Artigo

Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo

Entrepreneurship is increasingly assuming an important role in generating new businesses. With this in mind, the main objective of this research is to evaluate the perception of students in the business administration course about the teaching of entrepreneurship in a higher education institution in...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Maria Vitalina dos Santos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7549
id oai:localhost:prefix-7549
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-75492025-03-10T21:16:51Z Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo Perception of students from a higher education institution about entrepreneurship education Silva, Maria Vitalina dos Santos Kanda, Jorge Yoshio http://lattes.cnpq.br/9690201622600160 Costa, Maria Emilia Melo da http://lattes.cnpq.br/0565721676199165 Brandão, Cristiane do Nascimento http://lattes.cnpq.br/8182695538893409 Empreendedorismo Administração Educação empreendedora Discentes CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . Entrepreneurship is increasingly assuming an important role in generating new businesses. With this in mind, the main objective of this research is to evaluate the perception of students in the business administration course about the teaching of entrepreneurship in a higher education institution in Amazonas. The chosen methodology consists of a quantitative and qualitative research with content analysis. The data were collected through a questionnaire with closed and open questions, which was answered by 37 university students. The main results obtained indicate that there are barriers in the promotion of practical content on entrepreneurship, a lack of direct interaction with professionals in the area and a lack of intensity in the dissemination of existing programs in the higher education institution. The respondents suggested the integration of mentoring programs regarding entrepreneurship and more dynamic disciplines. Therefore, the research reveals that, although the institution is on the right track in promoting an entrepreneurial culture, there are still actions that require significant improvements. If the institution implements the suggestions received, adopting a more practical approach connected to the market, it will be able to enhance the training of future entrepreneurs, who will be prepared to face the challenges of the contemporary job market and effectively contribute to the economic and social development of the region. O empreendedorismo cada vez mais assume um papel importante na geração de novos negócios. Sabendo disso, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a percepção dos discentes do curso de administração sobre o ensino do empreendedorismo em uma instituição de ensino superior no Amazonas. A metodologia escolhida consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com análise de conteúdo. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas fechadas e aberta respondido por 37 estudantes universitários. Os principais resultados obtidos indicam que existem barreiras na promoção de conteúdos práticos, sobre o empreendedorismo, falta de interação direta com profissionais da área e ausência de intensidade na divulgação dos programas existentes na instituição de ensino superior. Os respondentes sugeriram a integração de programas de mentorias sobre o empreendedorismo e disciplinas mais dinâmicas. Posto isso, a pesquisa revela que, embora a instituição esteja no caminho certo ao promover uma cultura empreendedora, ainda existem ações que necessitam de melhorias significativas. Se a instituição implementar as sugestões recebidas, adotando uma abordagem mais prática e conectada com o mercado, poderá potencializar a formação de futuros empreendedores, que estarão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho contemporâneo e contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico e social da região. 4 Não 2024-08-16T13:46:39Z 2024-08-16T13:46:39Z 2024-07-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo SILVA, Maria Vitalina dos Santos. Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7549 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Administração - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Empreendedorismo
Administração
Educação empreendedora
Discentes
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
spellingShingle Empreendedorismo
Administração
Educação empreendedora
Discentes
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
Silva, Maria Vitalina dos Santos
Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo
topic_facet Empreendedorismo
Administração
Educação empreendedora
Discentes
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
description Entrepreneurship is increasingly assuming an important role in generating new businesses. With this in mind, the main objective of this research is to evaluate the perception of students in the business administration course about the teaching of entrepreneurship in a higher education institution in Amazonas. The chosen methodology consists of a quantitative and qualitative research with content analysis. The data were collected through a questionnaire with closed and open questions, which was answered by 37 university students. The main results obtained indicate that there are barriers in the promotion of practical content on entrepreneurship, a lack of direct interaction with professionals in the area and a lack of intensity in the dissemination of existing programs in the higher education institution. The respondents suggested the integration of mentoring programs regarding entrepreneurship and more dynamic disciplines. Therefore, the research reveals that, although the institution is on the right track in promoting an entrepreneurial culture, there are still actions that require significant improvements. If the institution implements the suggestions received, adopting a more practical approach connected to the market, it will be able to enhance the training of future entrepreneurs, who will be prepared to face the challenges of the contemporary job market and effectively contribute to the economic and social development of the region.
author_additional Kanda, Jorge Yoshio
author_additionalStr Kanda, Jorge Yoshio
format Artigo
author Silva, Maria Vitalina dos Santos
title Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo
title_short Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo
title_full Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo
title_fullStr Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo
title_full_unstemmed Percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo
title_sort percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre o ensino do empreendedorismo
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7549
_version_ 1831970128813621248
score 11.755432