/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso
The Marketing area is fundamental for the growth of companies, especially in a scenario full of social, economic and social changes. This study's main objective is to analyze the marketing strategies adopted by an appliance store located in the city of Parintins-AM. The methodology used comprised a...
Autor principal: | Lira, Israel Reis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8754 |
id |
oai:localhost:prefix-8754 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-87542025-03-10T21:03:41Z Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso Analysis of the marketing strategies of a home appliance store in the city of Parintins-AM: a case study Lira, Israel Reis Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/0258554992455560 Pontes, Raimundo Vítor Ramos Gaspar, Ligiane de Almeida fandrade@ufam.edu.br Estratégias mercadológicas Composto de marketing Cliente Mercado Marketing strategies Marketing mix Customer Market CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . The Marketing area is fundamental for the growth of companies, especially in a scenario full of social, economic and social changes. This study's main objective is to analyze the marketing strategies adopted by an appliance store located in the city of Parintins-AM. The methodology used comprised a descriptive research, with the main approach being quantitative and qualitative research. As for the technical procedures, a bibliographical research, a field research, a case study and a survey were carried out. The results demonstrate that the company invests heavily in the marketing mix, seeking to align them with market changes, with the customer profile, with the intention of satisfying their needs and desires. The marketing strategies consist of the variety of products, advertising through radio and TV advertisements and leaflets; excellence in customer service; promotions carried out during commemorative dates. Thus, it can be concluded that marketing is a fundamental area for companies in contemporary times, as its actions aim to attract and retain customers, increase sales and profits, and add value to its brand in the face of competition. A área do Marketing é fundamental para o crescimento das empresas, principalmente em um cenário cheio de mudanças sociais, econômicas e sociais. Este estudo tem como objetivo central analisar as estratégias mercadológicas adotadas por uma loja de eletrodomésticos localizada no município de Parintins-AM. A metodologia utilizada compreendeu em uma pesquisa do tipo descritiva, tendo como principal abordagem a pesquisa quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo, um estudo de caso e levantamento (survey). Os resultados demonstraram que a empresa investe amplamente no composto de marketing, buscando alinhá-lo às mudanças do mercado, ao perfil do cliente, na intenção de satisfazer suas necessidades e desejos. As estratégias mercadológicas identificadas consistem na variedade dos produtos, na divulgação por meio de propagandas de rádio e TV e panfletagem; a excelência no atendimento ao cliente; as promoções realizadas durante as datas comemorativas e formas de pagamento. Assim, conclui-se que o marketing é uma área fundamental para as empresas na contemporaneidade, pois suas ações visam atrair e fidelizar clientes, aumentar as vendas e o lucro, bem como agregar valor à sua marca diante da concorrência. 2 Sim Na citação. Quando o seu primeiro trabalho publicado é justamente este que você esta preenchendo para divulgar no sistema, da se seu titulo já como sua primeira graduação? 2025-03-06T18:53:23Z 2025-03-06T18:53:23Z 2025-01-07 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8754 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Administração - Bacharelado - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Estratégias mercadológicas Composto de marketing Cliente Mercado Marketing strategies Marketing mix Customer Market CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . |
spellingShingle |
Estratégias mercadológicas Composto de marketing Cliente Mercado Marketing strategies Marketing mix Customer Market CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . Lira, Israel Reis Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso |
topic_facet |
Estratégias mercadológicas Composto de marketing Cliente Mercado Marketing strategies Marketing mix Customer Market CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . |
description |
The Marketing area is fundamental for the growth of companies, especially in a scenario full of social, economic and social changes. This study's main objective is to analyze the marketing strategies adopted by an appliance store located in the city of Parintins-AM. The methodology used comprised a descriptive research, with the main approach being quantitative and qualitative research. As for the technical procedures, a bibliographical research, a field research, a case study and a survey were carried out. The results demonstrate that the company invests heavily in the marketing mix, seeking to align them with market changes, with the customer profile, with the intention of satisfying their needs and desires. The marketing strategies consist of the variety of products, advertising through radio and TV advertisements and leaflets; excellence in customer service; promotions carried out during commemorative dates. Thus, it can be concluded that marketing is a fundamental area for companies in contemporary times, as its actions aim to attract and retain customers, increase sales and profits, and add value to its brand in the face of competition. |
author_additional |
Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos |
author_additionalStr |
Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Lira, Israel Reis |
title |
Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso |
title_short |
Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso |
title_full |
Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso |
title_fullStr |
Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso |
title_sort |
análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de parintins-am: um estudo de caso |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8754 |
_version_ |
1831970276361895936 |
score |
11.753735 |