Trabalho de Conclusão de Curso

Ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura

The study addresses the inclusion of reading in the daily life of Early Childhood Education, as a strategy studied by psychologists, pedagogues, among other professionals involved in the teaching-learning context. Describing that children in Early Childhood Education need to be well guided and monit...

ver descrição completa

Autor principal: Maciel, Letícia de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8128
id oai:localhost:prefix-8128
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-81282025-03-10T21:15:11Z Ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura Maciel, Letícia de Souza Trindade, Thaís Lima http://lattes.cnpq.br/8446043708647058 Bessa, Amanda de Queiróz Torres, Phamela Lima Biblioteca escolar Ludicidade-biblioteca Educação infantil CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA . . The study addresses the inclusion of reading in the daily life of Early Childhood Education, as a strategy studied by psychologists, pedagogues, among other professionals involved in the teaching-learning context. Describing that children in Early Childhood Education need to be well guided and monitored, so that they can develop and create good habits in the school environment. Therefore, the use of games within the school context is relevant, as they contribute to the development of critical skills and the achievement of responsibilities in relation to learning. The general objective of the study is to show the importance of games and games as a resource for the development of reading in Early Childhood Education, characterizing the child, the learning process and playfulness in Early Childhood Education; identifying the role of the school librarian as a mediator of playful activities aimed at encouraging reading in Early Childhood Education; and listing playful activities that can be worked on in BE to develop reading in Early Childhood Education. The methodological path used was bibliographic and documentary research, descriptive and exploratory in nature with a qualitative focus. Therefore, the importance of the physical space of the library in relation to reading is evident, determining the need to have the perspective of a reader or user and maintain a focus on both intellectual satisfaction and the development of reading and writing skills and motivation. through the act of reading through playful strategies. Keywords: school library; playfulness-library; child education. O estudo aborda a inserção da leitura no cotidiano da Educação Infantil, como uma estratégia estudada por psicólogos, pedagogos, entre outros profissionais envolvidos no contexto ensino-aprendizagem. Descrevendo que a criança na Educação Infantil precisa ser bem orientada e acompanhada, para que consiga se desenvolver e criar bons hábitos no ambiente escolar. Desse modo, a utilização dos jogos dentro do contexto escolar é relevante, pois, contribuem para desenvolvimento do seu crítico e obtenção de responsabilidades em relação à aprendizagem. O objetivo geral do estudo é mostrar a importância de jogos e brincadeiras como recurso para o desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, caracterizando a criança, o processo de aprendizagem e a ludicidade na Educação Infantil; identificando o papel do bibliotecário escolar como mediador de atividades lúdicas voltadas ao incentivo à leitura na Educação Infantil; e listando atividades lúdicas que possam ser trabalhadas na BE para o desenvolvimento da leitura na Educação Infantil. O percurso metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica e documental, de natureza descritiva e exploratória com enfoque qualitativo. Portanto, evidencia-se a importância do espaço físico da biblioteca em relação à leitura, determinando a necessidade de se ter o olhar de um leitor ou usuário e manter o foco tanto na satisfação intelectual quanto no desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita e da motivação pelo ato de ler por meio de estratégias lúdicas. 4 Não 2024-11-12T00:07:51Z 2024-11-12T00:07:51Z 2024-03-26 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8128 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Biblioteca escolar
Ludicidade-biblioteca
Educação infantil
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
.
.
spellingShingle Biblioteca escolar
Ludicidade-biblioteca
Educação infantil
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
.
.
Maciel, Letícia de Souza
Ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura
topic_facet Biblioteca escolar
Ludicidade-biblioteca
Educação infantil
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
.
.
description The study addresses the inclusion of reading in the daily life of Early Childhood Education, as a strategy studied by psychologists, pedagogues, among other professionals involved in the teaching-learning context. Describing that children in Early Childhood Education need to be well guided and monitored, so that they can develop and create good habits in the school environment. Therefore, the use of games within the school context is relevant, as they contribute to the development of critical skills and the achievement of responsibilities in relation to learning. The general objective of the study is to show the importance of games and games as a resource for the development of reading in Early Childhood Education, characterizing the child, the learning process and playfulness in Early Childhood Education; identifying the role of the school librarian as a mediator of playful activities aimed at encouraging reading in Early Childhood Education; and listing playful activities that can be worked on in BE to develop reading in Early Childhood Education. The methodological path used was bibliographic and documentary research, descriptive and exploratory in nature with a qualitative focus. Therefore, the importance of the physical space of the library in relation to reading is evident, determining the need to have the perspective of a reader or user and maintain a focus on both intellectual satisfaction and the development of reading and writing skills and motivation. through the act of reading through playful strategies. Keywords: school library; playfulness-library; child education.
author_additional Trindade, Thaís Lima
author_additionalStr Trindade, Thaís Lima
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Maciel, Letícia de Souza
title Ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura
title_short Ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura
title_full Ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura
title_fullStr Ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura
title_full_unstemmed Ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura
title_sort ludicidade e biblioteca escolar na educação infantil: aplicabilidade de jogos e brincadeiras no incentivo à leitura
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8128
_version_ 1831970102434594816
score 11.753735