/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
O presente texto foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de mostrar que tal escrita está ligada às reflexões que ocorreram ao longo dos quatro anos de formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Uni...
Autor principal: | FONSECA, Jailson Monteiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208 |
Resumo: |
---|
O presente texto foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com
a intenção de mostrar que tal escrita está ligada às reflexões que ocorreram ao longo
dos quatro anos de formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Universitário de Castanhal, em
especial, as reflexões que ocorreram durante o desenvolvimento das atividades
referentes ao componente curricular Estágios Supervisionados I e II. Neste texto, as
produções que compõem o corpus deste Portifólio, estão dispostas de forma
sequencial, no sentido de mostrar como ocorreu o processo de amadurecimento das
ideias e reflexões surgidas durante a realização dos Estágios Supervisionados entre
os períodos de 2021 a 2022. Neste sentido, o Trabalho de Conclusão de Curso no
formato de Portfólio está consolidado em uma proposta organizacional do Projeto
Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário
de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução no 5.044,
de 17 de maio de 2018. A primeira produção se trata de um Estudo de Caso, feito com
estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário
de Castanhal, que traz reflexões sobre os desafios na formação do professor de
Matemática durante a pandemia da COVID-19, tendo como foco o Estágio
Supervisionado I. A segunda produção apresenta relatos de experiências de
estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário
de Castanhal, tendo como foco as dificuldades que o professor em formação enfrenta,
no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, ao longo de seu exercício
docente, apontando como tais dificuldades podem ser amenizadas meio da formação
continuada. A terceira produção se refere a um relato de experiência, escrito durante
a realização do Estágio Supervisionado II, tendo como foco discutir de que forma o
contexto escolar influência na formação inicial de professores/as de Matemática. |