Trabalho de Conclusão de Curso

As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am

Mathematics is a fundamental subject in the school curriculum, as it develops cognitive, logical and analytical skills in students. Furthermore, mathematics is present in several areas of knowledge and is essential for understanding and solving everyday problems. However, many students face diffi...

ver descrição completa

Autor principal: Coelho, Alex Bonfim
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8412
id oai:localhost:prefix-8412
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-84122025-03-10T21:03:11Z As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am Coelho, Alex Bonfim Medeiros, Eliana de Macedo http://lattes.cnpq.br/5041015416616457 Anjos, Adlas Oliveira dos Santos, Jefferson Ferreira dos ddbc@ufam.edu.br Matemática Ensino e Aprendizagem Dificuldades de ensino e aprendizagem Ensino Médio CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino Rendimento escolar - Matemática Mathematics is a fundamental subject in the school curriculum, as it develops cognitive, logical and analytical skills in students. Furthermore, mathematics is present in several areas of knowledge and is essential for understanding and solving everyday problems. However, many students face difficulties in learning this subject, which can harm their academic performance and their formation as citizens. In this context, the research in question became relevant, as it aims to investigate the difficulties in teaching and learning mathematics in 1st year high school classes at Escola Estadual João Vieira, in Coari, AM. Understanding the causes of these difficulties and proposing intervention strategies was fundamental to improving the teaching and learning of mathematics in this school and, consequently, promoting the academic success of students. The objectives of the project included identifying the possible causes that led students to be unable to perform mathematical operations, analyzing the effectiveness of the teaching methodology used by the teacher and checking with teachers the reasons that led to students' lack of understanding in mathematics classes. The research developed a mixed methodological approach, combining qualitative and quantitative techniques, and was based on case studies. Data was collected through questionnaires applied to students and teachers, allowing a deep understanding of the situation. Individual student factors, pedagogical practices and the school environment were considered. Data analysis made it possible to identify the main difficulties faced by teachers and students and propose provisions to overcome them. Furthermore, the research was able to provide support for teacher training and the development of more effective educational policies with regard to mathematics teaching. A matemática é uma disciplina fundamental no currículo escolar, pois desenvolve habilidades cognitivas, lógicas e analíticas nos alunos. Além disso, a matemática está presente em diversas áreas do conhecimento e é essencial para a compreensão e resolução de problemas do cotidiano. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades no aprendizado dessa disciplina, o que pode prejudicar seu desempenho acadêmico e sua formação como cidadãos. Nesse contexto, a pesquisa em questão se tornou relevante, pois visou investigar as dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática em turmas do 1o ano do ensino médio na Escola Estadual João Vieira, em Coari, AM. Compreender as causas dessas dificuldades e propor estratégias de intervenção foi fundamental para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática nessa escola e, consequentemente, promover o sucesso acadêmico dos alunos. Os objetivos do projeto incluíram identificar as possíveis causas que levavam os alunos a não conseguirem realizar operações matemáticas, analisar a eficácia da metodologia de ensino utilizada pelo professor e verificar com os professores os motivos que levavam à falta de compreensão dos alunos nas aulas de matemática. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas, e foi baseada em estudos de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos e professores, permitindo uma compreensão profunda da situação. Foram considerados fatores individuais dos alunos, práticas pedagógicas e o ambiente escolar. A análise dos dados permitiu identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos e propor disposições para superá- las. Além disso, a pesquisa pôde fornecer subsídios para a formação de professores e para a elaboração de políticas educacionais mais eficazes no que diz respeito ao ensino da matemática. 1 Não 2025-01-07T00:32:13Z 2025-01-07T00:32:13Z 2024-02-09 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8412 por Acesso Embargado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari (AM) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Matemática
Ensino e Aprendizagem
Dificuldades de ensino e aprendizagem
Ensino Médio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Rendimento escolar - Matemática
spellingShingle Matemática
Ensino e Aprendizagem
Dificuldades de ensino e aprendizagem
Ensino Médio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Rendimento escolar - Matemática
Coelho, Alex Bonfim
As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am
topic_facet Matemática
Ensino e Aprendizagem
Dificuldades de ensino e aprendizagem
Ensino Médio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Rendimento escolar - Matemática
description Mathematics is a fundamental subject in the school curriculum, as it develops cognitive, logical and analytical skills in students. Furthermore, mathematics is present in several areas of knowledge and is essential for understanding and solving everyday problems. However, many students face difficulties in learning this subject, which can harm their academic performance and their formation as citizens. In this context, the research in question became relevant, as it aims to investigate the difficulties in teaching and learning mathematics in 1st year high school classes at Escola Estadual João Vieira, in Coari, AM. Understanding the causes of these difficulties and proposing intervention strategies was fundamental to improving the teaching and learning of mathematics in this school and, consequently, promoting the academic success of students. The objectives of the project included identifying the possible causes that led students to be unable to perform mathematical operations, analyzing the effectiveness of the teaching methodology used by the teacher and checking with teachers the reasons that led to students' lack of understanding in mathematics classes. The research developed a mixed methodological approach, combining qualitative and quantitative techniques, and was based on case studies. Data was collected through questionnaires applied to students and teachers, allowing a deep understanding of the situation. Individual student factors, pedagogical practices and the school environment were considered. Data analysis made it possible to identify the main difficulties faced by teachers and students and propose provisions to overcome them. Furthermore, the research was able to provide support for teacher training and the development of more effective educational policies with regard to mathematics teaching.
author_additional Medeiros, Eliana de Macedo
author_additionalStr Medeiros, Eliana de Macedo
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Coelho, Alex Bonfim
title As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am
title_short As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am
title_full As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am
title_fullStr As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am
title_full_unstemmed As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am
title_sort as dificuldades do ensino e aprendizagem em matemática nas turmas de 1º ano do ensino médio da escola estadual joão vieira – coari – am
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8412
_version_ 1831970171097448448
score 11.755432