/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física.
This work stemmed from concern about the initial training of teachers in mathematics and physics, aiming to provide training that encompasses understanding didactic-pedagogical aspects. In this proposal, the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge - MTSK model is presented, whose structure inclu...
Autor principal: | Fonseca, Mariane Gonçalves da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8144 |
id |
oai:localhost:prefix-8144 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-81442025-03-10T21:15:26Z O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. Fonseca, Mariane Gonçalves da Freitas, Eliane Batista de Lima http://lattes.cnpq.br/3234592323714659 Souza, Heleno Trindade de http://lattes.cnpq.br/5062445841145407 Santos, Fernando Júnior Soares dos http://lattes.cnpq.br/4333012956633570 Silva, Flavia Fernanda Santos https://orcid.org/0000-0002-6171-8636 Formação Inicial de Professores Modelo MTSK Ensino de Matemática Educação CIENCIAS EXATAS E DA TERRA . . This work stemmed from concern about the initial training of teachers in mathematics and physics, aiming to provide training that encompasses understanding didactic-pedagogical aspects. In this proposal, the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge - MTSK model is presented, whose structure includes important criteria for the consolidation of the mathematics education professional. Thus, the general objective of this work is to investigate the consolidation of the knowledge necessary to teach mathematics in Middle School II in the training of Mathematics and Physics undergraduates using the MTSK model. The methodological procedures were qualitative, following the studies of Fontelles et al (2009), and it emphasizes the classification of this research. The results indicate that this model contributes to the improvement of education quality and the professional growth of future teachers. Este trabalho se deu a partir da inquietação sobre a formação inicial de professores na licenciatura em matemática e física, na busca por uma formação que contemple entender os aspectos didáticos-pedagógicos. Nesta proposta, apresenta-se o modelo Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge - MTSK, Conhecimento Especializado do Professor de Matemática cuja estrutura abarca critérios importantes para a solidificação do profissional da educação matemática. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho consiste em investigar a consolidação dos conhecimentos necessários para ensinar matemática no Ensino Fundamental II na formação do licenciando do curso de Matemática e Física a partir da utilização do modelo MTSK. Os procedimentos metodológicos foram de caráter qualitativo, seguindo os estudos de Fontelles et al. (2009) e nele destaca-se a classificação desta pesquisa. Os resultados apontam que esse modelo contribui para o aprimoramento da qualidade da educação e o crescimento profissional dos futuros professores. 2 Não 2024-11-17T00:26:23Z 2024-11-17T00:26:23Z 2024-03-26 Trabalho de Conclusão de Curso FONSECA, Mariane Gonçalves da. O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2024 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8144 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Formação Inicial de Professores Modelo MTSK Ensino de Matemática Educação CIENCIAS EXATAS E DA TERRA . . |
spellingShingle |
Formação Inicial de Professores Modelo MTSK Ensino de Matemática Educação CIENCIAS EXATAS E DA TERRA . . Fonseca, Mariane Gonçalves da O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. |
topic_facet |
Formação Inicial de Professores Modelo MTSK Ensino de Matemática Educação CIENCIAS EXATAS E DA TERRA . . |
description |
This work stemmed from concern about the initial training of teachers in mathematics and physics, aiming to provide training that encompasses understanding didactic-pedagogical aspects. In this proposal, the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge - MTSK model is presented, whose structure includes important criteria for the consolidation of the mathematics education professional. Thus, the general objective of this work is to investigate the consolidation of the knowledge necessary to teach mathematics in Middle School II in the training of Mathematics and Physics undergraduates using the MTSK model. The methodological procedures were qualitative, following the studies of Fontelles et al (2009), and it emphasizes the classification of this research. The results indicate that this model contributes to the improvement of education quality and the professional growth of future teachers. |
author_additional |
Freitas, Eliane Batista de Lima |
author_additionalStr |
Freitas, Eliane Batista de Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Fonseca, Mariane Gonçalves da |
title |
O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. |
title_short |
O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. |
title_full |
O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. |
title_fullStr |
O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. |
title_full_unstemmed |
O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. |
title_sort |
o modelo mtsk na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de prática curricular i do curso de licenciatura em ciências - matemática e física. |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8144 |
_version_ |
1831970103820812288 |
score |
11.755432 |