/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
This research aims to understand the teaching and learning process of children with visual impairments in early childhood education. It focuses on describing and analyzing the historical context of the education of visually impaired children, understanding the importance of early stimulation for the...
Autor principal: | Moraes, Jessica da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8446 |
id |
oai:localhost:prefix-8446 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-84462025-03-10T21:30:30Z A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual Inclusive early childhood education and the learning of visually impaired children Moraes, Jessica da Silva Andrade, Joelise Mascarello de http://lattes.cnpq.br/4595827242433202 Castro, Ana de Oliveira http://lattes.cnpq.br/9058336515268223 joeliseandrade@ufam.edu.br Educação infantil Deficiência visual Estimulação precoce Aprendizagem Inclusão CIENCIAS HUMANAS . . This research aims to understand the teaching and learning process of children with visual impairments in early childhood education. It focuses on describing and analyzing the historical context of the education of visually impaired children, understanding the importance of early stimulation for their learning and analyzing pedagogical processes with a view to the inclusion of visually impaired children in schools. The methodology used is qualitative, based on bibliographical research for the analysis and discussion of the information obtained, and thus understand the importance of diversified and inclusive learning in the lives of all visually impaired children. A presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência visual na educação infantil. Tem como foco descrever e analisar o contexto histórico da educação da criança com deficiência visual, compreender a importância da estimulação da precoce para a sua aprendizagem e analisar os processos pedagógicos com vista à inclusão escolar da criança com deficiência visual. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, tendo como base a pesquisa bibliográfica para a análise e discussão das informações obtidas, e assim, compreender a importância de uma aprendizagem diversificada e inclusiva na vida de todas as crianças com deficiência visual. 1 Não 2025-01-10T02:50:34Z 2025-01-10T02:50:34Z 2024-12-11 Trabalho de Conclusão de Curso MORAES, Jessica da Silva. A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8446 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação infantil Deficiência visual Estimulação precoce Aprendizagem Inclusão CIENCIAS HUMANAS . . |
spellingShingle |
Educação infantil Deficiência visual Estimulação precoce Aprendizagem Inclusão CIENCIAS HUMANAS . . Moraes, Jessica da Silva A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual |
topic_facet |
Educação infantil Deficiência visual Estimulação precoce Aprendizagem Inclusão CIENCIAS HUMANAS . . |
description |
This research aims to understand the teaching and learning process of children with visual impairments in early childhood education. It focuses on describing and analyzing the historical context of the education of visually impaired children, understanding the importance of early stimulation for their learning and analyzing pedagogical processes with a view to the inclusion of visually impaired children in schools. The methodology used is qualitative, based on bibliographical research for the analysis and discussion of the information obtained, and thus understand the importance of diversified and inclusive learning in the lives of all visually impaired children. |
author_additional |
Andrade, Joelise Mascarello de |
author_additionalStr |
Andrade, Joelise Mascarello de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Moraes, Jessica da Silva |
title |
A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual |
title_short |
A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual |
title_full |
A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual |
title_fullStr |
A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual |
title_sort |
educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8446 |
_version_ |
1831970215640956928 |
score |
11.755432 |