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Trabalho de Conclusão de Curso
Indexação de jogos eletrônicos: a representação dos jogos na plataforma Steam
Electronic games are media that have gained prominence in modern society, being primarily distributed through online platforms these days. Considering the nature and variety of themes found in electronic games, as well as their current evidence and relevance, this research aims to address how free e...
Autor principal: | Silva, José Carlos Carvalho da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8048 |
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oai:localhost:prefix-80482025-03-10T21:18:43Z Indexação de jogos eletrônicos: a representação dos jogos na plataforma Steam Electronic games indexing: the representation of games on the Steam's platform. Silva, José Carlos Carvalho da Marquez, Suely Oliveira Moraes http://lattes.cnpq.br/6380062941086104 Barbalho, Célia Regina Simonetti http://lattes.cnpq.br/4514334296000649 Bessa, Amanda de Queiroz Indexação Jogos eletrônicos Representação do conhecimento Steam Marcadores CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . Electronic games are media that have gained prominence in modern society, being primarily distributed through online platforms these days. Considering the nature and variety of themes found in electronic games, as well as their current evidence and relevance, this research aims to address how free electronic games have been indexed based, by content, on the Steam digital platform. The study’s problem is rooted in the fact that electronic games lack a specific thematic treatment within the field of Library Science. This research employs a comparative case study method, applied with a qualitative-quantitative approach, to understand the similarities between indexing practices and concepts with the resources and recommendations on the platform. The theoretical reference discusses knowledge representation and organization, with indexing as one of its activities. It also discusses electronic games concepts, history, and participation on Steam throughout their history. The methodology involves selecting 35 games from the Free to Play section of the platform, divided into 7 different categories. From these selected games, corresponding terms were extracted, emphasizing those terms related to the game themes. The conclusion drawn is that the tagging feature used by Steam in its Steamworks documentation section is similar to the indexing practice observed in Library Science, specifically related to the concepts of folksonomy, where it considers user collaboration in the process of constructing and translating electronic game concepts into natural language, similar to how developers have the Steam’s recommendations. Os jogos eletrônicos são mídias que ganharam destaque na sociedade moderna, sendo distribuídos principalmente em plataformas online nos dias de hoje. Considerando a natureza e as variedades de temáticas que residem nos jogos eletrônicos, bem como sua evidência e relevância atual, esta pesquisa tem como questão norteadora como os jogos eletrônicos gratuitos têm sido indexados, por meio de seu conteúdo, na plataforma digital Steam. O problema do estudo se baseia no fato de que os jogos eletrônicos não possuem um tratamento temático especificado dentro da área de Biblioteconomia. A pesquisa utiliza como método um estudo de caso comparativo, de forma aplicada, com abordagem qualitativa-quantitativa, de modo a compreender as similaridades da prática e dos conceitos de indexação com os recursos e recomendações da plataforma. O referencial teórico aborda sobre a representação e organização do conhecimento, que tem como uma de suas a atividade da indexação. Aborda também sobre os jogos eletrônicos no contexto de seus conceitos, história e a participação no Steam na trajetória dos jogos. A metodologia do trabalho consiste na seleção de 35 jogos na seção de Gratuitos para Jogar da plataforma, divididos em 7 diferentes categorias. De todos os jogos selecionados, foram extraídos os seus termos correspondentes, destacando aqueles termos que tinham ligação com a temática dos jogos. Chega-se à conclusão que recurso de marcadores utilizado pelo Steam em sua seção de documentação Steamworks é similar a prática de indexação observada na Biblioteconomia, em específico aos conceitos da folksonomia, uma vez que considera a colaboração dos usuário no processo de construção e tradução dos conceitos dos jogos eletrônicos sob uma linguagem natural, assim como os desenvolvedores que têm acesso e possuem as recomendações do Steam. 2 Não 2024-10-29T21:26:19Z 2024-10-29T21:26:19Z 2024-03-26 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, José Carlos Carvalho da. Indexação de jogos eletrônicos: a representação dos jogos na plataforma Steam. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8048 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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