Trabalho de Conclusão de Curso

A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual

This research aims to understand the teaching and learning process of children with visual impairments in early childhood education. It focuses on describing and analyzing the historical context of the education of visually impaired children, understanding the importance of early stimulation for the...

ver descrição completa

Autor principal: Moraes, Jessica da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8446
id oai:localhost:prefix-8446
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-84462025-03-10T21:30:30Z A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual Inclusive early childhood education and the learning of visually impaired children Moraes, Jessica da Silva Andrade, Joelise Mascarello de http://lattes.cnpq.br/4595827242433202 Castro, Ana de Oliveira http://lattes.cnpq.br/9058336515268223 joeliseandrade@ufam.edu.br Educação infantil Deficiência visual Estimulação precoce Aprendizagem Inclusão CIENCIAS HUMANAS . . This research aims to understand the teaching and learning process of children with visual impairments in early childhood education. It focuses on describing and analyzing the historical context of the education of visually impaired children, understanding the importance of early stimulation for their learning and analyzing pedagogical processes with a view to the inclusion of visually impaired children in schools. The methodology used is qualitative, based on bibliographical research for the analysis and discussion of the information obtained, and thus understand the importance of diversified and inclusive learning in the lives of all visually impaired children. A presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência visual na educação infantil. Tem como foco descrever e analisar o contexto histórico da educação da criança com deficiência visual, compreender a importância da estimulação da precoce para a sua aprendizagem e analisar os processos pedagógicos com vista à inclusão escolar da criança com deficiência visual. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, tendo como base a pesquisa bibliográfica para a análise e discussão das informações obtidas, e assim, compreender a importância de uma aprendizagem diversificada e inclusiva na vida de todas as crianças com deficiência visual. 1 Não 2025-01-10T02:50:34Z 2025-01-10T02:50:34Z 2024-12-11 Trabalho de Conclusão de Curso MORAES, Jessica da Silva. A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8446 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação infantil
Deficiência visual
Estimulação precoce
Aprendizagem
Inclusão
CIENCIAS HUMANAS
.
.
spellingShingle Educação infantil
Deficiência visual
Estimulação precoce
Aprendizagem
Inclusão
CIENCIAS HUMANAS
.
.
Moraes, Jessica da Silva
A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
topic_facet Educação infantil
Deficiência visual
Estimulação precoce
Aprendizagem
Inclusão
CIENCIAS HUMANAS
.
.
description This research aims to understand the teaching and learning process of children with visual impairments in early childhood education. It focuses on describing and analyzing the historical context of the education of visually impaired children, understanding the importance of early stimulation for their learning and analyzing pedagogical processes with a view to the inclusion of visually impaired children in schools. The methodology used is qualitative, based on bibliographical research for the analysis and discussion of the information obtained, and thus understand the importance of diversified and inclusive learning in the lives of all visually impaired children.
author_additional Andrade, Joelise Mascarello de
author_additionalStr Andrade, Joelise Mascarello de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Moraes, Jessica da Silva
title A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
title_short A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
title_full A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
title_fullStr A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
title_full_unstemmed A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
title_sort educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8446
_version_ 1831970215640956928
score 11.755432