/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio
This Final Course Work analyzes the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pedagogical Political Project (PPP) that are broken in Physical Education classes at a high school in Manaus, based on observations made during the mandatory supervised internship. With a qualitative...
Autor principal: | Nunes, Lucas Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8646 |
id |
oai:localhost:prefix-8646 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-86462025-03-10T21:24:19Z A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio Nunes, Lucas Santos Leão, Daurimar Pinheiro http://lattes.cnpq.br/3660911629829910 Martini, Carmen Silva da Silva http://lattes.cnpq.br/8453448961847915 Duarte, Yan Luis Barros http://lattes.cnpq.br/4213660307852100 https://orcid.org/0000-0002-9242-8922 daurimarleao61@gmail.com Educação física BNCC PPP Ensino médio Desenvolvimento CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA . . This Final Course Work analyzes the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pedagogical Political Project (PPP) that are broken in Physical Education classes at a high school in Manaus, based on observations made during the mandatory supervised internship. With a qualitative and descriptive approach, instruments such as direct observation, field reports and document analysis were used. The results indicate that, although the BNCC promotes inclusive, interdisciplinary and specific practices for the integral development of students, there is a lack of adequate infrastructure and materials that compromise the full implementation of these guidelines. On the other hand, the PPP contextualizes these standards to the school environment, promoting inclusion and valuing diversity, but still needs greater alignment with the BNCC. Innovative practices were identified, such as active methodologies and interdisciplinary activities, which enriched learning and promoted student autonomy. Conclude that, for Physical Education to fully fulfill its transformative role, it is essential to overcome structural challenges through investments and pedagogical planning that takes into account local realities, ensuring effective application of the BNCC and the PPP. Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Projeto-Político Pedagógico (PPP) são rompidos nas aulas de Educação Física na escola de Ensino Médio, em Manaus, a partir das observações realizado durante o estágio supervisionado obrigatório. Com abordagem qualitativa e descritiva, foram utilizados instrumentos como observação direta, relatórios de campo e análise documental. Os resultados indicam que, apesar da BNCC promover práticas inclusivas, interdisciplinares e específicas ao desenvolvimento integral dos estudantes, há falta de infraestrutura e materiais adequados que comprometem a execução plena dessas diretrizes. Por outro lado, o PPP contextualiza essas normas ao ambiente escolar, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade, mas ainda necessita de maior alinhamento com a BNCC. identificaram-se práticas inovadoras, como metodologias ativas e atividades interdisciplinares, que enriqueceram o aprendizado e promoveram a autonomia dos alunos. Concluir que, para a Educação Física cumprir plenamente seu papel transformador, é essencial superar os desafios estruturais por meio de investimentos e planejamento pedagógico que contemple as realidades locais, garantindo uma aplicação efetiva da BNCC e do PPP. 3 Sim 2025-02-12T13:14:23Z 2025-02-12T13:14:23Z 2024-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8646 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Educação Física - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação física BNCC PPP Ensino médio Desenvolvimento CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA . . |
spellingShingle |
Educação física BNCC PPP Ensino médio Desenvolvimento CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA . . Nunes, Lucas Santos A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio |
topic_facet |
Educação física BNCC PPP Ensino médio Desenvolvimento CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA . . |
description |
This Final Course Work analyzes the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pedagogical Political Project (PPP) that are broken in Physical Education classes at a high school in Manaus, based on observations made during the mandatory supervised internship. With a qualitative and descriptive approach, instruments such as direct observation, field reports and document analysis were used. The results indicate that, although the BNCC promotes inclusive, interdisciplinary and specific practices for the integral development of students, there is a lack of adequate infrastructure and materials that compromise the full implementation of these guidelines. On the other hand, the PPP contextualizes these standards to the school environment, promoting inclusion and valuing diversity, but still needs greater alignment with the BNCC. Innovative practices were identified, such as active methodologies and interdisciplinary activities, which enriched learning and promoted student autonomy. Conclude that, for Physical Education to fully fulfill its transformative role, it is essential to overcome structural challenges through investments and pedagogical planning that takes into account local realities, ensuring effective application of the BNCC and the PPP. |
author_additional |
Leão, Daurimar Pinheiro |
author_additionalStr |
Leão, Daurimar Pinheiro |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Nunes, Lucas Santos |
title |
A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio |
title_short |
A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio |
title_full |
A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio |
title_fullStr |
A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio |
title_full_unstemmed |
A relação entre o ensino da educação física proposto pela BNCC e o que é ensinado de acordo com o PPP de uma escola de ensino médio |
title_sort |
relação entre o ensino da educação física proposto pela bncc e o que é ensinado de acordo com o ppp de uma escola de ensino médio |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8646 |
_version_ |
1831970256656007168 |
score |
11.755432 |