Trabalho de Conclusão de Curso

A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes

Introduction: The search for culinary preparations that are easier to prepare and consume has increased over time, giving way to ultra-processed preparations, as in addition to being easy to access and consume, they have the cheapest economic factor for the Brazilian population. Digital media...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Ruan Wilky Oliveira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7887
id oai:localhost:prefix-7887
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-78872025-03-10T21:09:39Z A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes Silva, Ruan Wilky Oliveira da Vieira, Regina Coeli da Silva http://lattes.cnpq.br/5340174687450301 Lima, Verena Silva http://lattes.cnpq.br/6200574292123162 Grijó, Edilene Lima Suarez, Tayna Ofelia Freitas Lima, Luitgard Clayre Gabriel Carvalho de Mídia Audiovisual Adolescente Meios de Comunicação de Massa Saúde do Adolescente Modalidades Alimentares CIENCIAS DA SAUDE: NUTRIÇÃO Comunicação de massa e adolescentes Adolescentes - Nutrição Introduction: The search for culinary preparations that are easier to prepare and consume has increased over time, giving way to ultra-processed preparations, as in addition to being easy to access and consume, they have the cheapest economic factor for the Brazilian population. Digital media are increasingly present in the lives of teenagers, forming part of their daily lives and becoming an indispensable accessory for the continuation and evolution of life. Knowing this, it is important to observe how these media outlets influence the behaviors of these adolescents, such as eating behaviors. Objective: To analyze how contemporary media vehicles can impact the diet of teenagers living in Amazonas. Method: This is a narrative review on how advertising for ultra-processed foods influences adolescents' food choices through a narrative review. Result: The article is categorized into the following topics: The influence of the media on adolescents' eating habits: a critical analysis; Contextual factors in the influence of media on adolescent eating: a comprehensive analysis; Health consequences: a cautious analysis; Limitations in combating the influence of the media on adolescents’ diet: challenges and reflections. Conclusion: there is a substantial influence of the media on the consumption of ultra-processed foods by adolescentes, including in the Amazon region. Introdução: A busca por preparações culinárias mais fáceis de se preparar e de consumir, aumentou com o passar do tempo, dando espaço para as preparações ultraprocessadas, pois além de fácil acesso e consumo, possui o fator econômico mais barato para a população brasileira. Os meios de comunicação digitais estão cada vez mais presente na vida dos adolescentes, fazendo parte do seu cotidiano e se tornando um acessório indispensável para a continuação e evolução da vida. Sabendo disso, é importante observar de que forma esses veículos de mídia influenciam os comportamentos desses adolescentes, como os comportamentos alimentares. Objetivo: Analisar de que forma os veículos de mídia contemporâneos podem impactar a alimentação de adolescentes residentes no Amazonas. Método: Trata-se de uma revisão narrativa sobre como a publicidade de alimentos ultraprocessados influencia as escolhas alimentares dos adolescentes por meio de uma revisão narrativa. Resultado: O artigo está categorizado nos seguintes tópicos: A influência da mídia na alimentação de adolescentes: uma análise crítica; Fatores contextuais na influência da mídia na alimentação de adolescentes: uma análise abrangente; Consequências para a saúde: uma análise cautelosa; Limitações no combate à influência da mídia na alimentação de adolescentes: desafios e reflexões. Conclusão: há uma influência substancial da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes, inclusive na região Amazônica. 3 Sim 2024-10-02T13:00:11Z 2024-10-02T13:00:11Z 2024-01-09 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7887 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari (AM) Nutrição - Bacharelado - Coari
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Mídia Audiovisual
Adolescente
Meios de Comunicação de Massa
Saúde do Adolescente
Modalidades Alimentares
CIENCIAS DA SAUDE: NUTRIÇÃO
Comunicação de massa e adolescentes
Adolescentes - Nutrição
spellingShingle Mídia Audiovisual
Adolescente
Meios de Comunicação de Massa
Saúde do Adolescente
Modalidades Alimentares
CIENCIAS DA SAUDE: NUTRIÇÃO
Comunicação de massa e adolescentes
Adolescentes - Nutrição
Silva, Ruan Wilky Oliveira da
A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes
topic_facet Mídia Audiovisual
Adolescente
Meios de Comunicação de Massa
Saúde do Adolescente
Modalidades Alimentares
CIENCIAS DA SAUDE: NUTRIÇÃO
Comunicação de massa e adolescentes
Adolescentes - Nutrição
description Introduction: The search for culinary preparations that are easier to prepare and consume has increased over time, giving way to ultra-processed preparations, as in addition to being easy to access and consume, they have the cheapest economic factor for the Brazilian population. Digital media are increasingly present in the lives of teenagers, forming part of their daily lives and becoming an indispensable accessory for the continuation and evolution of life. Knowing this, it is important to observe how these media outlets influence the behaviors of these adolescents, such as eating behaviors. Objective: To analyze how contemporary media vehicles can impact the diet of teenagers living in Amazonas. Method: This is a narrative review on how advertising for ultra-processed foods influences adolescents' food choices through a narrative review. Result: The article is categorized into the following topics: The influence of the media on adolescents' eating habits: a critical analysis; Contextual factors in the influence of media on adolescent eating: a comprehensive analysis; Health consequences: a cautious analysis; Limitations in combating the influence of the media on adolescents’ diet: challenges and reflections. Conclusion: there is a substantial influence of the media on the consumption of ultra-processed foods by adolescentes, including in the Amazon region.
author_additional Vieira, Regina Coeli da Silva
author_additionalStr Vieira, Regina Coeli da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Ruan Wilky Oliveira da
title A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes
title_short A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes
title_full A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes
title_fullStr A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes
title_full_unstemmed A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes
title_sort influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7887
_version_ 1831970065097949184
score 11.755432