/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Análise da qualidade do serviço por meio da filosofia Lean Thinking: um estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do município de Itacoatiara
This research adopted a qualitative approach, focusing on the interpretation and meaning of the data collected in the natural environment. It used a case study at the Itacoatiara Municipality General Bidding Commission (CGLMI) to identify problems and propose improvements. It used techniques such as...
Autor principal: | Vasconcelos, Thaynara Reis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8045 |
id |
oai:localhost:prefix-8045 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-80452025-03-10T21:25:02Z Análise da qualidade do serviço por meio da filosofia Lean Thinking: um estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do município de Itacoatiara Vasconcelos, Thaynara Reis Nascimento, Joel Castro do http://lattes.cnpq.br/9471964398940751 Oliveira, Elizângela de Jesus Lopes, Rute Holanda Lean Thinking Qualidade de Serviço Estudo de Caso Comissão de Licitação Itacoatiara-AM ENGENHARIAS . . This research adopted a qualitative approach, focusing on the interpretation and meaning of the data collected in the natural environment. It used a case study at the Itacoatiara Municipality General Bidding Commission (CGLMI) to identify problems and propose improvements. It used techniques such as a bibliographic survey, questionnaires, Value Stream Mapping (VSM) and the 5S Program to analyze and improve processes, seeking to optimize the quality and efficiency of the services provided by the CGLMI. The results revealed that the bidding process had several points of inefficiency and waste, which had a direct impact on the quality and effectiveness of the services. The application of Lean Thinking principles, including the MFV and the 5S Program, made it possible to identify problem areas and propose significant improvements. As a result, there was a notable reduction in cycle time, elimination of unnecessary tasks and an overall improvement in service quality. In addition, the qualitative approach used in the research highlighted the importance of considering the subjectivity and interpretation of employees, which contributed to a more complete understanding of the challenges faced by the organization. These results indicate that applying Lean Thinking can be an effective strategy for improving service quality at Itacoatiara's General Bidding Commission and in similar organizations. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, focando na interpretação e significado dos dados coletados no ambiente natural. Utilizou o estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do Município de Itacoatiara (CGLMI) para identificar problemas e propor melhorias. Empregou técnicas como levantamento bibliográfico, questionários, MFV (Mapeamento do Fluxo de Valor) e Programa 5S para analisar e aprimorar os processos, buscando otimizar a qualidade e eficiência dos serviços prestados pela CGLMI. Os resultados revelaram que o processo de licitação apresentava diversos pontos de ineficiência e desperdício, que impactavam diretamente na qualidade e na eficácia dos serviços. A aplicação dos princípios do Lean Thinking, incluindo o MFV e o Programa 5S, permitiu identificar áreas problemáticas e propor melhorias significativas. Como resultado, houve na proposição uma redução notável no tempo de ciclo, eliminação de tarefas desnecessárias e uma melhoria geral na qualidade do serviço. Além disso, a abordagem qualitativa utilizada na pesquisa destacou a importância de considerar a subjetividade e a interpretação dos funcionários, o que contribuiu para uma compreensão mais completa dos desafios enfrentados pela organização. Esses resultados indicam que a aplicação do Lean Thinking pode ser uma estratégia eficaz para aprimorar a qualidade do serviço na Comissão Geral de Licitação de Itacoatiara e em organizações similares. 1 Não 2024-10-29T21:08:23Z 2024-10-29T21:08:23Z 2024-03-20 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8045 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Engenharia de Produção - Bacharelado - Itacoatiara |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Lean Thinking Qualidade de Serviço Estudo de Caso Comissão de Licitação Itacoatiara-AM ENGENHARIAS . . |
spellingShingle |
Lean Thinking Qualidade de Serviço Estudo de Caso Comissão de Licitação Itacoatiara-AM ENGENHARIAS . . Vasconcelos, Thaynara Reis Análise da qualidade do serviço por meio da filosofia Lean Thinking: um estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do município de Itacoatiara |
topic_facet |
Lean Thinking Qualidade de Serviço Estudo de Caso Comissão de Licitação Itacoatiara-AM ENGENHARIAS . . |
description |
This research adopted a qualitative approach, focusing on the interpretation and meaning of the data collected in the natural environment. It used a case study at the Itacoatiara Municipality General Bidding Commission (CGLMI) to identify problems and propose improvements. It used techniques such as a bibliographic survey, questionnaires, Value Stream Mapping (VSM) and the 5S Program to analyze and improve processes, seeking to optimize the quality and efficiency of the services provided by the CGLMI. The results revealed that the bidding process had several points of inefficiency and waste, which had a direct impact on the quality and effectiveness of the services. The application of Lean Thinking principles, including the MFV and the 5S Program, made it possible to identify problem areas and propose significant improvements. As a result, there was a notable reduction in cycle time, elimination of unnecessary tasks and an overall improvement in service quality. In addition, the qualitative approach used in the research highlighted the importance of considering the subjectivity and interpretation of employees, which contributed to a more complete understanding of the challenges faced by the organization. These results indicate that applying Lean Thinking can be an effective strategy for improving service quality at Itacoatiara's General Bidding Commission and in similar organizations. |
author_additional |
Nascimento, Joel Castro do |
author_additionalStr |
Nascimento, Joel Castro do |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Vasconcelos, Thaynara Reis |
title |
Análise da qualidade do serviço por meio da filosofia Lean Thinking: um estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do município de Itacoatiara |
title_short |
Análise da qualidade do serviço por meio da filosofia Lean Thinking: um estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do município de Itacoatiara |
title_full |
Análise da qualidade do serviço por meio da filosofia Lean Thinking: um estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do município de Itacoatiara |
title_fullStr |
Análise da qualidade do serviço por meio da filosofia Lean Thinking: um estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do município de Itacoatiara |
title_full_unstemmed |
Análise da qualidade do serviço por meio da filosofia Lean Thinking: um estudo de caso na Comissão Geral de Licitação do município de Itacoatiara |
title_sort |
análise da qualidade do serviço por meio da filosofia lean thinking: um estudo de caso na comissão geral de licitação do município de itacoatiara |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8045 |
_version_ |
1831970090609803264 |
score |
11.753735 |