E-book

Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais

Este livro explora os principais aspectos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, e suas implicações pedagógicas, com o propósito de aprofundar a compreensão de temas centrais no pensamento Vygotskyano e de valorizar a construção social da mente e a importância da mediação cultu...

ver descrição completa

Autor principal: Leite, Francisco Edson Pereira
Outros Autores: Barros, João Luiz da Costa
Grau: E-book
Idioma: por
Publicado em: Edua - Editora da Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8775
id oai:localhost:prefix-8775
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-87752025-03-13T20:13:08Z Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais Leite, Francisco Edson Pereira Barros, João Luiz da Costa Teoria Histórico-Cultural Lev Vygotsky Desenvolvimento infantil Método Histórico-Cultural CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças Crianças com deficiência - Educação Este livro explora os principais aspectos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, e suas implicações pedagógicas, com o propósito de aprofundar a compreensão de temas centrais no pensamento Vygotskyano e de valorizar a construção social da mente e a importância da mediação cultural. Aborda os planos genéticos do desenvolvimento humano, da filogênese à microgênese. Analisa a formação do pensamento conceitual e a transição das funções psíquicas elementares para as funções superiores, destacando o papel da linguagem e da cultura na constituição das estruturas psicológicas complexas. Aborda a inclusão de crianças com deficiência sob a perspectiva da defectologia de Vygotsky. Enfoca a importância do jogo e da brincadeira no desenvolvimento infantil, explorando como essas atividades fomentam a criatividade, a autonomia e a formação das funções psíquicas superiores. Apresenta os fundamentos do método histórico-cultural de investigação científica, incluindo uma análise da abordagem microgenética e de procedimentos metodológicos aplicáveis ao campo educacional. 1 Não 2025-03-13T20:10:12Z 2025-03-13T20:10:12Z 2024 E-book 978-65-5839-218-7 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8775 por Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Edua - Editora da Universidade Federal do Amazonas Brasil Manaus (AM)
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Teoria Histórico-Cultural
Lev Vygotsky
Desenvolvimento infantil
Método Histórico-Cultural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Crianças com deficiência - Educação
spellingShingle Teoria Histórico-Cultural
Lev Vygotsky
Desenvolvimento infantil
Método Histórico-Cultural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Crianças com deficiência - Educação
Leite, Francisco Edson Pereira
Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais
topic_facet Teoria Histórico-Cultural
Lev Vygotsky
Desenvolvimento infantil
Método Histórico-Cultural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Crianças com deficiência - Educação
description Este livro explora os principais aspectos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, e suas implicações pedagógicas, com o propósito de aprofundar a compreensão de temas centrais no pensamento Vygotskyano e de valorizar a construção social da mente e a importância da mediação cultural. Aborda os planos genéticos do desenvolvimento humano, da filogênese à microgênese. Analisa a formação do pensamento conceitual e a transição das funções psíquicas elementares para as funções superiores, destacando o papel da linguagem e da cultura na constituição das estruturas psicológicas complexas. Aborda a inclusão de crianças com deficiência sob a perspectiva da defectologia de Vygotsky. Enfoca a importância do jogo e da brincadeira no desenvolvimento infantil, explorando como essas atividades fomentam a criatividade, a autonomia e a formação das funções psíquicas superiores. Apresenta os fundamentos do método histórico-cultural de investigação científica, incluindo uma análise da abordagem microgenética e de procedimentos metodológicos aplicáveis ao campo educacional.
format E-book
author Leite, Francisco Edson Pereira
author2 Barros, João Luiz da Costa
author2Str Barros, João Luiz da Costa
title Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais
title_short Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais
title_full Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais
title_fullStr Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais
title_full_unstemmed Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais
title_sort teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais
publisher Edua - Editora da Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8775
_version_ 1831970280427225088
score 11.755432