/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino
Breaking dance is currently being widely publicized by the media and digital media after being recognized as an Olympic modality by the International Olympic Committee (IOC), its emergence took place in the outskirts of New York – United States of America; in 1973, created by people of African desce...
Autor principal: | Esquerdo, Ailton Serrão |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8483 |
id |
oai:localhost:prefix-8483 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-84832025-03-10T21:21:08Z A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino Esquerdo, Ailton Serrão Henrique, Nayana Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9245563081141405 Masashi, Carlos Morais, Leticia Cavalcante nayanaribeiro@ufam.edu.br Dança Breaking Cultura Hip-Hop Educação Física Escolar CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS BIOLOGICAS . . Breaking dance is currently being widely publicized by the media and digital media after being recognized as an Olympic modality by the International Olympic Committee (IOC), its emergence took place in the outskirts of New York – United States of America; in 1973, created by people of African descent and Latin Americans as part of Hip-Hop Culture. Therefore, the objective of the present study was to analyze students’ perception of the teaching-learning process of Breaking at school in School Physical Education classes through a methodological teaching process. It is characterized as research with a qualitative approach with descriptive analysis, applied field research with a focus group. The study participants were thirty-five 9th grade students – class 2 from a public school in the city of Manaus. From the analysis of results, we highlighted two categories: perception of pre-intervention breaking and perception of post-intervention breaking. The study concluded that it is possible to work on the topic of breaking in the Physical Education curricular component. A dança Breaking atualmente está sendo amplamente divulgada pelos meios de comunicação e mídias digitais após ser reconhecida como modalidade olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), seu surgimento aconteceu nos bairros de periferia em Nova Iorque – Estados Unidos da América; em 1973, criada por afrodescendentes e latino-americanos fazendo parte da Cultura Hip-Hop. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem do Breaking na escola nas aulas de Educação Física Escolar por meio de um processo metodológico de ensino. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa com análise descritiva, aplicada uma pesquisa de campo com realização de um grupo focal. Os participantes do estudo foram trinta e cincos alunos do 9° ano – turma 2 de uma escola pública da cidade de Manaus. A partir da análise de resultados destacamos duas categorias: percepção do breaking pré-intervenção e percepção do breaking pós-intervenção. O estudo concluiu que é possível trabalhar a temática breaking no componente curricular Educação Física. 3 O próprio site poderia ter uma parte somente explicando o processo para o autoarquivamento e upload da pesquisa. Sim Não estava entendendo o site na página de início. Demorei para compreender. Não é claro também em como registrar o cadastro para poder realizar o autoarquivamento. 2025-01-15T14:33:32Z 2025-01-15T14:33:32Z 2024-08-07 Trabalho de Conclusão de Curso ESQUERDO, Ailton Serrão. Bibliotecas universitárias - A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8483 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Educação Física - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Dança Breaking Cultura Hip-Hop Educação Física Escolar CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS BIOLOGICAS . . |
spellingShingle |
Dança Breaking Cultura Hip-Hop Educação Física Escolar CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS BIOLOGICAS . . Esquerdo, Ailton Serrão A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino |
topic_facet |
Dança Breaking Cultura Hip-Hop Educação Física Escolar CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS BIOLOGICAS . . |
description |
Breaking dance is currently being widely publicized by the media and digital media after being recognized as an Olympic modality by the International Olympic Committee (IOC), its emergence took place in the outskirts of New York – United States of America; in 1973, created by people of African descent and Latin Americans as part of Hip-Hop Culture. Therefore, the objective of the present study was to analyze students’ perception of the teaching-learning process of Breaking at school in School Physical Education classes through a methodological teaching process. It is characterized as research with a qualitative approach with descriptive analysis, applied field research with a focus group. The study participants were thirty-five 9th grade students – class 2 from a public school in the city of Manaus. From the analysis of results, we highlighted two categories: perception of pre-intervention breaking and perception of post-intervention breaking. The study concluded that it is possible to work on the topic of breaking in the Physical Education curricular component. |
author_additional |
Henrique, Nayana Ribeiro |
author_additionalStr |
Henrique, Nayana Ribeiro |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Esquerdo, Ailton Serrão |
title |
A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino |
title_short |
A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino |
title_full |
A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino |
title_fullStr |
A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino |
title_full_unstemmed |
A Dança Breaking e Educação Física Escolar: uma proposta metodológica de ensino |
title_sort |
dança breaking e educação física escolar: uma proposta metodológica de ensino |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8483 |
_version_ |
1831970217853452288 |
score |
11.755432 |