/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
As contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas
The article aims to present the theoretical and methodological refer- ences of one of the actions developed in the extension project of the Federal University of Amazonas in partnership with a school in the Amazonas state network in the city of Manaus called “Itinerant Literacy: from network to netw...
Autor principal: | Clemente, Ana Vitória da Silva |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7978 |
id |
oai:localhost:prefix-7978 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-79782025-03-10T21:24:24Z As contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas Clemente, Ana Vitória da Silva Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de http://lattes.cnpq.br/5028856385065315 Sousa, Arycia Giseli de Melo Jogos lúdicos Sistema de escrita alfabética Leitura e escrita Fun games Alphabetical writing system Reading and writing CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . The article aims to present the theoretical and methodological refer- ences of one of the actions developed in the extension project of the Federal University of Amazonas in partnership with a school in the Amazonas state network in the city of Manaus called “Itinerant Literacy: from network to network on the trails of words”, aiming to reflect on pedagogical practices aimed at appropriating the alphabetic writing system through playful games in order to promote curiosity, motivation and enchantment in learning to read and write. O artigo tem como objetivo apresentar os referenciais teóricos e metodológicos de uma das ações desenvolvidas no projeto de extensão da UniversidadeFederal do Amazonas em parceria com uma escola da rede estadual do Amazonas na cidade de Manaus denominado “Alfabetização Itinerante: de rede em rede nas trilhas das palavras”, visando refletir sobre as práticas pedagógicas voltadas para a apropriação do sistema de escrita alfabética por meio dos jogos lúdicos de forma a promover a curiosidade, a motivação e o encantamento pela aprendizagem da leitura e da escrita . 4 Não 2024-10-10T15:20:25Z 2024-10-10T15:20:25Z 2024-03-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7978 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Jogos lúdicos Sistema de escrita alfabética Leitura e escrita Fun games Alphabetical writing system Reading and writing CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
spellingShingle |
Jogos lúdicos Sistema de escrita alfabética Leitura e escrita Fun games Alphabetical writing system Reading and writing CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . Clemente, Ana Vitória da Silva As contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas |
topic_facet |
Jogos lúdicos Sistema de escrita alfabética Leitura e escrita Fun games Alphabetical writing system Reading and writing CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
description |
The article aims to present the theoretical and methodological refer- ences of one of the actions developed in the extension project of the Federal University of Amazonas in partnership with a school in the Amazonas state network in the city of Manaus called “Itinerant Literacy: from network to network on the trails of words”, aiming to reflect on pedagogical practices aimed at appropriating the alphabetic writing system through playful games in order to promote curiosity, motivation and enchantment in learning to read and write. |
author_additional |
Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de |
author_additionalStr |
Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de |
format |
Artigo |
author |
Clemente, Ana Vitória da Silva |
title |
As contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas |
title_short |
As contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas |
title_full |
As contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas |
title_fullStr |
As contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas |
title_full_unstemmed |
As contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas |
title_sort |
as contribuições da ludicidade no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética: relato de uma experiência do projeto de extensão da universidade federal do amazonas |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7978 |
_version_ |
1831970080377798656 |
score |
11.755432 |