/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM
The research aims to analyze the impacts of the subject Methodology for teaching Literature in Libras on the learning process of Deaf Culture artifacts for deaf students at UFAM. According to Karnopp (2006), Deaf Literature has been consolidating itself as a form of artistic and sociocultural expres...
Autor principal: | Albuquerque, Deuziane Menezes |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8212 |
id |
oai:localhost:prefix-8212 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-82122025-03-10T21:24:43Z As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM Albuquerque, Deuziane Menezes Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de http://lattes.cnpq.br/6205231136528785 Vale, Janderclei da Silva http://lattes.cnpq.br/7512940297856012 Costa, Leonardo Pessoa da http://lattes.cnpq.br/7424047816643866 Literatura surda Metodologia Surdos Libras Deaf literature Methodology Deaf Pounds LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS . . The research aims to analyze the impacts of the subject Methodology for teaching Literature in Libras on the learning process of Deaf Culture artifacts for deaf students at UFAM. According to Karnopp (2006), Deaf Literature has been consolidating itself as a form of artistic and sociocultural expression for the Deaf community. The study uses a qualitative approach, with bibliographical analysis of works that address the topic. The questionnaire was applied to deaf students who studied the Literature Methodology in Libras discipline at the Federal University of Amazonas UFAM. In view of this, we believe that the discipline proposes the development of deaf identity and its subjectivity, also the importance of knowledge at the University being taken to schools and the fundamental role of the family in access to Deaf Literature for the deaf. A pesquisa visa analisar os impactos da disciplina Metodologia do ensino de Literatura em Libras no processo de aprendizagem dos artefatos da Cultura Surda para os alunos surdos na UFAM. Conforme Karnopp (2006), a Literatura Surda vem se consolidando como uma forma de expressão artística e sociocultural para a comunidade Surda. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica das obras que abordam a temática. Utilizou-se a aplicação do questionário para alunos surdos que cursaram a disciplina Metodologia da Literatura em Libras na Universidade Federal do Amazonas UFAM. Diante disso acreditamos que a disciplina propõe o desenvolvimento da identidade surda e sua subjetividade, também a importância do conhecimento na Universidade ser levado às escolas e o papel fundamental da família no acesso à Literatura Surda para os surdos. 3 Não 2024-11-26T02:22:31Z 2024-11-26T02:22:42Z 2024-11-26T02:22:31Z 2024-11-26T02:22:42Z 2024-04-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8212 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Literatura surda Metodologia Surdos Libras Deaf literature Methodology Deaf Pounds LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS . . |
spellingShingle |
Literatura surda Metodologia Surdos Libras Deaf literature Methodology Deaf Pounds LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS . . Albuquerque, Deuziane Menezes As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM |
topic_facet |
Literatura surda Metodologia Surdos Libras Deaf literature Methodology Deaf Pounds LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS . . |
description |
The research aims to analyze the impacts of the subject Methodology for teaching Literature in Libras on the learning process of Deaf Culture artifacts for deaf students at UFAM. According to Karnopp (2006), Deaf Literature has been consolidating itself as a form of artistic and sociocultural expression for the Deaf community. The study uses a qualitative approach, with bibliographical analysis of works that address the topic. The questionnaire was applied to deaf students who studied the Literature Methodology in Libras discipline at the Federal University of Amazonas UFAM. In view of this, we believe that the discipline proposes the development of deaf identity and its subjectivity, also the importance of knowledge at the University being taken to schools and the fundamental role of the family in access to Deaf Literature for the deaf. |
author_additional |
Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de |
author_additionalStr |
Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de |
format |
Artigo |
author |
Albuquerque, Deuziane Menezes |
title |
As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM |
title_short |
As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM |
title_full |
As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM |
title_fullStr |
As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM |
title_full_unstemmed |
As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM |
title_sort |
as contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na ufam |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8212 |
_version_ |
1831970162246418432 |
score |
11.755432 |