/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
E-book
Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais
Este livro explora os principais aspectos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, e suas implicações pedagógicas, com o propósito de aprofundar a compreensão de temas centrais no pensamento Vygotskyano e de valorizar a construção social da mente e a importância da mediação cultu...
Autor principal: | Leite, Francisco Edson Pereira |
---|---|
Outros Autores: | Barros, João Luiz da Costa |
Grau: | E-book |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Edua - Editora da Universidade Federal do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8775 |
id |
oai:localhost:prefix-8775 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-87752025-03-13T20:13:08Z Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais Leite, Francisco Edson Pereira Barros, João Luiz da Costa Teoria Histórico-Cultural Lev Vygotsky Desenvolvimento infantil Método Histórico-Cultural CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças Crianças com deficiência - Educação Este livro explora os principais aspectos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, e suas implicações pedagógicas, com o propósito de aprofundar a compreensão de temas centrais no pensamento Vygotskyano e de valorizar a construção social da mente e a importância da mediação cultural. Aborda os planos genéticos do desenvolvimento humano, da filogênese à microgênese. Analisa a formação do pensamento conceitual e a transição das funções psíquicas elementares para as funções superiores, destacando o papel da linguagem e da cultura na constituição das estruturas psicológicas complexas. Aborda a inclusão de crianças com deficiência sob a perspectiva da defectologia de Vygotsky. Enfoca a importância do jogo e da brincadeira no desenvolvimento infantil, explorando como essas atividades fomentam a criatividade, a autonomia e a formação das funções psíquicas superiores. Apresenta os fundamentos do método histórico-cultural de investigação científica, incluindo uma análise da abordagem microgenética e de procedimentos metodológicos aplicáveis ao campo educacional. 1 Não 2025-03-13T20:10:12Z 2025-03-13T20:10:12Z 2024 E-book 978-65-5839-218-7 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8775 por Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Edua - Editora da Universidade Federal do Amazonas Brasil Manaus (AM) |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Teoria Histórico-Cultural Lev Vygotsky Desenvolvimento infantil Método Histórico-Cultural CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças Crianças com deficiência - Educação |
spellingShingle |
Teoria Histórico-Cultural Lev Vygotsky Desenvolvimento infantil Método Histórico-Cultural CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças Crianças com deficiência - Educação Leite, Francisco Edson Pereira Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais |
topic_facet |
Teoria Histórico-Cultural Lev Vygotsky Desenvolvimento infantil Método Histórico-Cultural CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças Crianças com deficiência - Educação |
description |
Este livro explora os principais aspectos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, e suas implicações pedagógicas, com o propósito de aprofundar a compreensão de temas centrais no pensamento Vygotskyano e de valorizar a construção social da mente e a importância da mediação cultural. Aborda os planos genéticos do desenvolvimento humano, da filogênese à microgênese. Analisa a formação do pensamento conceitual e a transição das funções psíquicas elementares para as funções superiores, destacando o papel da linguagem e da cultura na constituição das estruturas psicológicas complexas. Aborda a inclusão de crianças com deficiência sob a perspectiva da defectologia de Vygotsky. Enfoca a importância do jogo e da brincadeira no desenvolvimento infantil, explorando como essas atividades fomentam a criatividade, a autonomia e a formação das funções psíquicas superiores. Apresenta os fundamentos do método histórico-cultural de investigação científica, incluindo uma análise da abordagem microgenética e de procedimentos metodológicos aplicáveis ao campo educacional. |
format |
E-book |
author |
Leite, Francisco Edson Pereira |
author2 |
Barros, João Luiz da Costa |
author2Str |
Barros, João Luiz da Costa |
title |
Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais |
title_short |
Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais |
title_full |
Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais |
title_fullStr |
Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais |
title_full_unstemmed |
Teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais |
title_sort |
teoria histórico-cultural: fundamentos essenciais |
publisher |
Edua - Editora da Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8775 |
_version_ |
1831970280427225088 |
score |
11.755432 |