/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM
This study analyzes the profile and entrepreneurial vision of final year students of the evening Administration course at UFAM, also investigating their perceptions about the entrepreneurship teaching offered. The research is justified by its growing relevance in the job market and in the academic e...
Autor principal: | Souza, Paulo Rennan Almeida de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8362 |
id |
oai:localhost:prefix-8362 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-83622025-03-10T20:48:47Z Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM Souza, Paulo Rennan Almeida de Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa http://lattes.cnpq.br/4300407932755780 Sidrim, Simônica Lima de Carvalho Vieira, Valéria Gonçalves ricardo.nogueira4001@gmail.com Empreendedorismo Visão empreendedora Perfil empreendedor Ensino empreendedor Curso de administração CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . This study analyzes the profile and entrepreneurial vision of final year students of the evening Administration course at UFAM, also investigating their perceptions about the entrepreneurship teaching offered. The research is justified by its growing relevance in the job market and in the academic environment. An exploratory and descriptive approach was used, including bibliographical review and application of a structured questionnaire to a convenience sample made up of 68 students considered finalists. The results indicate a general positive perception regarding the entrepreneurial education offered, although little interest in traditional entrepreneurship is observed. As a proposal, the students mentioned the need for more subjects that address entrepreneurial education, in addition to holding events and projects that reinforce entrepreneurial practice. Este estudo analisa as características e a visão empreendedora dos alunos finalistas do curso noturno de Administração da UFAM, investigando também suas percepções sobre o ensino de empreendedorismo oferecido. A pesquisa se justifica pela relevância crescente no mercado de trabalho e no ambiente acadêmico. Utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva, incluindo revisão bibliográfica e aplicação de um questionário estruturado a uma amostra por conveniência formada por 68 alunos considerados finalistas. Os resultados apontam uma percepção geral positiva quanto ao ensino empreendedor ofertado, embora seja observado pouco interesse pelo empreendedorismo tradicional. Como proposta, os discentes mencionaram a necessidade de mais disciplinas que abordem o ensino empreendedor, além da realização de eventos e projetos que reforcem a prática empreendedora. 3 Não 2024-12-22T04:18:15Z 2024-12-22T04:18:15Z 2024-12-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo SOUZA, Paulo Rennan Almeida de. Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8362 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Administração - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Empreendedorismo Visão empreendedora Perfil empreendedor Ensino empreendedor Curso de administração CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . |
spellingShingle |
Empreendedorismo Visão empreendedora Perfil empreendedor Ensino empreendedor Curso de administração CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . Souza, Paulo Rennan Almeida de Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM |
topic_facet |
Empreendedorismo Visão empreendedora Perfil empreendedor Ensino empreendedor Curso de administração CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . |
description |
This study analyzes the profile and entrepreneurial vision of final year students of the evening Administration course at UFAM, also investigating their perceptions about the entrepreneurship teaching offered. The research is justified by its growing relevance in the job market and in the academic environment. An exploratory and descriptive approach was used, including bibliographical review and application of a structured questionnaire to a convenience sample made up of 68 students considered finalists. The results indicate a general positive perception regarding the entrepreneurial education offered, although little interest in traditional entrepreneurship is observed. As a proposal, the students mentioned the need for more subjects that address entrepreneurial education, in addition to holding events and projects that reinforce entrepreneurial practice. |
author_additional |
Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa |
author_additionalStr |
Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa |
format |
Artigo |
author |
Souza, Paulo Rennan Almeida de |
title |
Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM |
title_short |
Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM |
title_full |
Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM |
title_fullStr |
Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM |
title_full_unstemmed |
Ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da UFAM |
title_sort |
ensino empreendedor: visão e percepção dos alunos finalistas do curso noturno de administração da ufam |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8362 |
_version_ |
1831970205118496768 |
score |
11.755432 |