Trabalho de Conclusão de Curso

A atuação do bibliotecário na catalogação de jogos eletrônicos

The role of librarians in cataloging video games involves adapting their traditional skills of organizing and classifying information to a relatively new type of digital material. Just as they do with books and other materials, librarians need to identify and describe key elements of games, such as...

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Autor principal: Souza, Mirelle Cardoso de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
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Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8768
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spelling oai:localhost:prefix-87682025-03-12T02:18:59Z A atuação do bibliotecário na catalogação de jogos eletrônicos Souza, Mirelle Cardoso de Marquez, Suely Oliveira Moraes http://lattes.cnpq.br/6380062941086104 Bessa, Amanda de Queiroz http://lattes.cnpq.br/5877639279256994 Terra, Guilhermina de Melo http://lattes.cnpq.br/3223150635170651 suelymoraes@ufam.edu.br Catalogação Jogos eletrônicos Bibliotecário CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA . . The role of librarians in cataloging video games involves adapting their traditional skills of organizing and classifying information to a relatively new type of digital material. Just as they do with books and other materials, librarians need to identify and describe key elements of games, such as title, developer, release date, genre, age group, and main themes, as well as other relevant metadata to facilitate access and location of these items in the collection. This research aims to show how the role of librarians adapts and expands when including video games in library collections. Traditionally, librarians have been responsible for cataloging and organizing books and other informational materials; however, with the incorporation of digital and interactive media such as games, they face new challenges and opportunities. This paper explores cataloging techniques specific to games, including classification criteria that cover genre, age group, educational objectives, and cultural themes. In addition, the research investigates how librarians can create organizational systems that allow users to find games efficiently and intuitively, just as they do with books and other resources. Another issue addressed is the development of descriptors and metadata that capture the multimodal and interactive nature of games, differentiating them from other types of media. Finally, the study seeks to highlight the importance of curation and critical analysis of these contents by librarians, ensuring that the electronic games selected for the collection are in harmony with the educational and cultural objectives of the library and contribute to the education of users. A atuação do bibliotecário na catalogação de jogos eletrônicos envolve a adaptação de suas habilidades tradicionais de organização e classificação de informações para um tipo de material relativamente novo e digital. Assim como fazem com livros e outros materiais, bibliotecários precisam identificar e descrever os elementos-chave dos jogos, como título, desenvolvedor, data de lançamento, gênero, faixa etária e temas principais, além de outros metadados relevantes para facilitar o acesso e a localização desses itens no acervo. Esta pesquisa tende a mostrar como a função do bibliotecário se adapta e se expande ao incluir jogos eletrônicos nos acervos das bibliotecas. Tradicionalmente, os bibliotecários são responsáveis por catalogar e organizar livros e outros materiais informativos; contudo, com a incorporação de mídias digitais e interativas, como os jogos, eles enfrentam novos desafios e oportunidades. Esse trabalho explora as técnicas de catalogação específicas para jogos, incluindo critérios de classificação que abrangem gênero, faixa etária, objetivos educacionais e temas culturais. Essa pesquisa investiga como os bibliotecários podem criar sistemas de organização que permitam aos usuários encontrarem jogos de maneira eficiente e intuitiva, assim como fazem com livros e outros recursos. Outra questão abordada é o desenvolvimento de descritores e metadados que capturem a natureza multimodal e interativa dos jogos, diferenciando-os de outros tipos de mídias. Por fim, o estudo busca destacar a importância da curadoria e da análise crítica desses conteúdos pelos bibliotecários, assegurando que os jogos eletrônicos selecionados para o acervo estejam em harmonia com os objetivos educacionais e culturais da biblioteca e contribuam para a formação dos usuários. 4 Não 2025-03-12T02:17:41Z 2025-03-12T02:17:41Z 2025-01-14 Trabalho de Conclusão de Curso SOUZA, Mirelle Cardoso de. A atuação do bibliotecário na catalogação de jogos eletrônicos. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8768 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
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