Trabalho de Conclusão de Curso

A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino

Breaking dance is currently being widely publicized by the media and digital media after being recognized as an Olympic modality by the International Olympic Committee (IOC), its emergence took place in the outskirts of New York – United States of America; in 1973, created by people of African desce...

ver descrição completa

Autor principal: Esquerdo, Ailton Serrão
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8483
id oai:localhost:prefix-8483
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-84832025-03-10T21:21:08Z A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino Esquerdo, Ailton Serrão Henrique, Nayana Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9245563081141405 Masashi, Carlos Morais, Leticia Cavalcante nayanaribeiro@ufam.edu.br Dança Breaking Cultura Hip-Hop Educação Física Escolar CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS BIOLOGICAS . . Breaking dance is currently being widely publicized by the media and digital media after being recognized as an Olympic modality by the International Olympic Committee (IOC), its emergence took place in the outskirts of New York – United States of America; in 1973, created by people of African descent and Latin Americans as part of Hip-Hop Culture. Therefore, the objective of the present study was to analyze students’ perception of the teaching-learning process of Breaking at school in School Physical Education classes through a methodological teaching process. It is characterized as research with a qualitative approach with descriptive analysis, applied field research with a focus group. The study participants were thirty-five 9th grade students – class 2 from a public school in the city of Manaus. From the analysis of results, we highlighted two categories: perception of pre-intervention breaking and perception of post-intervention breaking. The study concluded that it is possible to work on the topic of breaking in the Physical Education curricular component. A dança Breaking atualmente está sendo amplamente divulgada pelos meios de comunicação e mídias digitais após ser reconhecida como modalidade olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), seu surgimento aconteceu nos bairros de periferia em Nova Iorque – Estados Unidos da América; em 1973, criada por afrodescendentes e latino-americanos fazendo parte da Cultura Hip-Hop. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem do Breaking na escola nas aulas de Educação Física Escolar por meio de um processo metodológico de ensino. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa com análise descritiva, aplicada uma pesquisa de campo com realização de um grupo focal. Os participantes do estudo foram trinta e cincos alunos do 9° ano – turma 2 de uma escola pública da cidade de Manaus. A partir da análise de resultados destacamos duas categorias: percepção do breaking pré-intervenção e percepção do breaking pós-intervenção. O estudo concluiu que é possível trabalhar a temática breaking no componente curricular Educação Física. 3 O próprio site poderia ter uma parte somente explicando o processo para o autoarquivamento e upload da pesquisa. Sim Não estava entendendo o site na página de início. Demorei para compreender. Não é claro também em como registrar o cadastro para poder realizar o autoarquivamento. 2025-01-15T14:33:32Z 2025-01-15T14:33:32Z 2024-08-07 Trabalho de Conclusão de Curso ESQUERDO, Ailton Serrão. Bibliotecas universitárias - A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8483 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Educação Física - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Dança Breaking
Cultura Hip-Hop
Educação Física Escolar
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS BIOLOGICAS
.
.
spellingShingle Dança Breaking
Cultura Hip-Hop
Educação Física Escolar
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS BIOLOGICAS
.
.
Esquerdo, Ailton Serrão
A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino
topic_facet Dança Breaking
Cultura Hip-Hop
Educação Física Escolar
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS BIOLOGICAS
.
.
description Breaking dance is currently being widely publicized by the media and digital media after being recognized as an Olympic modality by the International Olympic Committee (IOC), its emergence took place in the outskirts of New York – United States of America; in 1973, created by people of African descent and Latin Americans as part of Hip-Hop Culture. Therefore, the objective of the present study was to analyze students’ perception of the teaching-learning process of Breaking at school in School Physical Education classes through a methodological teaching process. It is characterized as research with a qualitative approach with descriptive analysis, applied field research with a focus group. The study participants were thirty-five 9th grade students – class 2 from a public school in the city of Manaus. From the analysis of results, we highlighted two categories: perception of pre-intervention breaking and perception of post-intervention breaking. The study concluded that it is possible to work on the topic of breaking in the Physical Education curricular component.
author_additional Henrique, Nayana Ribeiro
author_additionalStr Henrique, Nayana Ribeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Esquerdo, Ailton Serrão
title A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino
title_short A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino
title_full A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino
title_fullStr A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino
title_full_unstemmed A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino
title_sort dança breaking e educação física escolar: uma proposta metodológica de ensino
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8483
_version_ 1831970217853452288
score 11.755432