Artigo

Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa

This article seeks to analyze the implementation process of the National Common Curricular Base (in Portuguese - BNCC) in elementary schools in Humaitá (AM) from the perspective of English language teachers. We now realize the challenges of this process of adaptation to implementation, after six yea...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Leilane Souza
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8449
id oai:localhost:prefix-8449
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-84492025-03-10T21:30:10Z Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa Oliveira, Leilane Souza Castro, Laura Miranda de http://lattes.cnpq.br/2062170933091858 Avelino, Alessandra Soares dos Santos Almeida, Maria Rosângela Soares lmcastro@ufam.edu.br BNCC Língua inglesa Ensino fundamental LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS . . This article seeks to analyze the implementation process of the National Common Curricular Base (in Portuguese - BNCC) in elementary schools in Humaitá (AM) from the perspective of English language teachers. We now realize the challenges of this process of adaptation to implementation, after six years since BNCC's regulatory and guiding changes. The research is a qualitative approach, for which the following instruments were used: a) form for English language teachers, in order to generate data and establish the profile of research participants; b) interview in order to give participants a voice about the implementation of the BNCC. The basis of the research is based on reading official documents and others that can help reflect on the BNCC's path so far, namely: Brasil (2018), Cruz e Castro (2019), Byram and Hu (2013), Kachru (1991), among others. As a result, we observed that the implementation of the BNCC shows that research participants have a critical view of the document, confirm its potential and seek to simplify it to the municipal context in which they are inserted, however, there are implications such as: the resources and infrastructure that distance them from the document, in addition to the lack of ongoing training. O presente artigo busca analisar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas de ensino fundamental em Humaitá (AM) a partir da perspectiva de professores de Língua Inglesa, visando perceber quais os desafios desse processo de adaptação à implementação, após seis anos das mudanças normativas e norteadoras da BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, para a qual foram utilizados os seguintes instrumentos: a) formulário para os professores de língua inglesa, a fim de gerar dados e estabelecer o perfil dos participantes da pesquisa; b) entrevista, a fim de dar voz aos participantes acerca da implementação da BNCC. A fundamentação da pesquisa baseou-se na leitura dos documentos oficiais e outros que pudessem ajudar refletir acerca dos caminhos da BNCC até aqui, quais sejam: Brasil (2018), Cruz e Castro (2019), Byram e Hu (2013), Kachru (1991), dentre outros. Como resultado, observamos que a implementação da BNCC mostra que os participantes da pesquisa têm uma visão crítica do documento, reconhecem o seu potencial e buscam simplificá-lo ao contexto municipal que estão inseridos, porém, há implicações como: os recursos e infraestrutura que os distanciam do documento, além da falta de formação continuada. 2 Não 2025-01-10T14:25:21Z 2025-01-10T14:25:21Z 2024-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8449 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) Humaitá (AM) Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura - Humaitá
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic BNCC
Língua inglesa
Ensino fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
spellingShingle BNCC
Língua inglesa
Ensino fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
Oliveira, Leilane Souza
Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa
topic_facet BNCC
Língua inglesa
Ensino fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
description This article seeks to analyze the implementation process of the National Common Curricular Base (in Portuguese - BNCC) in elementary schools in Humaitá (AM) from the perspective of English language teachers. We now realize the challenges of this process of adaptation to implementation, after six years since BNCC's regulatory and guiding changes. The research is a qualitative approach, for which the following instruments were used: a) form for English language teachers, in order to generate data and establish the profile of research participants; b) interview in order to give participants a voice about the implementation of the BNCC. The basis of the research is based on reading official documents and others that can help reflect on the BNCC's path so far, namely: Brasil (2018), Cruz e Castro (2019), Byram and Hu (2013), Kachru (1991), among others. As a result, we observed that the implementation of the BNCC shows that research participants have a critical view of the document, confirm its potential and seek to simplify it to the municipal context in which they are inserted, however, there are implications such as: the resources and infrastructure that distance them from the document, in addition to the lack of ongoing training.
author_additional Castro, Laura Miranda de
author_additionalStr Castro, Laura Miranda de
format Artigo
author Oliveira, Leilane Souza
title Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa
title_short Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa
title_full Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa
title_fullStr Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa
title_full_unstemmed Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa
title_sort implementação da bncc nas escolas públicas em humaitá (am): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8449
_version_ 1831970224581115904
score 11.753896