Artigo

As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM

The research aims to analyze the impacts of the subject Methodology for teaching Literature in Libras on the learning process of Deaf Culture artifacts for deaf students at UFAM. According to Karnopp (2006), Deaf Literature has been consolidating itself as a form of artistic and sociocultural expres...

ver descrição completa

Autor principal: Albuquerque, Deuziane Menezes
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8212
id oai:localhost:prefix-8212
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-82122025-03-10T21:24:43Z As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM Albuquerque, Deuziane Menezes Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de http://lattes.cnpq.br/6205231136528785 Vale, Janderclei da Silva http://lattes.cnpq.br/7512940297856012 Costa, Leonardo Pessoa da http://lattes.cnpq.br/7424047816643866 Literatura surda Metodologia Surdos Libras Deaf literature Methodology Deaf Pounds LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS . . The research aims to analyze the impacts of the subject Methodology for teaching Literature in Libras on the learning process of Deaf Culture artifacts for deaf students at UFAM. According to Karnopp (2006), Deaf Literature has been consolidating itself as a form of artistic and sociocultural expression for the Deaf community. The study uses a qualitative approach, with bibliographical analysis of works that address the topic. The questionnaire was applied to deaf students who studied the Literature Methodology in Libras discipline at the Federal University of Amazonas UFAM. In view of this, we believe that the discipline proposes the development of deaf identity and its subjectivity, also the importance of knowledge at the University being taken to schools and the fundamental role of the family in access to Deaf Literature for the deaf. A pesquisa visa analisar os impactos da disciplina Metodologia do ensino de Literatura em Libras no processo de aprendizagem dos artefatos da Cultura Surda para os alunos surdos na UFAM. Conforme Karnopp (2006), a Literatura Surda vem se consolidando como uma forma de expressão artística e sociocultural para a comunidade Surda. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica das obras que abordam a temática. Utilizou-se a aplicação do questionário para alunos surdos que cursaram a disciplina Metodologia da Literatura em Libras na Universidade Federal do Amazonas UFAM. Diante disso acreditamos que a disciplina propõe o desenvolvimento da identidade surda e sua subjetividade, também a importância do conhecimento na Universidade ser levado às escolas e o papel fundamental da família no acesso à Literatura Surda para os surdos. 3 Não 2024-11-26T02:22:31Z 2024-11-26T02:22:42Z 2024-11-26T02:22:31Z 2024-11-26T02:22:42Z 2024-04-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8212 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Literatura surda
Metodologia
Surdos
Libras
Deaf literature
Methodology
Deaf
Pounds
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
spellingShingle Literatura surda
Metodologia
Surdos
Libras
Deaf literature
Methodology
Deaf
Pounds
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
Albuquerque, Deuziane Menezes
As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM
topic_facet Literatura surda
Metodologia
Surdos
Libras
Deaf literature
Methodology
Deaf
Pounds
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
description The research aims to analyze the impacts of the subject Methodology for teaching Literature in Libras on the learning process of Deaf Culture artifacts for deaf students at UFAM. According to Karnopp (2006), Deaf Literature has been consolidating itself as a form of artistic and sociocultural expression for the Deaf community. The study uses a qualitative approach, with bibliographical analysis of works that address the topic. The questionnaire was applied to deaf students who studied the Literature Methodology in Libras discipline at the Federal University of Amazonas UFAM. In view of this, we believe that the discipline proposes the development of deaf identity and its subjectivity, also the importance of knowledge at the University being taken to schools and the fundamental role of the family in access to Deaf Literature for the deaf.
author_additional Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
author_additionalStr Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
format Artigo
author Albuquerque, Deuziane Menezes
title As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM
title_short As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM
title_full As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM
title_fullStr As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM
title_full_unstemmed As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM
title_sort as contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na ufam
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8212
_version_ 1831970162246418432
score 11.755432