Artigo

Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação

This study examines the coping strategies employed by an urban Indigenous woman in her educational journey, focusing on the intersectionalities shaping her trajectory. Its objective is to analyze how an urban Indigenous woman faced challenges and created possibilities for identity affirmation within...

ver descrição completa

Autor principal: Cabral, Jhanine Magalhães
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8814
id oai:localhost:prefix-8814
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-88142025-03-24T22:23:04Z Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação Cabral, Jhanine Magalhães Sousa, Adria de Lima http://lattes.cnpq.br/2255133603023472 Silva, Iolete Ribeiro da Resende, Gisele Cristina adriapsique@gmail.com Mulheres indígenas Educação Ancestralidade Corpo-território Interseccionalidade CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA . . This study examines the coping strategies employed by an urban Indigenous woman in her educational journey, focusing on the intersectionalities shaping her trajectory. Its objective is to analyze how an urban Indigenous woman faced challenges and created possibilities for identity affirmation within the educational context. Drawing on the narrative of Ibiacy, a young Tikuna university student who is bilingual and from the Amazon region, the research highlights the social, cultural, and historical challenges faced by Indigenous women in urban settings. These challenges include discrimination, institutional precariousness, and tensions stemming from deterritorialization, which affect their right to education and their ability to remain in public universities. The analysis is grounded in the concept of body-territory, which links identity, ancestry, and territory to the resistance against multiple forms of structural violence that lead to psychological distress. Ibiacy and her mother represent the experiences of migrant Indigenous women who reconcile the value of their roots with urban spaces, reinterpreting their life experiences. Este estudo analisa as estratégias de enfrentamento adotadas por uma mulher indígena citadina no processo educacional, com foco nas interseccionalidades que atravessam sua trajetória. Seu objetivo é analisar como uma mulher indígena citadina, enfrentou desafios e criou possibilidades de afirmação identitária no contexto educacional. Partindo da narrativa de Ibiacy, jovem universitária de origem Tikuna, bilíngue e amazônida, a pesquisa destaca os desafios sociais, culturais e históricos enfrentados por mulheres indígenas em contextos urbanos. Esses desafios incluem discriminação, precariedade institucional e tensões decorrentes da desterritorialização, que impactam o direito à educação e à permanência em universidades públicas. A análise fundamenta-se no conceito de corpo-território, que conecta identidade, ancestralidade e território ao enfrentamento das múltiplas violências estruturais que acarretam em adoecimento psicológico. Ibiacy, junto à sua mãe, representam as experiências de mulheres indígenas migrantes que conciliam a valorização de suas raízes com os espaços urbanos, ressignificando suas vivências. 1 Não 2025-03-24T22:21:11Z 2025-03-24T22:21:11Z 2024-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8814 por Acesso Embargado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FAPSI - Faculdade de Psicologia Manaus Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Mulheres indígenas
Educação
Ancestralidade
Corpo-território
Interseccionalidade
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
.
.
spellingShingle Mulheres indígenas
Educação
Ancestralidade
Corpo-território
Interseccionalidade
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
.
.
Cabral, Jhanine Magalhães
Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação
topic_facet Mulheres indígenas
Educação
Ancestralidade
Corpo-território
Interseccionalidade
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
.
.
description This study examines the coping strategies employed by an urban Indigenous woman in her educational journey, focusing on the intersectionalities shaping her trajectory. Its objective is to analyze how an urban Indigenous woman faced challenges and created possibilities for identity affirmation within the educational context. Drawing on the narrative of Ibiacy, a young Tikuna university student who is bilingual and from the Amazon region, the research highlights the social, cultural, and historical challenges faced by Indigenous women in urban settings. These challenges include discrimination, institutional precariousness, and tensions stemming from deterritorialization, which affect their right to education and their ability to remain in public universities. The analysis is grounded in the concept of body-territory, which links identity, ancestry, and territory to the resistance against multiple forms of structural violence that lead to psychological distress. Ibiacy and her mother represent the experiences of migrant Indigenous women who reconcile the value of their roots with urban spaces, reinterpreting their life experiences.
author_additional Sousa, Adria de Lima
author_additionalStr Sousa, Adria de Lima
format Artigo
author Cabral, Jhanine Magalhães
title Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação
title_short Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação
title_full Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação
title_fullStr Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação
title_full_unstemmed Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação
title_sort corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8814
_version_ 1831970286592851968
score 11.753896