio de Benjamín Constant, zona fronteriza, Alto Solimões, en el estado de Amazonas. El procedimiento metodológico siguió una investigación cualitativa bibliográfica y de campo. Como instrumento de recolección de datos se utilizó la observación participante. Como aporte teórico se utilizaron teóricos como Barbosa (2013), Araújo (1996), Ferreiro (1996), Teberosky (1985), Soares (1999), Kleimam (2007), Mortatti (2004). Como resultado de la investigación se concluyó que la lectoescritura y lectoescritura no es una tarea fácil, ya que requería mucho estudio por parte del docente y siempre era necesario evaluar y mejorar sus prácticas educativas. Se entendió que lectoescritura y lectoescritura son procesos diferentes, cada uno tiene sus especificidades, pero se vuelven complementarios e inseparables, ambos son esenciales para la adquisición de la lectura y la escritura, haciendo así efectivo el proceso de enseñanza-aprendizaje. A etapa da alfabetização e do letramento é de extrema importância para o educando, sendo uma temática de estudo essencial para o docente, portanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática os desafios na prática da alfabetização e letramento. Teve como objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento dos alunos do ensino fundamental, identificando os desafios nas práticas pedagógicas. A investigação foi realizada em uma escola publica que atende alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, situada no município de Benjamin Constant, zona de fronteira, alto Solimões, do estado do Amazonas. O procedimento metodológico seguiu a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação participante. Como aporte teórico se utilizou teóricos como Barbosa (2013), Araújo (1996), Ferreiro ( 1996), Teberosky (1985), Soares (1999), Kleimam (2007), Mortatti (2004). Como resultado de pesquisa, concluiu-se que alfabetizar e letrar não é tarefa fácil, pois exigi do docente muito estudo e sendo necessário sempre avaliar e aprimorar suas práticas educacionais. Compreendeu-se que alfabetização e letramento são processos distintos, cada um possui suas especificidades, mas tornam-se complementares e inseparáveis, ambos são indispensáveis para a aquisição da leitura e da escrita, tornando assim, o processo de ensino-aprendizagem eficaz. 1 Não 2024-01-18T18:11:33Z 2024-01-18T18:11:33Z 2022-10-05 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7298 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Alfabetização
Ensino - aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS
Educação infantil - Finalidades e objetivos
Letramento
spellingShingle Alfabetização
Ensino - aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS
Educação infantil - Finalidades e objetivos
Letramento
Santos, Vanessa PInto dos
A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental
topic_facet Alfabetização
Ensino - aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS
Educação infantil - Finalidades e objetivos
Letramento
description La etapa de lectoescritura y lectoescritura es sumamente importante para el estudiante, siendo un tema de estudio esencial para el docente, por ello, el presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presenta como tema los desafíos en la práctica de la lectoescritura y lectoescritura. Tuvo como objetivo comprender el proceso de lectoescritura y lectoescritura de alumnos de la enseñanza básica, identificando los desafíos en las prácticas pedagógicas. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública que atiende a niños de educación infantil y los primeros años de la escuela primaria, ubicada en el municipio de Benjamín Constant, zona fronteriza, Alto Solimões, en el estado de Amazonas. El procedimiento metodológico siguió una investigación cualitativa bibliográfica y de campo. Como instrumento de recolección de datos se utilizó la observación participante. Como aporte teórico se utilizaron teóricos como Barbosa (2013), Araújo (1996), Ferreiro (1996), Teberosky (1985), Soares (1999), Kleimam (2007), Mortatti (2004). Como resultado de la investigación se concluyó que la lectoescritura y lectoescritura no es una tarea fácil, ya que requería mucho estudio por parte del docente y siempre era necesario evaluar y mejorar sus prácticas educativas. Se entendió que lectoescritura y lectoescritura son procesos diferentes, cada uno tiene sus especificidades, pero se vuelven complementarios e inseparables, ambos son esenciales para la adquisición de la lectura y la escritura, haciendo así efectivo el proceso de enseñanza-aprendizaje.
author_additional Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
author_additionalStr Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Santos, Vanessa PInto dos
title A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental
title_short A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental
title_full A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental
title_fullStr A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental
title_full_unstemmed A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental
title_sort prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7298
_version_ 1831970015443681280
score 11.755432