Trabalho de Conclusão de Curso

O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM

In this work, we carried out an approach to a differentiated practical class that aimed to teach the student random experiment, sample space, event and probability through bingo, working with 29 students from the 1st year of high school at a school in the municipality of Lábrea. Initially, we carrie...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Maria Adriana Silva de
Outros Autores: Silva, Roseni Vasconcelos da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7427
id oai:localhost:prefix-7427
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-74272025-03-10T20:53:57Z O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM Oliveira, Maria Adriana Silva de Silva, Roseni Vasconcelos da Silva, Roberto Cristovão Mesquita http://lattes.cnpq.br/8634157590248613 Oliveira, Disney Douglas de Lima Salvatierra Junior, Mário Jogos Ensino Matemática Probabilidade CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Jogos no ensino de matemática Jogos educativos Matemática - Estudo e ensino In this work, we carried out an approach to a differentiated practical class that aimed to teach the student random experiment, sample space, event and probability through bingo, working with 29 students from the 1st year of high school at a school in the municipality of Lábrea. Initially, we carried out a bibliographical research on the use of games in teaching mathematics, where we consulted several works that served as the basis for our study, then we chose the choice and school the lesson plan. The next moment we visited the school where we were going to apply the plan, and finally, we held the class. As a result, we evaluated that the students enjoyed the activity and that it is essential to seek methodologies that significantly favor mathematical knowledge, where we concluded at the end of the activity that if we combine these two arts (Mathematics and Ludic) we will be able to create satisfactory learning opportunities with the objective of students to absolve knowledge logically and effectively. Keywords: Games, Teaching, Mathematics. Neste trabalho realizamos uma abordagem da aula prática diferenciada que teve o objetivo de ensinar ao aluno experimento aleatório, espaço amostral, evento e probabilidade através do bingo, sendo trabalhado a ludicidade com 29 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola do município de Lábrea. Inicialmente realizamos pesquisa bibliográfica sobre o uso de jogos no ensino da matemática, onde consultamos várias obras que serviram de base para nosso estudo, em seguida escolhemos a escola e iniciamos o plano de aula. No momento seguinte visitamos a escola onde iríamos aplicar o plano e por fim realizamos a aula. Como resultado avaliamos que os alunos gostaram da atividade e que é essencial buscarmos metodologias que favoreçam significativamente o conhecimento matemático, onde concluímos ao final da atividade que se aliarmos essas duas artes (Matemática e Lúdico) poderemos criar oportunidades de aprendizagem satisfatória com objetivo dos alunos absolverem o conhecimento de forma lógica e eficaz. 3 Sim as instruções não estão claras 2024-03-12T03:56:12Z 2024-03-12T03:56:12Z 2023-05-26 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7427 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICE - Instituto de Ciências Exatas Labrea (AM) Especialização em ensino da Matemática para o Ensino Médio
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Jogos
Ensino
Matemática
Probabilidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
Matemática - Estudo e ensino
spellingShingle Jogos
Ensino
Matemática
Probabilidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
Matemática - Estudo e ensino
Oliveira, Maria Adriana Silva de
O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM
topic_facet Jogos
Ensino
Matemática
Probabilidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
Matemática - Estudo e ensino
description In this work, we carried out an approach to a differentiated practical class that aimed to teach the student random experiment, sample space, event and probability through bingo, working with 29 students from the 1st year of high school at a school in the municipality of Lábrea. Initially, we carried out a bibliographical research on the use of games in teaching mathematics, where we consulted several works that served as the basis for our study, then we chose the choice and school the lesson plan. The next moment we visited the school where we were going to apply the plan, and finally, we held the class. As a result, we evaluated that the students enjoyed the activity and that it is essential to seek methodologies that significantly favor mathematical knowledge, where we concluded at the end of the activity that if we combine these two arts (Mathematics and Ludic) we will be able to create satisfactory learning opportunities with the objective of students to absolve knowledge logically and effectively. Keywords: Games, Teaching, Mathematics.
author_additional Silva, Roberto Cristovão Mesquita
author_additionalStr Silva, Roberto Cristovão Mesquita
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Oliveira, Maria Adriana Silva de
author2 Silva, Roseni Vasconcelos da
author2Str Silva, Roseni Vasconcelos da
title O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM
title_short O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM
title_full O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM
title_fullStr O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM
title_full_unstemmed O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM
title_sort o uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de lábrea-am
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7427
_version_ 1831970000017031168
score 11.753896