Trabalho de Conclusão de Curso

A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio

This Final Course Work analyzes the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pedagogical Political Project (PPP) that are broken in Physical Education classes at a high school in Manaus, based on observations made during the mandatory supervised internship. With a qualitative...

ver descrição completa

Autor principal: Nunes, Lucas Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
PPP
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8646
id oai:localhost:prefix-8646
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-86462025-03-10T21:24:19Z A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio Nunes, Lucas Santos Leão, Daurimar Pinheiro http://lattes.cnpq.br/3660911629829910 Martini, Carmen Silva da Silva http://lattes.cnpq.br/8453448961847915 Duarte, Yan Luis Barros http://lattes.cnpq.br/4213660307852100 https://orcid.org/0000-0002-9242-8922 daurimarleao61@gmail.com Educação física BNCC PPP Ensino médio Desenvolvimento CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA . . This Final Course Work analyzes the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pedagogical Political Project (PPP) that are broken in Physical Education classes at a high school in Manaus, based on observations made during the mandatory supervised internship. With a qualitative and descriptive approach, instruments such as direct observation, field reports and document analysis were used. The results indicate that, although the BNCC promotes inclusive, interdisciplinary and specific practices for the integral development of students, there is a lack of adequate infrastructure and materials that compromise the full implementation of these guidelines. On the other hand, the PPP contextualizes these standards to the school environment, promoting inclusion and valuing diversity, but still needs greater alignment with the BNCC. Innovative practices were identified, such as active methodologies and interdisciplinary activities, which enriched learning and promoted student autonomy. Conclude that, for Physical Education to fully fulfill its transformative role, it is essential to overcome structural challenges through investments and pedagogical planning that takes into account local realities, ensuring effective application of the BNCC and the PPP. Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Projeto-Político Pedagógico (PPP) são rompidos nas aulas de Educação Física na escola de Ensino Médio, em Manaus, a partir das observações realizado durante o estágio supervisionado obrigatório. Com abordagem qualitativa e descritiva, foram utilizados instrumentos como observação direta, relatórios de campo e análise documental. Os resultados indicam que, apesar da BNCC promover práticas inclusivas, interdisciplinares e específicas ao desenvolvimento integral dos estudantes, há falta de infraestrutura e materiais adequados que comprometem a execução plena dessas diretrizes. Por outro lado, o PPP contextualiza essas normas ao ambiente escolar, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade, mas ainda necessita de maior alinhamento com a BNCC. identificaram-se práticas inovadoras, como metodologias ativas e atividades interdisciplinares, que enriqueceram o aprendizado e promoveram a autonomia dos alunos. Concluir que, para a Educação Física cumprir plenamente seu papel transformador, é essencial superar os desafios estruturais por meio de investimentos e planejamento pedagógico que contemple as realidades locais, garantindo uma aplicação efetiva da BNCC e do PPP. 3 Sim 2025-02-12T13:14:23Z 2025-02-12T13:14:23Z 2024-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8646 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Educação Física - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação física
BNCC
PPP
Ensino médio
Desenvolvimento
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
.
.
spellingShingle Educação física
BNCC
PPP
Ensino médio
Desenvolvimento
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
.
.
Nunes, Lucas Santos
A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio
topic_facet Educação física
BNCC
PPP
Ensino médio
Desenvolvimento
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
.
.
description This Final Course Work analyzes the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pedagogical Political Project (PPP) that are broken in Physical Education classes at a high school in Manaus, based on observations made during the mandatory supervised internship. With a qualitative and descriptive approach, instruments such as direct observation, field reports and document analysis were used. The results indicate that, although the BNCC promotes inclusive, interdisciplinary and specific practices for the integral development of students, there is a lack of adequate infrastructure and materials that compromise the full implementation of these guidelines. On the other hand, the PPP contextualizes these standards to the school environment, promoting inclusion and valuing diversity, but still needs greater alignment with the BNCC. Innovative practices were identified, such as active methodologies and interdisciplinary activities, which enriched learning and promoted student autonomy. Conclude that, for Physical Education to fully fulfill its transformative role, it is essential to overcome structural challenges through investments and pedagogical planning that takes into account local realities, ensuring effective application of the BNCC and the PPP.
author_additional Leão, Daurimar Pinheiro
author_additionalStr Leão, Daurimar Pinheiro
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Nunes, Lucas Santos
title A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio
title_short A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio
title_full A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio
title_fullStr A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio
title_full_unstemmed A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio
title_sort relação entre o ensino da educação física proposto pela bncc e o que é ensinado de acordo com o ppp de uma escola de ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8646
_version_ 1831970256656007168
score 11.755432