/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes
Introduction: The search for culinary preparations that are easier to prepare and consume has increased over time, giving way to ultra-processed preparations, as in addition to being easy to access and consume, they have the cheapest economic factor for the Brazilian population. Digital media...
Autor principal: | Silva, Ruan Wilky Oliveira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7887 |
id |
oai:localhost:prefix-7887 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-78872025-03-10T21:09:39Z A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes Silva, Ruan Wilky Oliveira da Vieira, Regina Coeli da Silva http://lattes.cnpq.br/5340174687450301 Lima, Verena Silva http://lattes.cnpq.br/6200574292123162 Grijó, Edilene Lima Suarez, Tayna Ofelia Freitas Lima, Luitgard Clayre Gabriel Carvalho de Mídia Audiovisual Adolescente Meios de Comunicação de Massa Saúde do Adolescente Modalidades Alimentares CIENCIAS DA SAUDE: NUTRIÇÃO Comunicação de massa e adolescentes Adolescentes - Nutrição Introduction: The search for culinary preparations that are easier to prepare and consume has increased over time, giving way to ultra-processed preparations, as in addition to being easy to access and consume, they have the cheapest economic factor for the Brazilian population. Digital media are increasingly present in the lives of teenagers, forming part of their daily lives and becoming an indispensable accessory for the continuation and evolution of life. Knowing this, it is important to observe how these media outlets influence the behaviors of these adolescents, such as eating behaviors. Objective: To analyze how contemporary media vehicles can impact the diet of teenagers living in Amazonas. Method: This is a narrative review on how advertising for ultra-processed foods influences adolescents' food choices through a narrative review. Result: The article is categorized into the following topics: The influence of the media on adolescents' eating habits: a critical analysis; Contextual factors in the influence of media on adolescent eating: a comprehensive analysis; Health consequences: a cautious analysis; Limitations in combating the influence of the media on adolescents’ diet: challenges and reflections. Conclusion: there is a substantial influence of the media on the consumption of ultra-processed foods by adolescentes, including in the Amazon region. Introdução: A busca por preparações culinárias mais fáceis de se preparar e de consumir, aumentou com o passar do tempo, dando espaço para as preparações ultraprocessadas, pois além de fácil acesso e consumo, possui o fator econômico mais barato para a população brasileira. Os meios de comunicação digitais estão cada vez mais presente na vida dos adolescentes, fazendo parte do seu cotidiano e se tornando um acessório indispensável para a continuação e evolução da vida. Sabendo disso, é importante observar de que forma esses veículos de mídia influenciam os comportamentos desses adolescentes, como os comportamentos alimentares. Objetivo: Analisar de que forma os veículos de mídia contemporâneos podem impactar a alimentação de adolescentes residentes no Amazonas. Método: Trata-se de uma revisão narrativa sobre como a publicidade de alimentos ultraprocessados influencia as escolhas alimentares dos adolescentes por meio de uma revisão narrativa. Resultado: O artigo está categorizado nos seguintes tópicos: A influência da mídia na alimentação de adolescentes: uma análise crítica; Fatores contextuais na influência da mídia na alimentação de adolescentes: uma análise abrangente; Consequências para a saúde: uma análise cautelosa; Limitações no combate à influência da mídia na alimentação de adolescentes: desafios e reflexões. Conclusão: há uma influência substancial da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes, inclusive na região Amazônica. 3 Sim 2024-10-02T13:00:11Z 2024-10-02T13:00:11Z 2024-01-09 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7887 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari (AM) Nutrição - Bacharelado - Coari |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Mídia Audiovisual Adolescente Meios de Comunicação de Massa Saúde do Adolescente Modalidades Alimentares CIENCIAS DA SAUDE: NUTRIÇÃO Comunicação de massa e adolescentes Adolescentes - Nutrição |
spellingShingle |
Mídia Audiovisual Adolescente Meios de Comunicação de Massa Saúde do Adolescente Modalidades Alimentares CIENCIAS DA SAUDE: NUTRIÇÃO Comunicação de massa e adolescentes Adolescentes - Nutrição Silva, Ruan Wilky Oliveira da A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes |
topic_facet |
Mídia Audiovisual Adolescente Meios de Comunicação de Massa Saúde do Adolescente Modalidades Alimentares CIENCIAS DA SAUDE: NUTRIÇÃO Comunicação de massa e adolescentes Adolescentes - Nutrição |
description |
Introduction: The search for culinary preparations that are easier to prepare and
consume has increased over time, giving way to ultra-processed preparations, as in
addition to being easy to access and consume, they have the cheapest economic
factor for the Brazilian population. Digital media are increasingly present in the lives of
teenagers, forming part of their daily lives and becoming an indispensable accessory
for the continuation and evolution of life. Knowing this, it is important to observe how
these media outlets influence the behaviors of these adolescents, such as eating
behaviors. Objective: To analyze how contemporary media vehicles can impact the
diet of teenagers living in Amazonas. Method: This is a narrative review on how
advertising for ultra-processed foods influences adolescents' food choices through a
narrative review. Result: The article is categorized into the following topics: The
influence of the media on adolescents' eating habits: a critical analysis; Contextual
factors in the influence of media on adolescent eating: a comprehensive analysis;
Health consequences: a cautious analysis; Limitations in combating the influence of
the media on adolescents’ diet: challenges and reflections. Conclusion: there is a
substantial influence of the media on the consumption of ultra-processed foods by
adolescentes, including in the Amazon region. |
author_additional |
Vieira, Regina Coeli da Silva |
author_additionalStr |
Vieira, Regina Coeli da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Silva, Ruan Wilky Oliveira da |
title |
A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes |
title_short |
A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes |
title_full |
A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes |
title_fullStr |
A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes |
title_full_unstemmed |
A influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes |
title_sort |
influência da mídia no consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7887 |
_version_ |
1831970065097949184 |
score |
11.755432 |