/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural
At first, mathematics is seen by students as a monotonous discipline, a constant complaint among students, since the focus of the learning process is on students, in this sense, for this to happen, it is necessary to awaken their interest. Through, academic experiences provide me, to research on thi...
Autor principal: | Dantas, Kelson Paiva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7317 |
id |
oai:localhost:prefix-7317 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-73172025-03-10T21:15:04Z A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural The use of playful games in mathematical learning with students of the 6th grade of elementary school in a municipal school in the rural area Dantas, Kelson Paiva Carvalho, Claudeilsio do Nascimento http://lattes.cnpq.br/5085560293588785 Santos, Jefferson Ferreira dos http://lattes.cnpq.br/2356142549805125 Anjos, Adlas Oliveira dos Ensino Fundamental Jogos Operações básicas CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Jogos educativos - Matemática Jogos no ensino de matemática Matemática (Ensino fundamental) At first, mathematics is seen by students as a monotonous discipline, a constant complaint among students, since the focus of the learning process is on students, in this sense, for this to happen, it is necessary to awaken their interest. Through, academic experiences provide me, to research on this topic. The use of ludic games in mathematical learning: with students of the 6th year of elementary school in a municipal school in the rural area. In this sense, the need to facilitate learning with basic operations in the sixth year of elementary school led me to use games as an alternative for learning these contents. Despite this, this research has the general objective of analyzing the pedagogical action of ludic games as teaching strategies in the four mathematical operations, identifying ludic games with an educational function, there is a pedagogical purpose and its importance in teaching/learning mathematics, in the same way, verifying the use of ludic games in learning the four operations. In this sense, in order to reach the objective, a field research was carried out with an of a qualitative approach. In this way, this research was applied to students of the 6th year of Elementary School of a Municipal School in the municipality of Coari - AM located in the rural area. A princípio, a matemática é vista pelos alunos como uma disciplina monótona, uma reclamação constante entre os estudantes, uma vez que o foco do processo de aprendizagem são os educandos, nesse sentido, para que isso aconteça é preciso despertar o interesse dos mesmos. Mediante, as experiências acadêmicas proporcionaram-me, a pesquisar sobre esse tema. A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural. Nesse sentido, a necessidade de facilitar o aprendizado com as operações básicas no sexto ano do ensino fundamental levaram-me a utilizar jogos como uma alternativa para o aprendizado desses conteúdo. Apesar disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a ação pedagógica dos jogos lúdicos como estratégias de ensino nas quatros operações Matemáticas, identificando os jogos lúdicos com função educativa, há um fim pedagógico e a sua importância ensino/aprendizagem da matemática, do mesmo modo, verificando a utilização dos jogos lúdicos na aprendizagem das quatro operações. Nesse sentido, para alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Dessa forma, essa pesquisa foi aplicada com alunos do 6º Ano do ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Coari – AM localizada na zona rural. 3 Não 2024-01-24T01:40:21Z 2024-01-24T01:40:21Z 2023-06-20 Trabalho de Conclusão de Curso DANTAS, Kelson Paiva. A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7317 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari (AM) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Ensino Fundamental Jogos Operações básicas CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Jogos educativos - Matemática Jogos no ensino de matemática Matemática (Ensino fundamental) |
spellingShingle |
Ensino Fundamental Jogos Operações básicas CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Jogos educativos - Matemática Jogos no ensino de matemática Matemática (Ensino fundamental) Dantas, Kelson Paiva A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural |
topic_facet |
Ensino Fundamental Jogos Operações básicas CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Jogos educativos - Matemática Jogos no ensino de matemática Matemática (Ensino fundamental) |
description |
At first, mathematics is seen by students as a monotonous discipline, a constant complaint among students, since the focus of the learning process is on students, in this sense, for this to happen, it is necessary to awaken their interest. Through, academic experiences provide me, to research on this topic. The use of ludic games in mathematical learning: with students of the 6th year of elementary school in a municipal school in the rural area. In this sense, the need to facilitate learning with basic operations in the sixth year of elementary school led me to use games as an alternative for learning these contents. Despite this, this research has the general objective of analyzing the pedagogical action of ludic games as teaching strategies in the four mathematical operations, identifying ludic games with an educational function, there is a pedagogical purpose and its importance in teaching/learning mathematics, in the same way, verifying the use of ludic games in learning the four operations. In this sense, in order to reach the objective, a field research was carried out with an of a qualitative approach. In this way, this research was applied to students of the 6th year of Elementary School of a Municipal School in the municipality of Coari - AM located in the rural area. |
author_additional |
Carvalho, Claudeilsio do Nascimento |
author_additionalStr |
Carvalho, Claudeilsio do Nascimento |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Dantas, Kelson Paiva |
title |
A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural |
title_short |
A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural |
title_full |
A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural |
title_fullStr |
A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural |
title_full_unstemmed |
A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural |
title_sort |
utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7317 |
_version_ |
1831969999591309312 |
score |
11.755432 |